Inbound marketing: planeje seu ano com essa estratégia

O Inbound Marketing, também conhecido como “marketing de atração”, é uma estratégia muito popular no ambiente digital, embora não exclusiva da internet. 

A principal característica da metodologia é atrair potenciais clientes, através da geração de conteúdo relevante, fazendo com que as pessoas vão até a marca, não o contrário.

Ou seja, ao invés de utilizar apenas uma impressão de banner com propaganda, por exemplo, o inbound marketing irá tratar mais especificamente sobre um assunto de interesse do público, compartilhando informações valiosas.

A estratégia ganhou destaque no mundo online justamente pela facilidade de compartilhamento e produção de conteúdo nas plataformas digitais, como blogs, sites e as redes sociais. Por esse motivo, várias empresas estão aderindo ao método.

Mas com o ano atípico de 2020 e a expansão do comércio eletrônico, o inbound marketing se tornou praticamente uma obrigação para as empresas que desejam se destacar no mercado.

Sendo assim, para 2021, espera-se que o marketing de atração se mantenha como grande protagonista dos planejamentos das empresas.

O artigo de hoje vai tratar justamente disso, dando dicas de como planejar o seu ano com o Inbound Marketing. Acompanhe a leitura e conheça mais sobre a estratégia!

Comece com os seus objetivos

O primeiro passo para o planejamento de inbound marketing é traçar objetivos bem definidos. Ou seja, saber qual é a real intenção por trás das campanhas.

É possível trabalhar com vários objetivos, como:

  • Aumentar o número de clientes;
  • Aumentar a quantidade de vendas;
  • Melhorar a visibilidade no mercado;
  • Destacar-se dos concorrentes;
  • Entre outros.

Tendo essas metas, fica mais fácil conceber a campanha certa. Afinal de contas, se a intenção é tornar o seu cavalete de sinalização conhecido, uma estratégia válida é investir em otimização para os mecanismos de busca, por exemplo.

Identifique o público e crie personas

Já que o Inbound Marketing faz os clientes irem até a sua marca, é necessário criar conteúdos que façam sentido para o público certo. Sendo assim, o planejamento também deve envolver a identificação da audiência e a criação de personas.

Resumidamente, as personas consistem em personagens semi fictícios do seu cliente, criados a partir de uma pesquisa de mercado previamente formulada, que coleta informações sobre os consumidores.

Ora, as pessoas interessadas em uniformes profissionais para segurança, por exemplo, têm um perfil bastante específico. 

Por isso, conhecer as demandas, problemas e interesses desses indivíduos é uma maneira de oferecer conteúdo personalizado, com maiores chances de conversão e atração.

Divulgue nos canais certos

Mais do que saber o que escrever, a definição de personas também ajuda a encontrar o canal certo para divulgar o Inbound Marketing.

Por exemplo, se o seu comércio é local, vale a pena ter uma fachada ACM para destacar o estabelecimento. Mas se ele for totalmente online, em quais mídias e plataformas a sua estratégia terá mais sucesso?

Para responder esta pergunta, é preciso saber onde o seu público está. Com isso, o Inbound Marketing é orientado e assertivo, colaborando com o maior reconhecimento e visibilidade da empresa.

Produza conteúdos relevantes

Aqui está o coração da estratégia de Inbound Marketing. Como dito anteriormente, a metodologia visa atrair potenciais clientes através de materiais interessantes e que façam sentido ao público. 

Por esse motivo, é fundamental produzir conteúdos valiosos e que geram interesse. Além do mais, é sabido que a informação é a grande moeda de troca dos dias de hoje – principalmente, na internet.

Quando um usuário faz uma busca, ele deseja ir além do valor e disponibilidade do produto, descobrindo mais informações sobre o item, modos de uso, opiniões, curiosidades, etc.

Inclusive, no Inbound Marketing, a produção de conteúdo pode ser orientada para diferentes estágios na jornada de compra. Sendo assim, quanto mais próximo um potencial cliente estiver de adquirir o produto/serviço, mais aprofundadas as informações serão recebidas.

Daí o porquê o Inbound Marketing é tão versátil, já que ele suporta desde blog posts, passando por e-books, webinários, até conteúdos altamente específicos.

Conclusão

Começar o ano planejando a sua estratégia de Inbound Marketing é a melhor maneira de concentrar esforços rumo ao sucesso. 

A metodologia do marketing de atração já mostrou o seu potencial, principalmente com a expansão da internet e do crescimento das mídias online.

O artigo de hoje trouxe algumas dicas que podem te ajudar a elaborar um planejamento mais assertivo e, dessa forma, conquistar os seus objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind