Ter um blog virou sinônimo de alcançar visibilidade na internet. Isso porque esse espaço é o melhor local para a aplicação do marketing de conteúdo, ajudando no compartilhamento de materiais ricos e relevantes para o seu público.
Entretanto, mesmo com um grande número de visitantes, é preciso fomentar a interação dos usuários com o seu conteúdo. Isso faz toda a diferença para a sua estratégia, já que amplia o número de conversões de leads (potenciais clientes).
Por esse motivo, o artigo de hoje vai mostrar algumas dicas essenciais para aumentar o engajamento no seu blog e melhorar as suas campanhas digitais. Acompanhe a leitura!
1 – Produza conteúdo original
Hoje em dia, a informação tem um grande peso na internet. Por exemplo, quando um usuário pesquisa por impressão digital, muito mais do que se deparar com empresas que fazem o serviço, ele também deseja conhecer o processo.
Nos blogs, a produção de conteúdo relevante é protagonista. Por isso, grande parte dos artigos são informativos, trazendo curiosidades, dicas e assuntos relevantes para o público.
Contudo, um erro bastante comum é reproduzir materiais de outros sites. O plágio, além de ser uma prática ilegal, é algo mal visto pelos mecanismos de busca, como o Google, o que pode comprometer a posição do seu blog nos resultados de pesquisa.
Além disso, os próprios usuários percebem quando um conteúdo não é original. Isso compromete o engajamento, já que os leitores preferem consumir o material diretamente na fonte, não o plagiado.
2 – Use CTAs no seu conteúdo
Os CTAs (chamadas para ação) são elementos que condicionam os usuários a tomar alguma atitude, como clicar em um link, baixar um material relevante, realizar a inscrição em uma newsletter, entre outros. Alguns exemplos são:
- Clique aqui!
- Baixe o e-book!
- Acesse o vídeo!
- Inscreva-se para receber mais!
É importante que os CTAs apareçam ao longo do seu conteúdo, pois eles geram engajamento dos leitores.
Por exemplo, se alguém está lendo um artigo sobre impressão de banner, uma dica é colocar um CTA chamando o usuário para fazer uma cotação do material impresso.
Além de aumentar o engajamento, as chamadas também colaboram com a conversão de leads, bem como para as chances de venda – o que é extremamente benéfico para as empresas de produtos ou serviços.
3 – Crie ambientes de discussão
Uma boa maneira de aumentar o engajamento do seu blog é criar ambientes de discussões e perguntas, com base em assuntos de interesse do público.
Esse espaço pode começar com os tradicionais comentários nas publicações, mas pode ser ampliado com chats, fóruns, entre outros meios. Por exemplo, é possível criar um ambiente para votação nos melhores rótulos adesivos da sua empresa.
O próprio conteúdo de debate pode ser proposto pela audiência, porém é necessário focar em temas relacionados ao seu blog e nicho de atuação.
Mas tome cuidado! Nem sempre os espaços de discussão são prósperos e, às vezes, você terá que lidar com os haters ou comentários desagradáveis.
Nestes casos, é importante manter a cordialidade e respeito, para que a sua marca não tenha a reputação prejudicada.
4 – Tenha um design interativo
O design do seu blog é um dos pontos-chave para a popularidade do seu conteúdo. De acordo com pesquisas em marketing, cerca de 41% dos usuários avaliam a credibilidade de uma página pelo seu layout.
Isso vale para todos os tipos de blogs, como páginas que vendem adesivos para empresas, sites de prestadores de serviço ou até mesmo blogs pessoais.
Um layout mal construído pode afastar seus visitantes, fazendo com que a interação com o conteúdo seja mínima.
Aqui, é importante se atentar não só para o design, mas também para responsividade e o carregamento da página. Páginas lentas e que não permitem a visualização em dispositivos móveis acabam sendo mal vistas pelos usuários e perdendo a credibilidade.
Conclusão
O engajamento é extremamente importante para o marketing digital. Por meio dele, é possível avaliar se os usuários estão realmente interessados no seu conteúdo ou é preciso aprimorar o seu blog, para melhorar os resultados.
Por esse motivo, se você percebeu que o seu blog não tem muitas interações, é o momento de aplicar algumas dicas que citamos acima.
Assim, é possível conquistar um melhor engajamento, contribuindo para o avanço da sua marca e o aumento da credibilidade da sua página.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.