Atenção às diretrizes para webmasters do Google

O Objetivo deste artigo é orientar sobre mudanças importantes que ocorreram nas diretrizes para webmasters do Google no ano de 2016, que são muito válidas até hoje e ressaltar alguns pontos importantes que passaram despercebidos por muitos administradores de sites. O Google tem um conjunto de diretrizes para webmasters, estas são diretrizes que te ajudam a melhorar seu site para pesquisa. Eles sempre atualizam essas orientações, é interessante ver o que eles adicionaram e o que eles mudaram.

O que são as diretrizes para webmasters do Google?

A primeira linha de diretrizes do Google diz tudo:

Siga as diretrizes gerais abaixo para ajudar o Google a encontrar, indexar e classificar seu site.

Esse é o pedaço mais importante para pessoas “normais”. Então a segunda parte das diretrizes para webmaster entram em jogo: as Diretrizes de Qualidade. Nesta atualização, o Google não alterou nada importante, mas descreve o que o Google acha que é spam e o que poderia te banir do Google.

As novas diretrizes para webmasters do Google

Nesta atualização das diretrizes para webmasters, várias diretrizes foram adicionadas recentemente. Vamos analisá-las abaixo:

Orientação sobre HTTPS

A nova diretriz do webmaster diz:

Se possível, proteja as conexões do seu site com HTTPS. Criptografar interações entre o usuário e seu site é uma boa prática para comunicação na web.

Pessoalmente, estou de acordo com o Google sobre isso. Nós escrevemos sobre como mover seu site para o HTTPS, Nós temos esse artigo para ajudá-lo a fazer o movimento, com base em coisas que encontramos..

O que é interessante é que o Google parece querer ir ainda mais longe no Chrome e marcar sites que não são https especificamente como inseguros.

Uma orientação para tornar o seu site compatível com dispositivos móveis

A nova diretriz diz:

Projete seu site para todos os tipos e tamanhos de dispositivos, incluindo computadores, tablets e smartphones. Use a ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis para avaliar como suas páginas funcionam em dispositivos móveis e receber comentários sobre o que precisa ser corrigido.

Isso realmente, realmente não deve ser uma surpresa. Na verdade, só agora foi adicionado às diretrizes. O Google deu várias advertências sobre sua simpatia por dispositivos móveis tornando-o um fator de classificação para as pesquisas móveis.

Uma diretriz sobre acessibilidade

Nova versão das diretrizes se concentra mais na acessibilidade. Ele destaca esta citação:

Torne o conteúdo importante do seu site visível por padrão. O Google pode rastrear conteúdo HTML oculto dentro de elementos de navegação, como guias ou seções de expansão. No entanto, consideramos esse conteúdo menos acessível para os usuários e acreditamos que suas informações mais importantes precisam ficar visíveis na visualização de página padrão.

Em outra seção, eles falam sobre atributos alt para imagens e tags de título para páginas:

Certifique-se de que seus elementos <title> e atributos alt são descritivos, específicos e precisos.

Meu palpite é que este é dirigido a pessoas que usam plugins ou outros softwares para adicionar atributos alt automaticamente a imagens que são basicamente o título da postagem, e não específicas para a imagem. Minha recomendação seria não fazer isso. Temos um post sobre tags alt que vale a pena ler:

Leia mais: ‘Imagem SEO: Otimização de Imagens’ »

As diretrizes atualizadas para webmasters

Ao lado de novas diretrizes de webmaster, há também um monte de atualizações para diretrizes existentes. Quero tocar nos mais importantes:

Links e estrutura do site

Entre as diretrizes atualizadas, destaco o sobre links. Costumava-se ler antes da atualização:

Crie um site com uma hierarquia clara e links de texto. Cada página deve estar acessível a partir de pelo menos um link de texto estático.

Agora ele lê:

Verifique se todas as páginas no site podem ser acessadas por meio de um link em outra página que pode ser encontrada. O link de referência precisa conter texto que seja relevante para a página de destino. No caso de imagens, é necessário um atributo alt.

Isso altera duas coisas: destaca o valor do texto âncora, seja um atributo alt ou o texto real do link, que informa ao Google qual é a página a que você está se referindo.

Ele também fala sobre um link “encontrável”. Isto, embora subjetivo, provavelmente significa que o Google não quer um sitemap que está escondido em algum lugar no rodapé do seu site. O Google também adicionou:

Elabore seu site de maneira a ter uma hierarquia de páginas clara e conceitual.

A palavra conceitual aqui é muito interessante: não apenas certifique-se de tudo tem um link, mas certifique-se de que a hierarquia conceitual funciona. É muito claro: você precisa de uma boa estrutura de site e boa linkagem interna.

XML e HTML Sitemaps

Relacionado com a estrutura do site, o Google agora também fala sobre um sitemap visível em suas diretrizes mais do que antes:

Forneça um arquivo de Sitemap com links que direcionem usuários a páginas importantes do seu site. Forneça também uma lista legível com links para essas páginas. Essa lista por vezes é chamada de “índice do site” ou “página de sitemap”).

Leia mais: ‘O que é um sitemap XML e por que você deve ter um?’ »

Alterações técnicas

Há mais mudanças técnicas, a maioria das quais você não precisa se preocupar se você é um usuário normal com um site decentemente desenvolvido.

Conclusão

O sentido que Google está tomando não está mudando: estas diretrizes atualizadas do webmaster focalizam mais no valor para o usuário do que as diretrizes precedentes do webmaster. Essas mudanças mostram os pontos em que as atenções se concentram, no entanto, e podem nos levar a tomar decisões um pouco mais informadas sobre onde é melhor gastar o nosso tempo.

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind