Possuir uma loja virtual é uma solução complementar para um empreendimento físico, uma vez que estar no meio digital já não é mais um diferencial, mas sim uma forma de manter o potencial competitivo.
As vendas por meio do modelo de e-commerce, ou comércio eletrônico, que era uma tendência do mercado até pouco tempo atrás, vêm se tornando uma das principais modalidades comerciais, e com grande rapidez.
Se você ainda não vende suas soluções pela internet, é importante compreender melhor sobre o funcionamento das lojas virtuais e sua importância para um empreendimento, e não perder mais tempo. Continue lendo e confira!
O e-commerce e as lojas virtuais
As lojas virtuais são os principais canais de venda do comércio eletrônico. Trata-se de um site que possibilita a realização de compras online, desde a escolha dos itens, até o pagamento e o pós-venda.
Os objetivos de seu desenvolvimento são a comodidade, o conforto e a segurança do usuário, principalmente quando pensamos que tudo é feito de maneira online, sem necessitar da locomoção para uma loja física.
Ademais, oferecer um espaço para que o cliente deixe sua opinião é de suma importância, e isso influenciará na jornada dos demais consumidores, então garanta a qualidade do seu produto e serviço.
Sua função é oferecer informações relevantes ao usuário, de forma que ele possa conduzir a compra de um carimbo de borracha em um ambiente digital, e recebê-lo em sua casa. Sendo assim, os principais pontos são:
- Preço;
- Descrição e especificações;
- Fotos e vídeos dos itens;
- Formas de pagamento;
- Prazo e taxas de entrega.
Utilizamos o carimbo para exemplificar a venda de um produto, mas você também pode oferecer os serviços da sua empresa nas lojas virtuais, como a instalação de poço artesiano Conheça as vantagens e os benefícios
O fato de se estruturarem para otimizar a experiência do usuário, por si só, já torna essa solução importante, pois vem como uma demanda adicional do mercado e antecipa uma tendência incontestável.
Além disso, gera outras vantagens para a empresa, como o maior alcance da marca, que elimina barreiras geográficas, assim como o acesso facilitado aos produtos, a qualquer hora ou local, bastando apenas um dispositivo móvel e o acesso à internet.
Tudo isso tem como consequência o aumento das vendas. Ao mesmo tempo, também é uma ótima forma de reduzir custos dentro da empresa, independentemente de qual seja o ramo de atuação.
Afinal, uma loja virtual é um investimento de baixo custo e alto retorno, então uma boa estratégia, complementar à sua adesão e visando o corte de gastos, pode ser a redução dos espaços físicos, seja no tamanho ou no número de unidades.
Utilizar esses recursos para investir no marketing digital, posicionar a marca e fortalecer sua autoridade, principalmente no atual momento histórico, certamente lhe trará muito mais resultado do que o investimento em espaços físicos.
Inicie suas vendas online
A seguir, pontuamos 12 dicas para você iniciar sua loja virtual, uma ideia excelente para pequenos fabricantes independentes, como uma fábrica de toldos. São elas:
- Mantenha a identidade visual do seu negócio físico;
- Preze pela qualidade e rapidez no atendimento às dúvidas;
- Use um chatbot, softwares que fazem atendimento humanizado 24 horas;
- Escolha uma boa plataforma de e-commerce;
- Estude a concorrência nos meios digitais;
- Invista em imagens e vídeos de alta qualidade;
- Tenha clareza na política de privacidade dos dados dos usuários;
- Mapeie a jornada do cliente;
- Invista em anúncios e no tráfego orgânico;
- Invista em soluções mobile;
- Invista em alta tecnologia para criptografia de dados de pagamento;
- Tenha um plano de marketing digital integrado ao espaço físico.
Aliás, invista na divulgação do negócio, englobando as soluções físicas e virtuais. Pensando nisso, o marketing digital certamente será fundamental.
Aproveite das diversas estratégias de alto potencial, como o marketing de conteúdo, de redes sociais, SEO, email marketing, entre as tantas possibilidades, assim como uma empresa de eventos corporativos de alta performance.
Considerações finais
As compras online significam comodidade e praticidade para o consumidor; e para os vendedores significa a escalabilidade de seus resultados e mais engajamento do público, e assim, as lojas virtuais ganharam o mercado.
Nesse artigo você viu como são importantes para um negócio físico, além de algumas dicas para iniciar a sua. Ao fazê-la esteja preparado para o aumento na captação de leads e nas vendas, estruturando seu estoque e capacitando sua equipe.
As lojas virtuais são ferramentas digitais desenvolvidas com base em conceitos como o Success Customer, o Sucesso do Cliente, e a otimização da User Experience, a Experiência do Usuário.
Inicialmente pensadas exclusivamente para os navegadores, as lojas virtuais já evoluíram para as aplicações em dispositivos móveis também, como smartphones e tablets, e o processo continuará.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.