Landing Pages: Conversão de Visitas em Oportunidades e Negócios

Landing Pages

Em termos de marketing, uma Landing Page é uma página diferente em seu site que é construída para um objetivo de conversão simples. A Landing Page deve ser concebida, escrita e desenvolvida com um objetivo de negócios em mente.

Este artigo irá mergulhar no âmago da questão da definição de uma Landing Page, com exemplos de Landing Page do mundo real, um pouco das melhores práticas design e uma resposta completa para a pergunta: “O que é uma Landing Page?”

O que é uma Landing Page?

Em termos de marketing, uma Landing Page é uma página diferente em seu site que é construída para um objetivo de conversão simples. É uma página no seu site construída com uma estrutura, elementos persuasivos e chamadas para ação para induzir os visitantes a realização desse objetivo.

Alguns puristas em marketing digital sugerem mesmo que a sua Landing Page deve ser completamente distinta do resto do seu site – sem barra de navegação para distrair seus visitantes de sua meta de conversão única.

A Landing Page mais comum é uma Landing Page do Google Adwords. Esta é uma Landing Page que as pessoas visitam depois de clicar em um anúncio de pesquisa no Google.

Um artigo de blog em seu site não é uma Landing Page – não é projetada para uma única meta de conversão, e é criada para mais de um propósito comercial. É, no entanto, uma página no Website.

Qual é o objetivo de uma Landing Page?

Ok, então agora que você sabe a definição de uma Landing Page, vamos falar um pouco sobre o objetivo de uma Landing Page e o que a torna uma ferramenta de marketing valiosa.

Existem essencialmente três tipos de Landing Pages, cada uma com objetivos distintos:

  • Vendas diretas
  • Geração de Leads (contato de um potencial cliente)
  • Construção de relacionamento

Objetivo 1: Vendas diretas

As Landing Page para as vendas diretas são as que a maioria das pessoas utilizam. Se você já comprou qualquer coisa online, você já usou uma página de destino de produto como um consumidor.

A Landing Page de venda direta é geralmente uma página de produto (se você estiver um comércio eletrônico), uma página de reserva ou agendamento online, uma demonstração gratuita e assim por diante.

O único propósito de uma Landing Page de Venda direta é, bem, para começar a venda!

Você pode anunciar suas Landing Pages, por exemplo, para direcionar o tráfego diretamente para sua página e para obter uma conversão imediata.

Aqui está uma Landing Page de produto do site amazom.com. A finalidade distinta da página é de vendas, e tem um botão (CTA – Call To Action) para as conversões.

Objetivo 2: Geração de leads

Também conhecido como página de captura, Landing Page de leads são utilizadas para reunir informações sobre o visitante. A única finalidade dela é obter informações de contato (como um e-mail), informações pessoais (Empresa, Cargo, Perfil em Redes Sociais) e qualquer outra informação que você pode usar mais tarde para aumentar o seu banco de contatos e ter mais informações do seu público e mercado de atuação.

Uma página de geração de leads geralmente inclui campos de formulário que você pode usar para segmentar, personalizar e nutrir. Suas páginas de geração de leads deve mostrar os benefícios da conversão, e ter uma proposta de valor alto o suficiente para aumentar as conversões.

Uma página de geração de leads pode oferecer:

  • Ebook Gratuito
  • Registro de Webinar
  • Guia de como fazer
  • Inscrição em uma Newsletter
  • Uma Assinatura Exclusiva
  • Demonstração gratuita de um software ou serviço

Abaixo está uma Landing Page de geração de lead da Eyeforpharma. Oferecendo um estudo gratuito (E-book):

The PC Doctors: Neste exemplo o usuário (potencial lead) terá que fornecer suas informações para ter  acesso a um diagnostico gratuito online do software da the PC Doctors.

Objetivo 3: Construção de relacionamento

Também conhecido como Landing Pages de CTR (Click-through rate – Taxa de Cliques), utilizadas para conseguir informações dos visitantes e nutri-los diretamente em seu site é uma técnica de marketing mais avançada. É uma espécie de combinação de geração e nutrição de leads com objetivo de vendas. O seu objetivo é conduzir os seus contatos (leads) através de um funil de vendas diretamente no seu site. Eles manter os visitantes se relacionando com a marca para guiá-los através de seu funil de vendas on-site até que a lead esteja “quente” para receber uma abordagem de vendas direta.

Muitos visitantes não estão prontos e dispostos a comprar de você ou registar-se em seu evento imediatamente depois do primeiro contato com o seu site.  Estas páginas permitem que você para alimente sua base de contatos com potenciais clientes. Elas vão aumentar as conversões por cativar o interesse do seu cliente em potencial, e permitindo-lhes ganhar familiaridade com a sua marca ou produto antes de enviá-los para a sua página de vendas.

Por que Landing Pages são importantes para uma empresa?

  • O tempo e dinheiro que a empresa investe em  ações de marketing digital pode ser maximizado.
  • Diminuir custos de aquisição de contatos (leads)
  • Acelerar o crescimento da empresa através de  aquisição de contatos e clientes.

O que você acha? Quantas Landing Pages que você tem em seu site? Como elas têm aumentado os seus resultados de marketing on-line?

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind