O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, consiste em um conjunto de técnicas e estratégias de marketing digital, com a principal intenção de melhorar a classificação de um determinado site no Google.
Hoje em dia, grande parte das empresas que atuam na internet buscam introduzir campanhas de otimização em suas páginas, justamente porque o SEO é capaz de aumentar o tráfego orgânico, a geração de leads e, consequentemente, as vendas.
É preciso considerar que mais de 90% de todo o tráfego na internet é oriundo de um mecanismo de busca, principalmente o Google.
Ora, se pensarmos por um minuto, quando precisamos encontrar empresas de terceirização de folha de pagamento, por exemplo, é natural abrirmos o Google para iniciar uma pesquisa. Porém, não basta estar presente no buscador, é necessário ter um bom rankeamento.
Afinal de contas, 60% dos cliques vão para os três primeiros sites nos resultados de pesquisa, segundo o Search Engine Journal. Além disso, 75% dos usuários nunca clicam em sites após a primeira página do Google.
No artigo de hoje, saiba mais sobre o que é estratégia de SEO e como implementar em sua empresa. Acompanhe a leitura!
Afinal de contas, o que é SEO?
Como dito anteriormente, o SEO é um conjunto de técnicas de otimização, tendo com principal objetivo influenciar os algoritmos dos buscadores para definir o ranqueamento de uma página, conforme a pesquisa de uma determinada palavra-chave.
Sendo assim, quando um usuário digita “reforma de empilhadeiras”, por exemplo, irá se deparar com uma série de resultados. As páginas melhor classificadas são, em geral, as que aplicam melhor o SEO em suas estratégias e provam ao Google o porquê o seu conteúdo merece esse ranqueamento.
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Quais são os principais fatores de classificação?
De acordo com o Internet Live Stat, o Google processa mais de 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo, traduz 3,5 bilhões de pesquisas diárias e mais de 1,2 trilhões de buscas anuais.
Ou seja, são inúmeros conteúdos e páginas a cada segundo. Ao mesmo tempo, estima-se que existem mais de 200 fatores de ranqueamento no algoritmo no Google e a combinação entre eles é o que determina o posicionamento dos sites.
Mas diante disso, como obter uma boa classificação em um ambiente tão acirrado e concorrido? Para isso, vale a pena verificar as estratégias de SEO on e off page.
On Page
Os fatores de ranqueamento on page são as estratégias presentes dentro da própria página do negócio. Por exemplo, quando uma empresa que administra condomínio atualiza o seu conteúdo de acordo com o SEO.
Em geral, os principais recursos on page são:
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- Produção de conteúdo relevante;
- Uso de título e meta descrição;
- Aplicação de URLs amigáveis;
- Uso de imagens e ativos de marketing.
Desse modo, o Google irá avaliar esse conjunto de fatores e compreender o quê as suas páginas estão dizendo, para indexar e classificar da melhor forma.
O buscador também escolhe os sites que oferecem a melhor experiência ao usuário. Por conta disso, a própria audiência passa a olhar com “melhores olhos” as páginas bem classificadas durante a pesquisa.
Off Page
Já o SEO off page inclui os elementos que estão fora página, mas ajudam a mostrar que o seu negócio é uma referência no mercado. Por exemplo, quando um comércio de ferro e aço é citado em um portal de notícias.
Sendo assim, o SEO off page tem foco no relacionamento do seu site com o restante na web e a quantidade de backlinks (menções e hiperlinks) que a página recebe. Essa estratégia é conhecida como link building e é considerada um dos principais fatores de ranqueamento do Google.
Segundo o levantamento do Backlinko, a aquisição de backlinks está entre os primeiros sinais de classificação do buscador, ao lado da qualidade do conteúdo.
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Afinal de contas, quanto melhor é o relacionamento do seu site com o restante da web, maior é o nível de autoridade da página.
Fora isso, é possível receber novos visitantes de outros locais, algo que ajuda a melhorar o tráfego orgânico e a geração de leads.
5 estratégias de SEO para implementar na sua empresa
Conforme pesquisa do SEO Trends, cerca de 70% das empresas brasileiras aplicam o SEO como parte de suas estratégias de marketing digital. Muito disso, deve-se à grande eficiência das técnicas, capazes de contribuir com o crescimento dos negócios digitais.
No entanto, é preciso destacar que as estratégias de SEO têm resultados a longo prazo, pois tratam de campanhas de tráfego orgânico (não pago). Por isso, antes de aplicar as iniciativas em seu site, é preciso ter isso bem claro em mente.
A seguir, confira algumas das principais ações de marketing que podem colaborar com o crescimento e o sucesso da sua empresa.
1 – Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é a principal estratégia de SEO. Afinal de contas, quando um usuário procura por serviços contábeis em São Paulo, por exemplo, ele não deseja somente uma propaganda sensacionalista, mas sim, informações valiosas e atrativas.
Ter um conteúdo de qualidade aumenta o tráfego das páginas em até 2000%, além de ser uma maneira de transparecer autoridade, pois a sua empresa se porta como especialista em um determinado assunto.
Para aplicar o marketing de conteúdo, a melhor maneira é investir na criação de um blog, em conjunto com o site institucional do seu negócio. Dessa maneira, é possível ter uma plataforma específica para compartilhamento de artigos, vídeos e outros materiais.
2 – Palavras-chave
O uso de palavras-chave é extremamente popular dentro do SEO. De maneira geral, essa técnica consiste no emprego dos termos mais pesquisados no Google, que devem aparecer ao longo do conteúdo, para que o algoritmo faça a indexação das páginas.
No entanto, não basta usar indiscriminadamente as palavras-chave, repetindo-as de modo aleatório, somente para que os robôs do Google possam encontrar o conteúdo. Ao contrário, elas devem ser usadas de modo coerente, para melhor experiência do usuário.
Ou seja, se a palavra-chave é “interfonia condominial”, por exemplo, o interessante é criar um conteúdo que tenha relação com o termo e traga informações relevantes ao público.
Recomenda-se o uso de palavras-chave long tail (cauda longa), que são os termos com baixo volume de pesquisa, mas com alta probabilidade de conversão. Basicamente, elas são mais específicas, pois tratam de um assunto/tema de nicho.
Um exemplo clássico são os termos com localidade predefinida, como “abertura de empresa em São Paulo”. Dessa forma, as páginas classificadas pelo Google levarão em conta também a região de abrangência, o que aumenta as chances de conversão.
3 – URL amigável
O endereço de URL deve ser amigável, isto é, simples e objetivo, para que o Google possa encontrar a sua página com muito mais facilidade.
Até porque um site com o nome repleto de códigos, números e símbolos não contribui com a experiência do usuário.
A dica é optar pelo nome da empresa e, quando houver um conteúdo específico, usar a separação da aba com a palavra-chave principal.
4 – Imagens
Embora os Googlebots (robôs do Google) leiam majoritariamente textos e códigos, vale a pena investir em um conteúdo visualmente atrativo, com o uso de imagens, vídeos e outros ativos de marketing digital que possam melhorar a experiência do usuário.
Só com a adição de uma única imagem no conteúdo, já foi possível perceber um melhor ranqueamento dos resultados de pesquisa.
Dessa forma, ao tratar de seguro corporativo em um blog post, por exemplo, vale a pena colocar, pelo menos, uma fotografia para ilustrar o material.
5 – Navegabilidade em dispositivos móveis
Com o uso cada vez mais exacerbado dos dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones), o Google passou a considerar a responsividade como um dos fatores-chave para ranqueamento.
Por esse motivo, as páginas que ainda não ofereciam boa usabilidade em diferentes telas precisaram se adaptar, ainda mais se o objetivo é melhorar a classificação nos mecanismos de busca.
Conclusão
O SEO é uma das estratégias mais usadas em marketing digital, devido aos ótimos resultados, como aumento do tráfego orgânico, maior geração de leads e excelente conversão de vendas.
Isso porque a otimização interfere diretamente na classificação de uma página dentro dos resultados de pesquisa do Google. Já que grande parte das buscas acontece dentro desse mecanismo, estar bem posicionado é a garantia de sucesso para muitas empresas.
Entretanto, vale lembrar que o SEO é uma iniciativa a longo prazo e, por conta disso, é necessário ter paciência para adequar o seu site da forma mais otimizada possível.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.