3 técnicas de Copywriting que mantêm leitores colados no seu conteúdo

técnicas de Copywriting

Aqui estão três técnicas de copywriting criadas para não só pegar a atenção do seu público, mas também para mantê-los lendo cada palavra sua.

Deixe-me perguntar-lhe isso … Aproximadamente quantos artigos você acha que leu sobre escrever melhores títulos, subtítulos ou até mesmo frases iniciais, para esse assunto?

Uma tonelada deles, eu aposto. Afinal, os profissionais de marketing inteligentes sabem que essas são todas lições valiosas.

Mas aqui está a coisa:

Não assuma que as técnicas de copywriting só podem melhorar o seu conteúdo, ajudando a captar a atenção das pessoas.

Há uma série de dicas de copywriting que vão além elaborar títulos e subtítulos.

1. Qualifique seus leitores (eles vão te amar por isso)

Aposto que você já ouviu este adágio antes:

“Se você faz marketing para todos, você não está fazendo marketing para ninguém.”

No entanto, muitos blogueiros – especialmente aqueles que escrevem para várias pessoas – nem sempre qualificam seus leitores para tipos específicos de conteúdo.

Por isso, quero dizer:

Deixe claro para quem é seu conteúdo – e para quem não é.

Por que é importante fazer isso?

Duas razões:

  • Você criará um vínculo mais forte com seu público-alvo. As pessoas terão mais probabilidade de continuar lendo se estiverem confiantes de que o que você tem a dizer é adaptado para pessoas como elas. Estamos naturalmente mais inclinados a consumir conteúdo que é altamente relevante para a nossa situação ou como nos vemos.
  • Você não vai frustrar os leitores que não estão interessados. Os leitores podem se sentir enganados se lerem 500 palavras apenas para perceber que o post não se aplica a eles.

É muito fácil qualificar seu público, também.

Copywriters podem usar declarações “ideal para”  para permitir que os prospects saibam que eles têm uma oferta que é perfeita para eles.

Não seja tímido em identificar quem se beneficiará mais do seu conteúdo.

2. Agite a dor do seu leitor – de uma boa maneira

Como a lenda do copywriting Dan Kennedy colocou:

“… as pessoas são mais propensas a agir para evitar a dor do que para obter ganho.”

É por isso que a fórmula copywriting Problema-Agite-Solução (PAS) é tão poderosa:

  • Problema: Identificar o problema do leitor.
  • Agite: Agite todas as emoções dolorosas relacionadas com o problema.
  • Resolver: dar-lhes uma solução.

Agora, um monte de criadores de conteúdo são bons em trazer o problema e entregar a solução. Mas é a parte agitada que muitas vezes é esquecida.

Então, como você “agita?”

Ao invés de saltar para a solução, primeiro pintar um retrato que mostra as conseqüências cheias do problema do seu leitor. Fazê-los senti-lo em um nível bruto, visceral.

Dessa forma, eles vão entender completamente por que eles devem continuar lendo seu conteúdo. E isso é bom para eles e para você.

Agora, o truque é descobrir o quanto agitar o problema.

Você pode ser capaz de fazer o leitor sentir dor visceral com uma frase ou duas. Ou, às vezes, pode levar mais tempo para garantir que o público realmente entenda o escopo de sua luta – mas, uma vez que o fizer, você terá sua atenção inabalável até você mostrar a solução em seu conteúdo.

3. Plante “sementes” para manter o ritmo

Este é fantástico se você escrever conteúdo longo.

Cada escritor é obrigado a ter alguns pontos lentos em seu conteúdo onde a atenção do leitor pode diminuir um pouco. Por que isso é um problema?

Porque há um risco de seu leitor começará a ficar distraído e abandonará seu post. Provavelmente para sempre. Mas há uma maneira simples de corrigir isso.

Usando o que a lenda do copywriting Joe Sugarman chama de “sementes de curiosidade”, você é capaz de dar aos leitores um incentivo para continuar.

Veja como funciona:

Adicionar uma linha curta no final de um parágrafo que seduz o leitor a continuar para o próximo parágrafo.

Você pode ser muito explícito com sua “semente” usando frases como:

Deixe-me explicar.

Fique aqui comigo.

Leia mais para descobrir.

… ou você pode ter uma abordagem mais sutil em seu lugar.

Algumas idéias:

Termine com uma pergunta

Eu plante uma “semente” perguntando: “Por que isso é um problema?”

Isso incentiva as pessoas a manter a leitura, porque quando vemos uma pergunta, nossos cérebros, naturalmente, querem saber a resposta. Ele funciona particularmente bem quando você quer transição para uma explicação.

Aqui estão mais alguns exemplos:

Por que eu digo isso?

O que isso significa para você?

Por que você deveria se importar?

Dica de um benefício ou solução

As pessoas manterão a leitura se souberem que há uma recompensa a seguir.

Por exemplo, eu configurar um problema no início desta seção e, em seguida, sugeri uma solução com a linha: “Mas há uma maneira simples de corrigir isso.”

Você também pode tentar estes:

É mais fácil do que você pensa.

Aqui está o segredo:

Mas há uma solução.

Avisar de uma ameaça

O cérebro humano é programado para responder às ameaças. Até o menor sinal de perigo arrebata nossa atenção.

Você poderia escrever:

Uma palavra de cautela:

E fica pior.

Mas há um problema com isso.

Essas são apenas algumas idéias para você começar.

A coisa importante de lembrar ao usar esta técnica é que suas “sementes” devem sempre ser natural – nunca forçadas. Seu trabalho é tranqüilamente fazer a transição do leitor de uma frase para a próxima.

A interseção de copywriting e marketing de conteúdo

Há um monte de outras táticas de copywriting que vai manter seus leitores colados ao seu conteúdo.

Mas não importa quais técnicas você usa – se você está escrevendo uma postagem no blog, página de vendas, ou um ebook – primeiro você precisa entender o seu público-alvo.

Conheça seus problemas. Seus medos. Seus sonhos.

Essa regra é essencial tanto para o marketing de conteúdo e copywriting.

Que técnicas de copywriting você usa ao escrever o conteúdo? Conte-nos sobre eles nos comentários abaixo.

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind