O SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismo de busca, em tradução) é uma das indústrias mais lucrativas dos dias atuais. Muito disso, deve-se à própria dinâmica do consumidor digital, que se debruça cada vez mais em sites de pesquisa para encontrar produtos, serviços ou informações.
Para termos uma ideia, o mercado de SEO movimenta mais de US$ 70 bilhões, mas a tendência é que esse montante aumente para US$ 79 bilhões nos próximos anos, segundo um levantamento da Search Engine Land.
Mas o que é o SEO e como as agências trabalham com essa estratégia? O artigo de hoje pretende responder essas perguntas, além de algumas dicas para melhorar o trabalho de otimização do seu site. Acompanhe a leitura!
O que é e para que serve o SEO?
O SEO é um conjunto de técnicas que visam melhorar a classificação da sua página web dentro dos mecanismos de busca, em especial, o Google.
Ou seja, quando um usuário pesquisa por “leitor biométrico digital”, por exemplo, irá se deparar com uma série de resultados, dando preferência pelos sites que estão mais próximos da primeira posição.
Segundo a imFORZA, cerca de 18% dos cliques orgânicos vão para o primeiro resultado da busca, 10% para o segundo e 7% para o terceiro. Portanto, quanto melhor é a classificação da sua página, maior é o tráfego de visitantes.
Para isso, o SEO opera com inúmeras estratégias, como o uso de palavras-chave, que são os termos mais pesquisados pelos usuários, mas também a produção de conteúdo relevante. Entre algumas ações de otimização, destacam-se:
● Responsividade do site;
● Link building (hiperlink) de outros conteúdos;
● Atualização periódica dos materiais;
● Diversificação dos tipos de conteúdos;
● Entre outros.
Quer dizer que além de construir um artigo sobre pesquisa de clima organizacional, por exemplo, usando uma palavra-chave específica, as agências de SEO fazem todo um trabalho contínuo de otimização para garantir um bom rankeamento dos sites.
O que faz uma agência de SEO?
A agência de SEO será a principal responsável por produzir materiais de acordo com as técnicas de otimização e que acompanhem o algoritmo do Google.
Importante dizer que o SEO se tornou uma das ferramentas mais promissoras em marketing digital. Por esse motivo, contratar uma empresa especializada é a chance de obter uma boa classificação e destacar sua página/blog nos mecanismos de busca.
Diante disso, as agências vão muito além do SEO, mas trabalham com a metodologia do Inbound Marketing para alcançar os melhores resultados aos seus clientes. A seguir, confira algumas das atividades de uma agência.
Planejamento
O primeiro passo para implementar o SEO é realizar um planejamento adequado para a estratégia. Isso depende de um estudo do público-alvo, para entender quem são os consumidores, como eles interagem com o seu site, seus interesses e necessidades.
Afinal de contas, os usuários que procuram por abertura de CNPJ, por exemplo, têm um perfil específico. Por isso, é importante produzir um material que agregue valor e seja informativo, não apenas um compilado de textos com palavras-chave.
Posteriormente, a agência de SEO também faz um estudo da concorrência, para descobrir o que as outras empresas fazem para fidelizar os clientes. Dessa forma, é possível ter uma ideia da dinâmica do mercado, além de destacar os diferenciais do seu empreendimento.
Finalmente, o planejamento também envolve uma análise das métricas do Google, com o mapeamento da performance da página, a velocidade de carregamento, estrutura dos links internos, entre outros fatores.
Assim, a agência verifica quais problemas estão impedindo a melhor classificação e indexação da página, já elencando os conteúdos que precisam ser otimizados.
Inclusive, é a partir dessa análise que se pode perceber se a empresa precisa de um site totalmente novo e otimizado, pois em muitos casos, a melhor maneira de melhorar a classificação é produzindo uma página do zero.
Levantamento das palavras-chave
Outro trabalho primordial das agências de SEO é o levantamento das palavras-chave que devem ser usadas na produção do conteúdo.
É importante que os termos tenham relação com as atividades do empreendimento. Por exemplo, uma empresa de terceirização de portaria deve focar em palavras que façam sentido aos seus clientes, como “limpeza técnica”, “limpeza profissional”, etc.
Durante o levantamento, a agência também avalia a grafia correta dos termos, de acordo com o Google. Até porque, o algoritmo considera palavras sem acento e, quando isso ocorre, é preciso respeitar esse modo de escrita.
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo envolve a elaboração de blog posts, artigos, e-books, entre outros materiais informativos com base nas técnicas de SEO.
Todo esse processo é feito por redatores experientes, que recebem a palavra-chaveprincipal e secundária, para a elaboração de conteúdos diversificados.
Nesse sentido, se o termo levantado é assessoria trabalhista, por exemplo, os redatores contratados irão produzir um artigo (se esse for o formato solicitado), inserindo a palavra ao longo do conteúdo de modo natural.
O SEO conta com algumas regras próprias para a produção de textos, por esse motivo, é importante que os redatores tenham conhecimento acerca das estratégias, para a produção de textos otimizados e que possam alcançar uma boa classificação.
Esse processo também é conhecido como SEO On Page, que envolve a aplicação de técnicas de otimização dentro da própria página do cliente.
Design do conteúdo
As agências de SEO também contam com profissionais especializados em design do conteúdo, que são os responsáveis por escolher o melhor canal de divulgação, a forma do material e a escolha dos elementos visuais para composição.
Inclusive, é preciso romper a ideia de que o SEO está restrito apenas aos textos e códigos.
De acordo com um estudo da Backlinko, a adição de uma única imagem ao conteúdo foi capaz de aumentar consideravelmente a página nos mecanismos de busca.
Isso acontece porque os elementos visuais melhoram a experiência do usuário, proporcionando uma leitura mais fluida e dinâmica. Além disso, eles atraem a atenção dos internautas, ainda mais quando as imagens corroboram com alguma explicação.
Parcerias com outros sites
O rankeamento de uma página no Google também depende do relacionamento do seu site com o restante da web. Por essa razão, as agências de SEO também trabalham com parcerias, para que o seu conteúdo seja citado em outros ambientes.
É o chamado SEO Off Page, que pode acontecer quando o seu texto sobre etiquetas adesivas personalizadas aparece no site de outra empresa parceira.
Programação da página
Como o trabalho de SEO vai muito além do texto, as agências também se preocupam em oferecer sites responsivos ou mobile friendly, isto é, que possam ser acessados pelos dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones).
Desde 2015, essa usabilidade se tornou um dos principais fatores de rankeamento para o Google. Por isso, os sites que ainda não aplicavam essa tecnologia tiveram que se adaptar o quanto antes, para manter uma boa classificação.
Claro que todo esse processo é feito em conjunto com os clientes, pois as agências levam em consideração os desejos dos gestores e os principais objetivos de cada empreendimento. Assim, cada planejamento e projeto de SEO é único.
Alguns trabalhos extras
Algumas agências de SEO oferecem serviços extras de marketing para seus clientes. Um exemplo é a divulgação em outdoor, que faz parte da metodologia do Outbound Marketing (publicidade tradicional).
A grande vantagem desses serviços adicionais de propaganda é a padronização dosconteúdos.
Afinal de contas, a agência de SEO terá feito todo o planejamento prévio para identificar o público-alvo e as oportunidades do mercado. Desse modo, os materiais publicitários têm uma sintonia muito maior.
Fora os conteúdos de Outbound, como o outdoor ou a impressão de banner, também é possível se deparar com campanhas de marketing digital, como divulgação em redes sociais e produção para outras mídias online.
Conclusão
O trabalho das agências de SEO vai muito além da elaboração de um texto. Como vimos, é uma atividade voltada ao marketing digital, que envolve várias etapas de planejamento, propostas de ações, produção de conteúdos diversos e relacionamento com outros sites.
Por esse motivo, muitas empresas que não contratam uma agência profissional têm dificuldade de alcançar uma boa projeção e rankeamento nos sites de pesquisa.
Embora seja necessário fazer um investimento inicial, o ROI (Retorno sobre Investimento) é bastante significativo, ainda mais diante de todas as vantagens de aparecer em primeiro lugar no Google, como aumento do tráfego orgânico e maior conversão de leads.
Tanto que mais de 69% das empresas brasileiras já adotam o SEO como principal estratégia de marketing digital – e a tendência é que esse percentual aumente ainda mais!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.