No mundo dos negócios, não importa o que a sua empresa faça, um ponto é indiscutível: as pessoas sempre estarão mais dispostas a comprar o seu produto ou contratar o seu serviço quando você for visto como uma autoridade no assunto.
Isso ocorre, simplesmente, porque a maioria dos consumidores não quer arriscar um investimento ou gasto com uma empresa relativamente nova e sem conhecimento expressivo. Entretanto, esses mesmos consumidores sempre estão dispostos a pagar um valor superior quando há experiência e histórico coerentes por parte da organização ou do profissional.
Então, se você quer entender de uma vez por todas, como criar autoridade online para o seu negócio e assim, conquistar novos clientes e converter um número maior de vendas, acompanhe nosso guia abaixo!
Autoridade da marca: o começo de tudo
A autoridade, em termos de mercado, pode ser descrita como um alto reconhecimento da experiência, competência e habilidade de uma marca em seu setor. Geralmente, esses pontos são notados pelos consumidores, o que faz tal marca virar uma espécie de referência no meio.
Embora a autoridade não possa ser atribuída pela própria empresa, ou seja, não basta que uma organização diga que é a melhor em seu nicho, é preciso que o seu público tenha a mesma visão a seu respeito, é possível ter controle sobre como ela é notada, principalmente online.
Nesse caso, não se trata apenas de estar melhor posicionado do que seus concorrentes, receber milhares de cliques na página da sua empresa ou centenas de curtidas em determinado post do seu blog. Quando falamos em autoridade na internet, estamos falando sobre o quão bem estruturada a sua marca online está e como você se comporta com relação a isso.
Por que criar autoridade na internet é tão importante?
Para obter sucesso, a sua marca precisa estabelecer uma ligação de confiança com o seu público-alvo, ou seja, você precisa que as pessoas acreditem em seu produto, serviço e, principalmente, em você.
Criar autoridade na internet pode mudar completamente o modo como os consumidores o veem. Assim, você se destacará como um profissional, marca ou empresa que possui conhecimento sobre o seu próprio mercado e na qual valerá a pena investir.
Além disso, os buscadores costumam recompensar quem é capaz de firmar sua própria autoridade. No caso do Google, por exemplo, a recompensa vem por meio de uma classificação mais alta. Logo, um número cada vez maior de pessoas será direcionado para os seus conteúdos.
Dez maneiras de criar autoridade na internet de forma prática e eficaz
Você pode até saber o quão bom é o seu produto ou o serviço prestado pela sua empresa, mas como fazer os outros enxergarem isso? Se você quer aumentar a sua autoridade online, aqui vão algumas dicas:
1. Comece com o básico
Você não terá autoridade na internet se, simplesmente, não estiver online. Por isso, o primeiro passo é arregaçar as mangas e criar:
- Um site para a sua empresa (repleto de palavras-chave e contendo páginas de “sobre nós”, produtos e serviços);
- Um blog dentro deste site;
- Perfis nas mais variadas redes sociais (porém, sempre levando em consideração o seu nicho).
2. Crie uma marca
Para criar uma marca, não basta um CNPJ e um “nome fantasia”. A marca, em sua essência, está ligada ao que o público se lembra quando escuta o seu nome ou o de sua empresa. Muitas vezes, pequenos detalhes, cores ou até mesmo frases são capazes de fazer uma pessoa pensar em uma organização, sem que ela sequer seja mencionada.
Portanto, para criar uma marca forte, pense com cuidado e contrate profissionais para ajudá-lo com esquema de cores, traços, fontes e imagens. Tudo para tornar o seu negócio ainda mais “vivo” na mente de seus clientes.
3. Demonstre profissionalismo
Aqui, não estamos falando sobre o profissionalismo presencial, aquele que é percebido através da prestação de serviços, mas sim sobre projetar seu site e suas redes sociais para que qualquer pessoa, ao acessá-los, tenha uma imagem de uma empresa séria e estabelecida no mercado.
É bastante comum, inclusive, que os seus visitantes online julguem a sua competência com base nas primeiras impressões sobre os seus conteúdos. Assim, é fundamental que você pense no seu site, por exemplo, como uma espécie de vendedor silencioso, capaz de afirmar a sua capacidade através de sua aparência.
4. Mostre no que você é melhor
Com um site bem feito e organizado e com as suas redes sociais seguindo o mesmo caminho, é hora de deixar explicita a qualidade de seus serviços ou produtos. Para isso, é indispensável exibir depoimentos de clientes, análises com dados precisos e imagens com os resultados obtidos pelos seus consumidores.
Tudo para convencer ainda mais pessoas de que, quem fecha negócio com você, sempre sai satisfeito.
5. Não pare no tempo
Todos os números e datas do seu site devem estar em dia, sejam os anos de existência da empresa, a quantidade de clientes atendidos ou em quantos endereços você está presente. A questão do tempo também vale para a publicação de conteúdos, que deve seguir um calendário e nunca ficar muito tempo sem atualização.
Lembre-se que criar autoridade online precisa de dedicação constante.
6. Forneça conteúdos relevantes e diversificados
Seu site e redes sociais já estão atualizados? Então talvez seja hora de começar a estudar o que o seu público-alvo deseja ler na internet e quais informações soam importantes para ele. A ideia é bastante simples: basta fornecer posts, artigos, e-books, vídeos, infográficos e imagens com orientações úteis e dicas indispensáveis.
Investir em marketing de conteúdo, nesse caso, é sempre a melhor escolha.
7. Invista em SEO
Search Engine Optimization (Otimização Para Motores de Busca), ou simplesmente SEO, é uma das estratégias mais poderosas que você pode utilizar para criar autoridade na internet. Nesse caso, um conjunto de técnicas são aplicadas para melhorar, de forma orgânica, o posicionamento de um site ou página nos principais buscadores.
O investimento em SEO pode ser uma excelente maneira de colocar o seu negócio no topo, não apenas por meio de conteúdos bem estruturados, mas também com a sua aplicação durante o processo de criação do site, por parte do desenvolvedor.
8. Pareça confiável
Você pode utilizar diferentes métodos para demonstrar confiabilidade, entre eles:
- Apresentar a sua equipe: coloque fotos e descrições de todos os membros da equipe no site da empresa, deixando claro que as pessoas que trabalham ali possuem conhecimento da área e estabelecendo uma sensação de “reconhecimento” por parte dos consumidores;
- Mostre seu ambiente de trabalho: insira imagens de seu consultório, escritório ou comércio em seu site, além de fornecer o endereço físico da empresa;
- Liste suas conquistas: sua empresa recebeu alguma certificação? Mencione-a em se site, utilizando imagens, datas e um breve resumo.
9. Seja totalmente acessível
Forneça todos os telefones pelos quais as pessoas podem entrar em contato com você e com a sua empresa. Também disponibilize formulários para eventuais dúvidas, links das redes sociais e e-mails. Não se esqueça, entretanto, que responder seus clientes é indispensável para gerar confiabilidade e, consequentemente, autoridade.
10. Não ignore o uso do e-mail marketing
O e-mail marketing não costuma ser uma unanimidade entre as pessoas e o motivo é simples: muitas vezes, ele vem repleto de informações irrelevantes e indesejáveis, além de ser enviado de maneira exagerada por algumas empresas.
Para não errar no uso dessa poderosa ferramenta de conversão de vendas, invista em títulos chamativos e conteúdos que agreguem valor, gerando uma alta quantidade de cliques, que levem o seu público diretamente para as suas páginas.
Você quer criar autoridade online e precisa de ajuda nessa tarefa? Então, entre em contato conosco e agende agora mesmo uma reunião. A ShiftMind e seus profissionais estão prontos para tirar todas as suas dúvidas e auxiliar você no que for preciso!