Ao longo dos anos, o meio digital vem sendo cada vez mais influente na vida de todo mundo que está conectado. Consequentemente, novos modos de vender foram descobertos, fazendo com que o e-commerce ganhasse mais espaço.
Esse tipo de estratégia é extremamente eficiente nos dias de hoje, visto que a grande maioria das pessoas está conectado quase que o tempo todo à rede, sempre sujeitas a propagandas cada vez mais fortes de marketing.
O e-commerce aumenta o alcance de sua marca e expande as possibilidades de comércio, fazendo com que trabalhe com um tipo específico de público, sendo bastante útil tanto para grandes empresas quanto para autônomos que vendem rótulos adesivos.
Assim como qualquer comércio, para criar um e-commerce forte e de qualidade, tenha em mente algumas observações que podem ser a diferença entre o sucesso ou diversas tentativas de vendas frustradas:
- Tenha muito bem definido o seu público-alvo;
- Entenda as possibilidades de seu produto;
- Seja efetivo na divulgação do produto;
- Mantenha o padrão de qualidade;
- Sempre que possível, inove.
Pensando nos argumentos acima descritos, vamos entender agora sobre algumas estratégias de e-commerce e ver algumas dicas de como ele funciona, impedindo assim, um possível e rápido encerramento de empresa.
01 – Defina seu público-alvo
Saber quem é o seu público-alvo é o primeiro passo para um e-commerce ter sucesso e ganhar mais espaço e alcance no mercado de trabalho, atualmente. É a coisa mais básica a ser compreendida, visto que outras estratégias dependem de você conhecer o seu público.
Saiba qual o maior percentual do sexo de seu público, faixa etária, horários que mais frequentam o seu site ou página, gostos em comum, requisitos que procuram antes de comrpar algum produto, etc.
Crie uma persona para vários padrões de perfil e forneça um atendimento mais personalizado e humanizado, fidelizando ainda mais os seus clientes e prospectando novos, seja seu negócio focado em contabilidade para empresas ou qualquer outro tipo.
02 – Escolha uma plataforma
Escolher qual plataforma utilizará para o seu e-commerce é uma decisão que necessita de bastante reflexão e assertividade por parte sua ou dos sócios e donos da empresa, visto que caso a escolha seja infeliz, pode impactar nas vendas e no resultado final.
É possível criar sites e assim você mesmo ter acesso e disposição total para o gerenciamento da plataforma. Porém, será necessário muito esforço e bastante dedicação para que ganhe o máximo de autoridade e relevância do mercado.
Seja vendendo placas de aviso ou qualquer outro produto, o Google sempre focará as suas buscas através da relevância do mecanismo de pesquisa, podendo te prejudicar caso ainda seja um comércio pequeno.
Uma boa alternativa é utilizar o Facebook ou outra rede social. Além de poder vender na própria rede, você tem acesso a diversas ferramentas de Insights para entender melhor o que seus clientes querem e onde deve mudar para se adequar ao público.
03 – Organize bem a sua loja
Existe um ditado popular que diz “a primeira impressão é a que fica”. Essa expressão é bastante verdadeira. Dificilmente você comprará em algum site que não seja transparente contigo e faça você se sentir confiante e seguro durante o momento da compra.
Contrate bons profissionais de design para fazer uma capa bonita, um site orgânico e que pareça bastante fluido. Sua loja tem de ser clara e objetiva, tem de facilitar a compra do consumidor e não complicar o processo.
Invista em ferramentas que auxiliem o cliente na hora da compra, fazendo-o se sentir bem e, provavelmente, fidelizando-o.
04 – Invista nas redes sociais
O mundo está cada vez mais competitivo e cada empresa quer conquistar o consumidor da sua maneira, fazendo-o passar vários minutos em sua loja, todas competindo pelo tempo que ele tem a oferecer.
As redes sociais, além de ótimas ferramentas de marketing, podem te ajudar a conduzir o cliente para o seu objetivo final: comprar o seu produto. Fazer postagens sobre dicas de utilização, curiosidades e benefícios em se adquirir o produto pode ser uma ótima alternativa.
Sem falar que é possível obter um feedback rápido, facilitando uma ação de forma dinâmica e a correção de possíveis erros. Lembre-se que um produto de qualidade sempre será divulgado pelo seus clientes, mesmo que de forma inconsciente.
Espero que essas dicas e orientações tenham te ajudado a entender como utilizar e organizar o seu e-commerce. Seja criativo e adapte todas as informações para a realidade de sua empresa, fazendo com que sua marca se expanda e aumente o alcance.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.