Como escolher a palavra-chave foco perfeita

Publicar regularmente conteúdo de qualidade ao seu site ou blog é uma boa estratégia de SEO. O Google vê que seu website está ativo porque novas informações são adicionadas e você aumenta o volume do seu conteúdo. Se você criou sua estratégia de palavra-chave corretamente e seu conteúdo está bem otimizado para as palavras-chave corretas, publicar conteúdo aumentará sua classificação. Mas como você escolhe a palavra-chave foco perfeita ou o frase-chave foco?

Especialmente quando você está blogando e se concentrando em palavras-chave de cauda longa, pode ser difícil decidir para quais palavras-chave otimizar. Em nossa opinião, há pelo menos três coisas que você deve fazer para determinar quais palavras-chave ou frases-chave você deve otimizar seus posts de blog! Leia sobre eles aqui.

Qual é a palavra-chave / frase-chave foco?

A palavra-chave foco – ou frase-chave – é o termo de pesquisa que você deseja que sua página classifique nos resultados de pesquisa orgânica. Então, quando as pessoas procuram por essa frase, elas devem encontrar você. O plugin Yoast SEO tem um campo dedicado que permite você escrever a sua palavra-chave foco. O plug-in avalia o conteúdo da página e fornece feedback sobre como melhorar o conteúdo do seu post para essa frase-chave foco.

Escolha uma palavra-chave foco usada nos mecanismos de pesquisa

Sua estratégia de palavras-chave deveria ter lhe dado uma ideia do que você quer escrever. Se você não tiver uma estratégia de palavras-chave, crie uma. Pode ler o nosso guia final de pesquisa de palavras-chave, se necessitar de ajuda para encontrar as suas palavras-chave perfeitas. Para posts de blogs, você normalmente irá procurar por uma palavra-chave de cauda longa (contendo várias palavras).

Ferramentas que ajudam você a encontrar frases-chave

Uma das ferramentas que você pode usar para encontrar palavras-chave relacionadas é a keywordtool.io. Essa ferramenta usa os mesmos dados do Google Suggest para encontrar centenas de palavras-chave gratuitamente e depois expande isso. Isso é o mesmo que você veria ao digitar o termo de pesquisa em uma caixa de pesquisa do Google para receber sugestões do Google Instant (ou Suggest).

Os termos que você encontrará na guia “Keyword Suggestions” são termos e combinações de palavras que são lógicas e usadas por pessoas reais para pesquisar na web. Essa ferramenta pode ser útil ao fornecer algumas ideias iniciais sobre o comportamento de pesquisa das pessoas na área sobre a qual você deseja escrever. Use a guia “Questions” para descobrir quais perguntas as pessoas têm sobre um determinado assunto. Isso vai lhe dar um monte de novas idéias e inspiração para novos posts.

Descubra o volume de pesquisa para o sua frase-chave

Depois de encontrar um termo de pesquisa de cauda longa para o qual você deseja classificar, você deve se esforçar para descobrir se existem ou não muitas pesquisas para essa palavra-chave ou frase – o volume de pesquisa. Nós seremos os primeiros a admitir; O Google tornou isso muito difícil, especialmente porque o Google removeu a capacidade de ver volumes de pesquisa mensais exatos. Agora eles apenas mostram um alcance vago.

A única maneira de saber com que frequência um termo de pesquisa é usado de forma mais precisa é ter uma conta do Google AdWords e uma campanha ativa. Entendemos que isso é um pouco difícil e caro demais para a maioria de vocês.

Google Trends

Não se preocupe, o uso do Google Trends deve dar a você pelo menos uma ideia, de maneira criativa, sobre o volume de pesquisas. O Google Trends permite comparar o volume de pesquisa entre dois termos de pesquisa em um determinado período. Isso fornecerá algumas informações sobre o volume de pesquisa das palavras-chaves que as pessoas usam, em relação a outros termos.

Confira posts que já estão bem classificados

Se você já tem alguns posts (de blog) que são bem classificadas para boas palavras-chaves, você saberá quantos visitantes esses posts atraem. Usar o Google Trends para comparar as frases-chaves foco de posts mais antigos (para as quais você pode visualizar estatísticas) com a frase-chave foco para posts que você tem em mente para seu novo artigo poderia dar uma ideia do tráfego potencial que essa nova frase-chave poderia trazer. Certifique-se de escolher os posts mais antigos que sejam mais semelhantes ao post que você pretende escrever.

Por exemplo, este post sobre o palavra-chave foco pode ser comparado com um post sobre snippet, um recurso relacionado ao plugin Yoast SEO sobre o qual vamos escrever:

Palavra-chave foco do Google Trends

Como você pode ver que o tráfego é comparável, sabemos que o tráfego de pesquisa potencial para a postagem sobre snippet é razoavelmente bom. Por isso, sabemos que vale a pena otimizá-lo.

Usar o Google Trends para comparar a palavra-chave ou a frase-chave foco antiga e a que você deseja usar, fornecerá algumas informações sobre as perspectivas de sua frase-chave de foco.

Outra boa maneira de usar o Google Trends é quando você está considerando várias palavras-chave foco (de cauda longa). Porque ele mostrará facilmente qual termo de pesquisa terá o volume de pesquisa mais alto comparado a outro. Portanto, ele ajudará você a decidir qual palavra-chave de cauda longa é mais usada na pesquisa.

Sua proposta de palavra-chave foco!

Além de saber quais palavras-chave são realmente usados ​​por pessoas, você precisa saber se a sua ideia para sua post ou página atende às necessidades e expectativas das pessoas que usam esses termos de pesquisa. A melhor maneira de descobrir se seu conteúdo atende ou não às suas necessidades é o Google .

Verifique as páginas nos resultados da pesquisa do Google

Aproveite o tempo para olhar as duas primeiras páginas de resultados do Google. Os artigos nos resultados do Google têm caráter semelhante ao seu artigo? Seu artigo poderia se encaixar nos resultados mostrados nessas páginas de pesquisa?

Certifique-se de ler o conteúdo das páginas indexadas nos resultados como inspiração para o seu post no blog. Há alguma ideia útil? Nós não estamos incentivando você a copiar o conteúdo, mas apenas para que você veja se você perdeu alguma informação ou argumentos para o seu próprio post. Mas o mais importante: como você pode garantir que seu post se destaque? De que maneira seu post poderia ser melhor, mais engraçado, mais original do que os posts atualmente exibidos nas páginas de resultados? Tente criar conteúdo que faça o público clicar e compartilhar!

Conclusão: escolher uma palavra-chave foco não é fácil

A escolha de uma palavra-chave ou frase-chave foco perfeita não é uma ciência exata. Você deve apontar para uma combinação de palavras que são realmente usadas por um público nas pesquisas. Otimizar para um frase-chave que tem um relativamente alto em volume de pesquisa e que irá atender seu público.

Todas as páginas devem ter uma palavra-chave foco?

As pessoas frequentemente nos perguntam se a página “Quem somos” ou a página de contato deve ter uma palavra-chave foco e, em caso afirmativo, qual deve ser?

A resposta é fácil: nem todas as páginas precisam de uma palavra-chave de foco. Sua página de contato deve ser facilmente acessada, pode, por exemplo, se precisar ser classificada como “<nome da empresa>”. Isso provavelmente não faz sentido como uma palavra-chave de foco, e é perfeitamente correto deixá-la vazia.

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Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind