Identidade Corporativa Aplicada aos Meios Digitais

Identidade Corporativa Aplicada aos Meios Digitais

A Identidade Corporativa é a descrição do que uma empresa realmente é e esta Identidade deve ser aplicada aos meios digitais de forma a estabelecer esta imagem na mente dos clientes, neste artigo falarei sobre a aplicação da identidade corporativa aos meios digitais e tratarei deste conceito como Identidade corporativa digital.

A identidade corporativa digital de uma empresa é a forma como esta se apresenta na internet na figura de sua Identidade Visual, website e redes sociais acessados através de computadores, notebooks, tablets ou smartphones.

Este elemento representa um componente do valor da marca de uma empresa (branding) e deve representar essencialmente o que esta é, o que pensa e o que faz, de forma honesta e transparente. O universo digital é uma vitrine infinita, onde todos podem enxergar e ser enxergados, grandes oportunidades estão disponíveis.

COMO A SUA EMPRESA SE APRESENTA NA GRANDE VITRINE DO UNIVERSO DIGITAL?

História da Publicidade

Para entendermos a importância de uma identidade corporativa digital temos que dar uma passeada pela história da publicidade.

Até o século XV a comunicação publicitária que se tem conhecimento eram pinturas em muros ou rochas e a comunicação oral feita pelos pregoeiros.

No final do século XV surgem os primeiros panfletos publicitários, esta revolução se deu em 1482 quando panfletos foram produzidos destinados a anunciar uma grande manifestação religiosa na cidade de Paris.

Em 1625 é publicado o primeiro anúncio publicitário em um jornal, o anúncio tinha a intenção de promover um livro, a publicação ocorreu no jornal Mercurius Britannicus.

No início do século XX surgiu o rádio, aparelho capaz de transmitir sons e voz pelo ar, algo há época inimaginável. No Brasil, em 1932 foi autorizada e regulamentada pelo governo Getúlio Vargas a realização de publicidade pelo rádio, já no final deste mesmo ano a verba publicitária destinada à rádios superava as outras mídias.

Nos anos 50 a televisão atraiu a atenção mundial causando uma revolução na forma de se fazer publicidade. Substituiu rapidamente o rádio e se tornou uma ferramenta essencial para o mercado publicitário, eventualmente, oferecendo um alcance e escala inigualáveis.

Nos anos 90, houve uma nova mudança e as pessoas começaram a se envolver com a mídia digital, em 2013, o tempo que as pessoas passavam na mídia digital por dia superou o da televisão, os grandes responsáveis por essa mudança foram os smartphones e tablets. Pensando no futuro, está claro que a mídia digital e móvel continuarão dominando, especialmente porque a tecnologia torna mais fácil se conectar e está presente na rotina diária das pessoas.

Durante toda a história a publicidade das empresas foi centrada nos meios os quais atraiam a atenção do maior número de pessoas. Das pinturas, aos panfletos, jornais, rádio e TV foram muitas revoluções, a última ocorreu em 2013 quando o tempo gasto em mídia digital ultrapassou o de televisão, tornando-a a mídia mais consumida pela sociedade.

Hoje a publicidade de uma empresa deve ser voltada às mídias digitais e o primeiro passo para que essa oportunidade seja explorada é o desenvolvimento de uma identidade digital moderna, multi-plataforma (computadores, notebooks, tablets e smartphones) e que transpareça o que a sua empresa é, a sua essência ao mundo.

O Inbound Marketing e a Identidade corporativa aplicada aos meios Digitais

O Inbound Marketing é o grande protagonista do marketing digital atraindo clientes em potencial por meio da publicidade seja ela orgânica, com a produção e divulgação de conteúdo, ou impulsionada, por meio de anúncios de palavras-chave no Google, Bing e Yahoo e anúncios em redes sociais se relacionando com estes clientes em seu website ou em uma de suas redes sociais, onde posteriormente ocorrerá a conversão deste cliente em potencial em um cliente de fato (venda).

Você pode perceber que todo o processo de depende de uma Identidade corporativa aplicada aos meios digitais de forma sólida, moderna, multi-plataforma (computadores, notebooks, tablets e smartphones) e que transpareça o que a sua empresa é.

A Identidade Visual e a Identidade Corporativa Digital

Para a Identidade Corporativa Digital a Identidade Visual é o primeiro pilar e deve ser planejada e criada antes dos demais elementos, compreende-se que a marca é o elemento principal para diferir e classificar empresas, funcionando como uma maneira de o consumidor identificá-la e ainda reúne valores emocionais e psicológicos que acabam influenciando o cliente a optar pela marca por conta desta identificação. A Identidade Visual é a representação visual da sua marca.

A identidade visual deve ser normatizada, pois não tendo um padrão, a empresa passará ao público, tanto interno como externo, um conceito de desorganização e ineficiência. Ou seja, ter um material institucional bem estruturado reflete um grande benefício: aumento de credibilidade e valor da sua marca.

Concluindo, a Identidade Visual é o primeiro elemento percebido quando falamos em Identidade Corporativa Digital, a imagem e essência que sua empresa apresenta ao mercado de forma unificada nos diversos meios digitais construirá uma marca forte e sua empresa passará a ser reconhecida.

Website e a Identidade Corporativa Digital

Vivemos na era digital, grande parte da população tem acesso em tempo real a tudo que acontece em qualquer lugar do mundo a qualquer momento através de um Smartphone, de um Tablet, Notebook, Computador ou SmartTV. E sua empresa, como está se aproveitando disso?

As pesquisas na internet são realizadas nos mecanismos de busca e estes apresentam, de acordo com as palavras-chave buscadas, os principais conteúdos de toda a internet. Para que você apareça nessa pesquisa você deve ter um Website, ou você deve ter um anúncio em alguma página como guia mais e etc. Se você não possuir um Website aqui vai uma certeza, esse cliente não será seu.

Seguindo este caminho, suponhamos que você tenha um Website, bem localizado nas páginas do Google, ou anunciado em uma dessas páginas de guias, um cliente chega a sua página por um computador e sua página está desorganizada, desatualizada, com uma identidade visual ultrapassada. Mais uma certeza, esse cliente não será seu.

Porém o seu site está lindo, organizado, atualizado, mas este cliente está o acessando por um Smartphone, ou um Tablet e o seu website não é responsivo. Uma nova certeza, esse cliente não será seu.

Seguindo, você possui um Website moderno, organizado, atualizado, responsivo, mas, o seu mercado é muito concorrido e este não está aparecendo nas primeiras posições do Google. Isso é normal, o Google ranqueia os websites baseados na relevância, e principalmente quando você possui um website jovem é muito difícil de se posicionar no topo.

A aplicação do SEO e do SEM só são eficazes depois que você possuir um Website moderno, organizado, atualizado, responsivo. Primeiro você precisará arrumar a casa para depois receber os seus convidados.

É claro que estamos expondo uma situação e a analisando de forma generalizada, exceções poderão ocorrer, mas na maioria dos casos o resultado fatalmente será como está apontado.

Um Website é a figura central de seu Web Marketing, é o grande Hub digital de seus negócios, onde a capitalização dos seus objetivos de Marketing Digital será alcançada.

De uma forma geral um Website se propõe a 5 Objetivos básicos:

E-Commerce: Vender produtos ou serviços.

Captação de Leads: Coletar informações de clientes em potencial.

Publicação de Conteúdos: Incentivar o envolvimento e visitação de seu público-alvo.

Suporte e Informação: Ajudar os usuários na localização de informações de suporte necessárias no momento certo.

Branding: Motivar a conscientização, o envolvimento e a lealdade à marca.

O e-commerce é um website com características diferenciadas, o seu proposito é vender online. Mas vender produtos e serviços não é sempre um processo tão simples, dessa forma, o e-commerce é indicado para venda no varejo ou atacado de bens de consumo, treinamentos, softwares, ou similares.

Mas não é porque o seu Website não vende online que você não realizará vendas através da Internet. Vamos dar uma olhada nos outros objetivos.

Captação de Leads: Lead é um contato que se cadastrou em seu website para receber um material promocional, uma newsletter, fez uma solicitação de proposta, uma solicitação de reunião, ou seja, é um cliente em potencial que demonstrou interesse em seu trabalho. A venda está a alguns passos!

Publicação de Conteúdos: Quando você publica conteúdos que são de interesse de seus clientes em potencial, que você acha que vai lê-los? Os seus clientes em potencial, que ainda podem não estar prontos para entrar em contato com você, mas estarão na sua alça de relacionamento e no momento que este decidir colocar para frente seus planos de compra quem você acha que ele escolherá? Você, é claro.

Branding: Qual a sua marca de celular preferida? Qual a sua cerveja, vinho, ou refrigerante preferido? Pensa rápido, qual a primeira marca de computador que vem a sua cabeça? Todas as respostas para essas perguntas são a consequência do Branding. Uma marca forte se vende sozinha, muitas vezes optamos por algo não por sua utilidade final ser melhor do que a do concorrente, mas sim porque nossa identificação com uma marca é maior do que com a outra. Não é preciso nem dizer que isso lhe trará vendas, é preciso?

O seu Website será a vitrine da sua empresa, produtos e serviços para o mundo digital! E será o grande capitalizador dos seus objetivos de Marketing Digital. Qual imagem que você terá nessa vitrine? Um Website moderno e responsivo é uma necessidade urgente para qualquer empresa que não possua um.

Redes Sociais e Identidade Corporativa Digital

As Redes Sociais são o espaço ideal para atrair clientes em potencial ao seu negócio e trabalhar o processo de convencimento do porquê que eles devem optar por seus produtos ou serviços. O Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, LinkedIn, TikTok entre outros, ocupam boa parte do cotidiano profissional e do tempo livre das pessoas, sendo assim, esta é a oportunidade para se comunicar diretamente com o seu público-alvo. Estratégias bem definidas e uma comunicação integrada nestas redes farão com que o seu cliente em potencial te conheça e esteja preparado para adquirir os seus produtos e serviços.

Na linha que seguimos até o momento podemos definir que as Redes Sociais são o grande motor de relacionamento de sua empresa para com os seus clientes em potencial no mundo digital.

A forma como você se apresenta nestas redes deve estar associado a sua Identidade Visual e a um plano de comunicação.

Hoje temos um grande número de Redes Sociais, e as empresas muitas vezes se perdem no momento de definir em quais dessas deve atuar, se restringindo a uma, ou, com medo de perder espaço atuando em todas possíveis e aqui vai uma dica fundamental “mais vale uma atuação planejada a partir de objetivos pré-determinados em uma ou poucas redes sociais do que uma atuação sem o devido planejamento em todas”, a gestão de Redes Sociais é um trabalho que exige grande experiência e qualificação e o resultado virá sempre com muito trabalho, sendo assim, o indicado é que as empresa filtrem as principais Redes Sociais relacionadas ao seus negócios e foquem nestas inicialmente.

Conclusão Sobre Identidade Corporativa Digital

Vamos fazer um pequeno resumo do que você viu neste artigo, começando pela definição de Identidade Corporativa Digital que representa em essência a marca de uma empresa (branding) o que uma empresa é, o que uma empresa pensa e o que a empresa faz, de forma honesta e transparente aplicadas aos meio digitais, a  como esta se apresenta na internet na figura de sua Identidade Visual, website e redes sociais.

A Identidade Visual, primeiro pilar da Identidade Corporativa Digital, é o primeiro ponto de contato com a sua empresa quando falamos em Identidade Corporativa Digital, a imagem e essência que sua empresa apresentada ao mercado de forma unificada nos diversos meios digitais construirá uma marca forte e sua empresa passará a ser reconhecida.

O segundo pilar da Identidade Corporativa Digital é o Website, que com a aplicação de sua Identidade Visual e um plano de comunicação pensado a partir de seus objetivos será a grande vitrine da sua empresa. Qual imagem que você terá nessa vitrine? Um Website moderno e responsivo é uma necessidade urgente para qualquer empresa que não possua um.

Chegamos ao terceiro pilar da Identidade Corporativa Digital, as Redes Sociais, o grande motor de relacionamento de uma empresa para com os seus clientes em potencial onde um plano de comunicação claro e integrado se mostram essenciais no estabelecimento de sua identidade corporativa junto aos seus clientes.

Deixamos um último insight para você “com uma identidade corporativa digital sólida a sua empresa estará definitivamente preparada para desfrutar dos benefícios da Publicidade Online”. Seja bem vindo a Era Digital!

E aí, gostou do artigo? Comente como este conceito colaborou com a sua empresa! Não deixe de nos enviar suas dúvidas e sugestões! Bons negócios!

Autor: Danilo Pedrosa
Especialista em projetos de marketing/marketing digital, trabalho com marketing desde 2010 e com marketing digital desde 2014.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind