A relação das marcas com o público é cada vez mais estreita. Ou assim precisa ser, caso queira ganhar a atenção dele. É a partir dessa relação que entra o papel dos influenciadores, também chamados de embaixadores das marcas.
O próprio termo digital influencer, ou sua variação nacional, o influenciador digital, passou a ditar as conversas relacionadas aos meios de comunicação, sendo visto inclusive como uma profissão promissora para a nova geração que chega ao mercado.
Mas antes de se aprofundar sobre a importância desses agentes, é preciso compreender qual o trabalho exato dessas figuras cada vez mais profissionais.
Em que trabalha um influenciador?
Os influenciadores atuam com a palavra que dá origem ao termo que os denomina: o poder de influência. São indivíduos cujas ações causam repercussão entre os seus seguidores, expressando-se sobre assuntos e conteúdos que chamem atenção do público.
A partir dessa conexão, o público se vê influenciado a consumir os mesmos produtos ou serviços utilizados por essas pessoas inspiradoras, de forma a expressar uma conexão similar dos influenciadores com os seus temas abordados.
Lembrando que o assunto em si podem ser diversos, com os influenciadores podendo discutir sobre a melhor maquiagem para se usar a noite ou até mesmo a melhor bobina de filme stretch a ser usada para o empacotamento de uma entrega.
Ou seja, qualquer assunto que desperte a curiosidade do seu público.
Por anos, figuras políticas, artísticas ou celebridades da mídia ocuparam essas posições, inspirando pequenas e grandes comunidades, dependendo também do alcance da mídia que os impulsionou.
Quantas bandas de cunho infanto-juvenil influenciaram na confecção de uniformes que trouxessem similaridades aos usados pelos integrantes do grupo em um videoclipe musical específico? Ou uma peça de roupa usada em um filme ou seriado?
Com o aumento da inclusão digital, esse meio passou a ser preenchido também por pessoas antes vistas como comuns. Nascendo assim as celebridades da internet, que se destacaram com o público por causa das semelhanças compartilhadas com ele.
Através de seus vídeos ou de modalidades parecidas de conteúdo, esses influenciadores passaram a conquistar uma posição relevante de poder, sobre os desejos do público e a expressão de suas necessidades.
E ao assumir esse grau de importância com o público, eles tornaram-se também figuras de grande relevância para a comunicação das marcas. Com um negócio específico, como uma fábrica de toldos, encontrando espaço para falar diretamente com o seu público.
O impacto dos influenciadores na comunicação
Os influenciadores digitais trouxeram um novo desafio para as marcas, mas também um mundo inteiro de novas possibilidades. No lugar da comunicação unilateral entre as marcas e o público, a internet trouxe um ambiente inédito de diálogo entre as partes.
Seguindo essa revolução, os influenciadores surgiram como as pontes de navegação nesse novo universo de informações, realizando um contato mais intenso com o público, por carregarem os ideais identitários da sua área de atuação.
Por anos, celebridades serviram como figuras de prestígio para diversos setores, até mesmo aqueles que nada tinham de ligação com sua área artística. Como cantores estrelando campanhas de marca de pneus.
Os influenciadores, por outro lado, carregam um vínculo maior com o público, por lidar com o assunto explorado por sua audiência. Uma pessoa da área mecânica, por exemplo, vai dar mais valor a uma publicidade veiculada por alguém que demonstrar ter conhecimento do assunto.
Como um influenciador que surgiu nas redes destacando o seu trabalho de mecânico, e entre um conteúdo e outro veicula um anúncio sobre etiquetas para pneus ou o melhor tipo de óleo mecânico disponível no mercado.
Esse é apenas um exemplo do contato direto entre esses influenciadores, as marcas e o público, mas a relação entre eles pode ser ainda mais implícita.
Ao invés de um negócio declarado, o simples fato de um influenciador usar um estilo de roupa específico pode induzir os seus seguidores a consumirem peças parecidas.
A relação dos influenciadores e as ações de venda
Ao mapear esses consumidores, um negócio pode pensar em formas de produzir conteúdos que vendem o produto, mas não somente como peças publicitárias, e sim com ações que unam-se ao perfil desses influenciadores.
Além da variedade de plataformas, existem também diversas possibilidades de formatos. O Instagram, por exemplo, atua com diferentes modalidades de postagem, sendo elas:
- Feed (conteúdo postado na página principal da rede);
- Story (conteúdo de 24h de veiculação);
- Reels (vídeos de curta duração);
- IGTV (vídeos de duração mais longa).
Essa pluralidade de meios impulsiona a eficácia de tais anúncios, além de chegar a um público especificamente segmentado. Diferente do que acontece quando uma marca aposta somente nos meios tradicionais de veiculação.
Sendo assim, os influenciadores são importantes parceiros de negócio, com um mérito maior se o seu produto lidar com um público em específico.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.