Os principais benefícios da automação de marketing

“Máquinas de Marketing ou “Máquinas de Leads” são termos frequentemente utilizados para se referir aos softwares de automação de marketing. Que são ferramentas que têm ganhado cada vez mais usabilidade nos dias atuais.

Essa novidade tecnológica revolucionou o mercado como um todo, tornando o Marketing Digital (que já era revolucionário e eficaz, de acordo com qualquer pesquisa sobre engajamento) em uma ferramenta que pode dobrar os resultados obtidos em uma estratégia.

Entenda mais sobre o conceito de Marketing de Atração

Esse conceito, tradução do inglês “Inbound Marketing”, de atrair clientes até seu negócio, que surgiu quase que confrontando o Marketing tradicional, envolve agir de forma personalizada de acordo com as características do público e da etapa do funil de vendas.

Ademais, também se baseia na ideia de utilizar o Marketing para humanizar sua marca, de forma a criar um relacionamento com cada cliente. Quanto mais bem trabalhado esse relacionamento, maior a conversão em vendas. 

Um exemplo bem prático é a estratégia de Inbound Marketing de um negócio que oferece serviços de abertura de empresa, por exemplo. Ela deve começar direcionada para o topo do funil, despertando o interesse do público em abrir uma empresa. 

Você consegue imaginar como seria realizar o acompanhamento individual de todo o público-alvo da organização.

Seria necessário considerar desde os potenciais clientes de topo de funil (as pessoas que cogitam a possibilidade de abrir uma empresa), de meio de funil (aqueles que decidiram que abrirão sua empresa) e do fundo de funil (aqueles que realmente abrem uma empresa).

Continuando, agora eles ainda precisam de tornar clientes reais, ou seja, ainda têm que optar pela empresa Y de serviços de abertura de empresa, dentre todas as demais opções disponíveis no mercado.Tudo o que foi descrito até aqui é uma jornada de pré-venda. 

Bom, o negócio foi fechado! Parabéns! Agora começa a jornada do pós-venda, para garantir a manutenção da relação com seu cliente. Após todo o longo processo para conquistar esse cliente, você não deve (nunca) esquecer de sua existência.

E o processo pós-venda deve ser tão estratégico e bem trabalhado quanto o pré-venda. Cada etapa conta com suas particularidades e a criação dos fluxos de automação devem ser levadas em total consideração. 

Fazendo com que as ações necessárias para o desenvolvimento desses processos tão complexos (até então realizadas de forma quase “artesanal”) fossem automatizadas, os softwares de automação de marketing tendem a gerar um resultado exponencial de vendas.

Veja como a automação de marketing pode ajudar

A quantidade de interações geradas pela estratégia de atração é muito grande. Sendo potencializada pela automação, o resultado é, literalmente, uma Máquina de Leads.

Ou seja, é uma ferramenta que dobra os resultados de uma estratégia que gera respostas que tendem a ser exponenciais! Porém, agora você pode estar se questionando: como isso é possível? 

A mágica acontece porque, com uma jornada de venda completa e bem feita, que atenda as necessidades e expectativas do cliente, com total qualidade e padronização, fará com que seu negócio receba indicações de forma natural. 

E a indicação, sem sombra de dúvida, é a melhor forma de iniciar uma nova relação comercial.

Por exemplo, se você trabalha com produção de eventos, certamente se decidirá entre contratar uma determinada empresa de cenografia para eventos ou sua concorrente, com base em boas recomendações, certo?

Conheça mais benefícios da automação

Se você concorda que essa conta fecha muito bem para seu negócio, mas ainda tem qualquer dúvida de seus benefícios, confira esse check-list com o resumo dos resultados de escalar sua atuação com o Marketing de Atração, utilizando a automação:

  • Maior controle no gerenciamento de campanhas e tarefas;

  • Expansão no alcance de campanhas publicitárias;
  • Aumento significativo na geração de leads e oportunidades de venda;
  • Agilidade na jornada de vendas;

  • Economia de recursos (tempo e dinheiro);
  • Redução do seu CAC (Custo de Aquisição do Cliente);
  • Aumento considerável de ROI (Retorno sobre o Investimento);
  • Aumento do tempo disponível para focar no processo criativo;
  • Automação dos processos de pré e pós-venda;

  • Manutenção do contato personalizado com o cliente.

Resumindo essa grande lista, a automação de marketing faz com que os processos sejam facilitados, levando sua empresa a um outro patamar de negócio, ou seja, trabalhando para que a conquista do cliente seja mais certeira e mais barata.

Além disso, quando suas ações de marketing estão automatizadas, sobra mais tempo para se dedicar em novas campanhas organizacionais, pois as básicas estarão sendo feitas de forma simples e direta, pelas famosas máquinas.

Conclusão

Não importa qual seja seu negócio, se trabalha com fabricação de equipamentos de sinalização de segurança ou com a abertura de outras empresas, certamente colherá muito rápido os frutos desse investimento que possui um custo-benefício indiscutível!

Então, monte seu planejamento e comece a estudar mais sobre a implantação da automação de marketing em seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Desenvolvemos projetos conforme as necessidades e objetivos de cada cliente, sempre com processos bem definidos e transparentes do planejamento ao controle, facilitando a comunicação com as partes interessadas e a melhoria contínua das ações de marketing implementadas.

Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind