Você deve manter o conteúdo antigo?

Você deve manter o conteúdo antigo

Escrever um post no blog pode ser um desafio muito árduo, mas depois, você provavelmente estará orgulhoso do que você criou. De jeito nenhum você vai jogar na lixeira esses lindos artigos, certo? Mas o que você deve fazer com posts que são realmente muito antigos? Você deve manter, excluir ou mesclar eles?

Neste post, explicarei por que você não pode manter todo o seu conteúdo antigo. Além disso, explicarei quais tipos de conteúdo você deve manter em seu site e quais tipos de artigos devem ser excluídos.

Por que você não pode manter todo o seu conteúdo antigo

Mesmo que seu conteúdo seja realmente incrível, você precisa fazer alguma limpeza. Caso contrário, você estará prejudicando suas próprias chances de classificação no Google. Existe apenas um número limitado de posições nas páginas de resultados de pesquisa do Google. O Google mostrará apenas 1 ou 2 resultados do mesmo domínio nos resultados da pesquisa para qualquer consulta específica. Se você é um domínio de alta autoridade, pode obter três resultados.

Se você tiver escrito três artigos focados nas mesmas palavras-chave – ou muito semelhantes -, estará competindo consigo mesmo por esses espaços limitados nos resultados da pesquisa. Você estará confundindo o Google. É por isso que você não pode blogar indefinidamente sobre o mesmo conteúdo. Você precisa fazer algum gerenciamento de conteúdo.

Atualizar, excluir ou mesclar?

Existem três coisas que você pode fazer com o conteúdo antigo. Você pode atualiza-lo, excluí-lo ou mesclá-lo. Não sabe o que fazer? Tudo depende do seu conteúdo.

1. Atualizar conteúdo

Um artigo ainda é muito valioso? Ele recebe muito tráfego do Google? A postagem ainda está alinhada com seu site e sua empresa? Conteúdo antigo que ainda é muito valioso deve, claro, ser mantido em seu site. Certifique-se de que esse conteúdo seja atualizado regularmente. Seus artigos mais importantes nunca devem conter informações desatualizadas. Definir lembretes para você mesmo atualizar esses artigos de vez em quando é uma ótima maneira de garantir que seu conteúdo esteja sempre atualizado.

Resolva o problema com a estrutura do site

Manter o conteúdo em seu website tem um preço, especialmente se você escreve muito sobre assuntos semelhantes. Certifique-se de determinar alguma estrutura e hierarquia ao seu site. Se uma das suas páginas ou posts é muito mais importante que as outras, você deve tratá-la como tal. Coloque essa página importanteno topo da sua hierarquia. Linque as páginas menos importantes à sua página mais importante. Dessa forma, você estará dizendo ao Google qual artigo você deseja que tenha uma classificação mais alta e poderá manter os dois artigos.

2. Excluir (e redirecionar) conteúdo desatualizado

Um artigo está desatualizado? Contém informações inválidas? Contém informações que não são mais informativas? De vez em quando você escreve sobre um evento ou anuncia algo novo. Depois de algum tempo, esses artigos são praticamente inúteis. Esses tipos de artigos devem ser excluídos. Você deve se certificar de redirecionar o artigo para algo semelhante (ou para a página inicial, se você não conseguir encontrar uma alternativa).

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3. Mesclar conteúdo

Você já escreveu vários artigos sobre o mesmo assunto? Eles são praticamente os mesmos? Eles estão classificando (rankear no Google) para as mesmas palavras-chave? Esses tipos de artigos devem ser mesclados. Faça um artigo realmente incrível dentre os dois (ou três) que você escreveu. Em seguida, exclua (mas não esqueça de redirecionar) os artigos antigos. Eu escreveria o novo artigo mesclado na URL que atraiu mais tráfego do Google.

Conclusão

Verificar, atualizar, estruturar e excluir conteúdo antigo deve fazer parte de um processo. Assim como você precisa limpar o seu guarda-roupa de vez em quando, você também precisa limpar o seu conteúdo antigo. Conforme seu site cresce, você precisa limpar o conteúdo e manter a estrutura. Isso realmente precisa ser um elemento central em todas as estratégias de SEO.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind