Todos nós conhecemos o momento em que seu site cresceu até se tornar essa monstruosa montanha de páginas. Aquele momento em que você percebe que você tem muitas páginas em seu menu e o seu site perdeu a coerência. E também sabemos que para limpar essa bagunça é uma luta.
Neste artigo, gostaria de examinar uma série de coisas que teríamos que levar em conta (pelo menos) ao alterar a estrutura de um site. É um trabalho difícil e às vezes é preciso reescrever e talvez até criar novas páginas, mas como é um trabalho que adiamos há muito tempo, por que não começar a se reestruturar hoje?
Do caos a ordem: o seu menu
A estrutura visual do seu site é, na maioria dos casos, apresentada pelo menu do seu site. Claro que os breadcrumbs e os links internos ajudam muito aqui também, mas estes não são as coisas que um visitante comum leverá em conta. Seu menu idealmente deverá ter um número limitado de itens de nível superior, para manter o site focado.
Quantos níveis?
Minha preferência pessoal seria criar no máximo um subnível, mas eu sei que isso vai gerar algumas críticas dos clientes afirmando que eles “não conseguem espremer tudo o que eles têm a dizer em apenas algumas páginas”. Perceba que há várias maneiras de passar de uma página para outra e seu menu não tem que ser a única opção de navegação em seu site.
Itens Home e Contato
Para a maioria dos sites, o menu começa com o item Home e termina com o item de Contato. Todos os itens entre os itens Home e Contato devem estar relacionado de alguma forma. Liste os principais grupos de produtos ou áreas foco do site.
Foque nos Itens de menu relevantes
Por exemplo um site que analisei uma vez tinha três principais áreas de interesse: mergulho livre, mergulho e pesca submarina. É claro que esses itens possuem um link entre eles e, portanto, o menu parece natural. Se esses itens de menu fossem “mergulho livre, mergulho e Rally Dakar”, isso não ia parecer natural, certo? Mantenha as coisas dentro do mesmo tópico (assunto). Se você tem um site sobre mergulho e deseja escrever sobre sua experiência em Rally Dakar, tenho certeza que você pode criar um post no blog ou link para um site especializado e otimizado sobre isso. Ele não deve pertencer ao seu menu. Esta é a sua estrutura básica do site!
Otimizando a estrutura do seu site
O conteúdo pedra angular (em resumo: definir uma página principal por conteúdo e vincula-lo a partir de páginas relacionadas) mostra como os links internos contribuem para a estrutura do seu site. Embora os links do menu sejam os mais visíveis, se um visitante lê um artigo e quer saber mais sobre o assunto em questão, um link no texto é mais facilmente encontrado do que um item de menu que se relaciona com ele.
Leia Mais: Usando conteúdo pedra angular para seu site conquistar posições no Google
Crie uma apresentação visual da sua estrutura!
Chame de organograma, chame-o de fluxograma ou qualquer nome que você considere adequado, mas fazer uma apresentação visual da estrutura do seu site irá compensar. Comece com o menu desejado (um ou dois níveis) e veja se você pode encaixar mais páginas que você criou ao longo dos anos. Você achará que algumas páginas são validas mas não são mais adequadas ao seu menu.
Talvez este diagrama também mostre as lacunas na estrutura do site e você precise adicionar ou remover páginas para limpar o caos. Se você tem um site para uma empresa que desenvolve sites, um tópico na estrutura do seu site pode ser:
Desenvolvimento da Web → Sistema de gerenciamento de conteúdo → WordPress → Template do WordPress
Nem todas as etapas precisam estar no menu (talvez apenas o Desenvolvimento da Web e o Joomla sejam suficientes), mas todas as páginas da estrutura do seu site devem, idealmente, ser configuradas e otimizadas. Elas formarão um rico grupo de páginas que se fortalecerão.
Leia mais: ‘Estrutura de site inteligente para SEO’ »
Remova páginas (e redirecione-as!)
Você também encontrará páginas que precisam de atualização urgente ou pior: que na verdade não deve estar em seu site ou simplesmente não se encaixa na estrutura atual ou nova do site. Serviços que você costumava oferecer ou informações que simplesmente não são mais precisas. reescreva estas páginas ou copie as URLs para um arquivo de texto e as remova do site. Existe uma maneira de redirecionar (Redirecionamento 301) essas páginas, com extenções fáceis de usar para WordPress ou Joomla. De preferência, você deve redirecionar a URL de um artigo antigo para o novo, para preservar qualquer tráfego desta página. Se o artigo novo relacionado com o conteúdo do antigo não existir, redirecione para uma página de categoria relacionada, ou como último recurso para sua página inicial. Desta forma, a página (desatualizada) não irá mais interferir na estrutura do seu site.
Repensar suas categorias e tags
Ao usar o WordPress ou Joomla, uma estrutura de site óbvia é fornecida pelas Categorias e Tags que você utilizou para dividir seus posts. Já mencionei isso antes, mas 8 a 10 categorias seriam suficientes para um site. Talvez uma loja virtual possa ter mais, mas no nível superior deve consistir, de preferência, nesse número de categorias para manter focada a estrutura do seu site. Já vi sites usando mais de 300 categorias, acompanhadas por mais de 5.000 tags e mais. Isso não está estruturando seu site, isso está prejudicando a estrutura do seu site.
Para mim, a diretriz básica é que, se eu não acho que vou reutilizar uma tag, não vou aplicá-la a uma publicação. E se uma décima primeira categoria bate na minha porta, provavelmente me pergunto se vou publicar conteúdo nela com frequência nela.
Não leve isso despreocupadamente
Embora eu tenha escrevido isso em apenas alguns parágrafos, esta limpeza pode ser um processo demorado que não deve ser levado despreocupadamente. Ao mudar a estrutura de um grande site, pode fazer sentido mudar também a estrutura de links, o que pode ter muitas conseqüências. Neste artigo, nos concentramos na reestruturação do site para a experiência do usuário (e SEO), não em todas as implicações técnicas que isso possa ter se você quiser reestruturar para o próximo nível.
Conte ao Google sobre isso
No caso improvável, você construiu seu sitemap HTML manualmente, atualize esse sitemap depois de alterar a estrutura do seu site. No caso mais provável, você tem um sitemap XML, reenvie-o para o Google Webmaster Tools. Caso tenha removido uma página que simplesmente não deveria estar mais no Google, exclua-a do seu site. Redirecione essa página para uma página que está intimamente relacionada a ela.