Os motores de buscas são ainda um dos meios de tráfego mais importantes para sites, razão pela qual Search Engine Optimization (SEO) é incrivelmente importante. Embora SEO é muitas vezes pensado como sendo apenas um conjunto de alguns truques técnicos – e como um SEO profissional, confesso que gasto muito tempo com os clientes para corrigir problemas técnicos – a estrutura de site é tão importante. A estrutura do seu site determina se um mecanismo de pesquisa compreende qual é o assunto do seu site e qual a facilidade com que ele encontrará e indexará o conteúdo relevante para o propósito e a intenção do seu site.
Ao criar uma boa estrutura de site, você pode usar o conteúdo que você escreveu e que atraiu links de outros sites na estrutura do seu site para espalhar parte desse “link juice” para as outras páginas do seu site. Em um site comercial, isso significa que você pode usar o conteúdo de qualidade que você escreveu para melhorar a classificação de suas páginas de vendas também nos motores de pesquisa (Google, Bing, Yahoo e etc). Eu recebi sua atenção agora? Ok, agora que nós já descobrimos o que e por que, vamos para o como.
Desenvolver uma boa estrutura de site
Ao desenvolver um novo site, ou reestruturar um já existente, ajuda se você planejar a estrutura de site no Excel (ou Visio). Mas infelizmente a maioria dos desenvolvedores não planejam a estrutura de um site antes de começar o desenvolvimento propriamente dito e fazem algo parecido com o mostrado na Figura 1 (baseado no site de uma antiga agência que eu trabalhava):
Figura 1: Uma estrutura de site típica
Agora, como você pode ver que esta estrutura é desequilibrada, como a seção de “Projetos” constituindo mais de metade do site inteiro. Certifique-se de que a estrutura do seu site pareça uma pirâmide razoavelmente equilibrada. Eu recomendo que você tenha algo entre 2 e 7 seções principais, dependendo de como é o conteúdo pesado do seu site, e nenhuma seção deve ser mais do que o dobro da dimensão de qualquer outra seção.
Além da seção de “Projetos” ser muito grande, há mais alguns pontos a serem considerados sobre a Figura 1. Primeiro, há três páginas que são basicamente sobre quem somos: “Quem Somos”, “Projetos” e “Sites” e ao verificar as estatísticas do site, descobri quais as páginas do site que eram responsáveis por cerca de 30% do tráfego, mas estavam no terceiro e quarto níveis.
O benefício de usar uma ferramenta como o Visio ou Excel, como eu fiz, é que é muito fácil de reorganizar as coisas, e é fácil obter uma boa “sensação” para saber se a nova estrutura vai funcionar. Muitas vezes eu usei uma mesa ou uma parede e um monte de notas de post-it para esta finalidade também, e que também tem funcionado bem para mim.
Então eu comecei a reorganizar as seções e surgiu uma estrutura da seção vista na Figura 2.
Figura 2: Uma estrutura de seção mais refinada
Como você pode ver, eu decidi mover algumas páginas “para cima” da árvore, e eu removi algumas páginas. Quando você está repensando a estrutura do seu site, você geralmente descobre que algumas páginas não são realmente benéficas para seus usuários. Eliminá-las é a melhor coisa que você pode fazer se for esse o caso.
Outra opção que fiz foi mover o blog para a homepage. A página inicial era absurdo absoluto, era basicamente mais uma página do tipo “Quem Somos”. O blog era a base do site, então a equipe decidiu torná-lo a pedra angular desta estrutura também.
OBS: Quando você muda as páginas de lugar existe a possibilidade de haver alterações na URL da página, você deve ficar atento a isto. A fim de que você faça redirecionamento 301 da URL antiga para a URL nova. Para que o seu site não fique com referências quebradas no google (Caso o seu site já esteja indexado).
Nomeando suas seções
Quando estiver satisfeito com a estrutura do seu site, dê uma olhada nos nomes que você propôs para suas seções. Se você tem conteúdo suficiente sobre um assunto para que ele possa ter sua própria seção, você pode apostar que as pessoas estão procurando por ele também. É por isso que é muito sensato certificar-se de que seus nomes de seção usam as palavras-chave que as pessoas estão procurando!
Por exemplo, se você escreveu artigos sobre Ferramentas de SEO e crie uma seção para eles, você não deve chamar essa seção de Ferramentas. O que as pessoas vão procurar? Se eles querem conhecer uma nova ferramenta de SEO, eles provavelmente iriam usar “Ferramentas de SEO” como um termo de pesquisa. Você pode fazer um pouco de pesquisa sobre as palavras-chave que as pessoas pesquisam. Algumas ferramentas são gratuitamente disponíveis são:
- 1. Google Trends
- 2. A Ferramenta de palavras-chave do Google AdWords
- 3. Ferramenta de palavras-chave do Bing Ads (a conta do Bing Ads é obrigatória)
Escolha os nomes certos para suas seções e subsecções, e você estará na metade do caminho. Agora use as mesmas técnicas para escolher os títulos para suas páginas e certifique-se de mantê-las curtas e limpas. As seções agora têm nomes como mostrado na Figura 3.
Figura 3: Estrutura de site com nomes de seção mais coerente
Agora nós cobrimos as duas partes mais importantes para definir a estrutura do seu site, vamos voltar nossa atenção para alguns outros pontos importantes a considerar.
Outras coisas que você deve ter em mente
Há coisas para se manter em mente quando se trabalha com a estrutura do seu site.
Fóruns e outros conteúdos controlados pelo usuário: Se uma parte de seu site está produzindo mais conteúdo, em seguida, a qualidade dessa parte altamente produtiva é mais pobre em relação a outra parte do site, você não vai querer misturar os dois. Por exemplo, digamos que uma página é atualizada a cada poucas semanas com artigos de alta qualidade reunindo cargas de links. Enquanto outra seção do seu site é a seção de fóruns, que produz cargas de novos conteúdos todos os dias, de qualidade questionável.
Seu fórum vai provavelmente deteriorar as classificações da sua página de alta qualidade, porque você está constantemente “fluindo” a força de sua página de alta qualidade para seus fóruns. Então a melhor coisa que você pode fazer com o fórum é movê-lo para um subdomínio do seu site.
Este é um problema menor quando você tem um blog em seu site, que você controla. A qualidade será menos questionável.
Categorias e tags redundantes: Mais cedo ou mais tarde você vai cair nessa armadilha – de ter várias categorias em seu site / blog e constantemente atribuindo as mesmas duas categorias a determinados artigos. Digamos que você tenha a categoria “navegadores” e “Firefox”, e o Firefox é o único navegador sobre o qual você escreve. Agora, quando você tem uma visão geral para a página de categoria “navegadores”, você verá que é exatamente o mesmo conteúdo de quando você olha para a página da categoria “Firefox” – as duas categorias são basicamente redundantes.
Quando você está usando tags, isso acontece ainda mais. Você provavelmente está se perguntando “o que há de errado com isso?” Bem, digamos que algumas pessoas queriam referenciar os seus posts, porque gostaram deles. Você acabou de perder o controle sobre qual categoria eles vão linkar – o primeiro pode escolher um post da categoria “navegadores”, ea segunda pessoa pode escolher um post da categoria “Firefox”. Se isso acontecer várias vezes, você está “jogando fora” bons links.
Digamos que você tenha 2 links para sua página de categoria “navegadores” e 2 links para sua página de categoria “Firefox”. Um concorrente menos popular tem 3 links para a sua única página de “categoria de navegador”, porque ele não tem uma categoria “Firefox” redundante. O seu concorrente teria uma classificação agora acima de você.
É muito importante certificar-se de que você não está mostrando o mesmo conteúdo em várias páginas, porque isso não estará ajudando a sua classificação.
Estrutura interna de links
Se você fez tudo certo com a estrutura do seu novo site ao olhar ela como uma pirâmide. Agora você deve considerar como você irá conectar as seções desta pirâmide. Olhe para essas seções como pequenas pirâmides dentro de sua pirâmide maior. Cada página no topo da pirâmide que deve conectar-se a todas as suas subpáginas e vice-versa. Assim, todas as subpáginas dentro de uma pirâmide devem ter link para a página no topo da pirâmide.
Linkando a partir de páginas que estão intimamente relacionados entre si, você estará aumentando possibilidade de seu site conseguir melhores classificações no Google e ter maior quantidade possível de páginas indexadas. Você vai ajudar o motor de busca, mostrando o tema ao qual o seu site relacionado e também facilitando a navegação pelo site.
Tome a figura 4 como um exemplo.
Figura 4: Você também precisa considerar como as páginas se ligam entre si dentro de cada seção.
Você deve se certificar de ter links entre cada página relevante para essas páginas. Por exemplo, se você linkar a subpágina 3 para a página ferramenta 2, o mecanismo de pesquisa poderia pensar que a subpágina 3 estava relacionada a página ferramenta 2, enquanto que só está relacionada a página ferramenta 4.
Estrutura de URLs do site
Uma vez que você criou sua estrutura nova para o site, você pode ir adiante e criar as URLs para esta estrutura. URL de cada página deve descrever o conteúdo da página e ainda ser tão curta quanto possível.
Tenha em mente as seguintes coisas durante a implementação de suas novas URLs:
Palavras-chave: Se você tiver escolhido as palavras-chave para as quais você deseja classificar, você deve incluir as palavras-chave em suas URLs.
Separar palavras por hifens: Se você estiver usando várias palavras nas URLs, separe-as com hifens.
Use URLs curtas: quanto mais curta a URL, mais fácil será lembrá-la, copiá-la, passar adiante facilitando sua divulgação.
Letras minúsculas: URLs podem conter tanto letras maiúsculas quanto letras minúsculas, mas preferencialmente, use letras minúsculas por que facilita a leitura pelos usuários.
Ao mudar as URLs sempre faça redirecionamentos 301: Certifique-se de que você redirecione todas as suas URLs antigas para suas URLs novas usando redirecionamentos 301. Um redirecionamento 301 é um redirecionamento permanente, e desta forma os motores de busca vai passar todo o valor do link da URL antiga para a nova.
Domínio com WWW ou sem WWW: Certifique-se de http://exemplo.com tenha redirecionamentos 301 para http://www.exemplo.com, ou o contrário, para que as pessoas sempre façam links para a mesma “versão” do seu site e assim prevenindo para que você não tenha divisão do PageRank e duplicação de conteúdo.
Canonização de URLs: um dos maiores problemas em relação as URLs é duplicação de conteúdo, neste artigo, aprenderemos sobre o uso da tag canonical para que parâmetros de URL não gere conteúdo duplicado no seu site.
Para obter mais informações sobre URLs e os problemas que podem causar, consulte meu artigo sobre conteúdo duplicado.
Conclusão: trabalhe na estrutura do seu site
Uma boa estrutura de site é um requisito para SEO (Search Engine Optimization). Ele permite que seus usuários e mecanismos de buscas encontrem conteúdo em seu site com mais facilidade. Uma boa estrutura é bem categorizada, e as páginas nele apenas ligam a outras páginas sobre o mesmo tópico.
Usar URLs corretas para as páginas dentro dessa estrutura do site aumenta a chance de que as pessoas se lembrem e referenciem a sua URL e aumente muito sua capacidade de classificar nos mecanismos de pesquisa também.