Sobre headlines e taglines

Eu vejo um monte de sites diariamente. Uma coisa que eu noto quando olho para esses sites é como é mal comunicada a missão critica da página do site. Uma maneira realmente boa e rápida para transmitir a sua missão critica é usando headlines e taglines.

Neste artigo eu vou te dizer como usar suas headlines e taglines para a sua vantagem, para comunicar em uma mensagem clara para as pessoas entender. Porque você quer que as pessoas a entendam sobre o que é seu site ou página, certo?

O que são as headlines e taglines?

Assim, a headline é basicamente o título de uma página ou artigo. Headline é um substantivo do vocabulário Inglês, cujo sinônimo é “Título”.

Uma tagline, normalmente, serve para esclarecer ou especificar o título. A tagline também é algo que não é tão obrigatório como o título. A página tem que ter um título, mas ele não tem que ter uma tagline. Especialmente se o título é claro o suficiente em si mesmo.

Por que usar headlines e taglines?

Como eu mencionei acima, headlines e taglines são uma maneira boa e rápida para dizer às pessoas sobre o que é seu site. E isso é importante, porque as pessoas querem entender o tema do seu site ou o que a sua empresa faz, para que eles saibam se você tem o que eles querem. As pessoas não querem gastar 30 minutos (ou 5, para saber o assunto) procurando em seu site para entender o que você faz. Eles só querem ir a um site com uma mensagem mais clara.

Além disso, ter que pensar sobre uma headline digna e / ou tagline para o seu site e suas páginas, faz você pensar sobre o seu core business. O que é que você está tentando transmitir?

Coloque-se no lugar dos seus visitantes!

Quando você descobriu qual é o seu negócio principal ou propósito para uma página, ele pode realmente ser bastante difícil de escrever de tal forma que é compreensível para todos. Mas tenha clareza e foco:

Queremos clareza. É a experiência que temos ao visitar o site pela primeira vez: o que vamos obter deste site? Está claro os benefícios para os visitantes? E onde ou como eu posso obter esses benefícios?

Não acho que as pessoas vão entender o que você está falando, apenas porque eles estão em seu site. Tente colocar-se na pele de uma pessoa que visita o seu site pela primeira vez. Está claro o que você está oferecendo apenas lendo o headline ou tagline? Para este artigo a manchete é “Sobre headlines e taglines”. Isso é simples, curto e claro. As pessoas vão saber apenas lendo esse título sobre que o será o artigo.

Claro que, para um único post é muito mais fácil de escrever do que se trata do que para todo o seu site ou negócio. Então, você deve levar algum tempo para formular o seu negócio e objetivos do seu core business. Se você acha que encontrou um título decente, pode ser uma boa ideia consultar alguém de fora de sua empresa para verificá-la e deixá-los dizer se eles entendem. E continuar fazendo isso até que eles entendam.

Headlines que trabalham

Existem algumas maneiras que você pode ter certeza que as pessoas vão entender o seu título e até mesmo cumprir a missão critica de sua página. Eu vou te dar algumas dicas aqui:

Headlines de ação orientada

Se possível, tente escrever suas manchetes de uma forma orientada para a ação. Você pode fazer isso usando verbos e frases que implicam uma ação para o visitante. Por exemplo, poderíamos ter uma headline dizendo: “Aumente os resultados do seu site no Google com nossa consultoria de SEO”. Isso mostra as pessoas um dos valores fundamentais do nosso serviço de consultoria em SEO e vai motivar muito mais as pessoas para solicitar um orçamento.

Combine a sua headline com uma tagline

Combinando a sua headline com uma tagline vai dar às pessoas uma explicação muito clara e concisa de sua headline. Nem todas as headline precisa de uma tagline, mas normalmente o efeito de ter uma taglines (ou sub headline, como você quiser chamá-la) é positiva. A tagline é mais uma oportunidade de garantir que as pessoas vão cumprir a missão critica e esclarecer seus visitantes.

Ter uma headline clara

Este é provavelmente o mais difícil de fazer, porque, como você sabe o que está claro para as pessoas? Este é algo que você deve definitivamente testar. Mas em qualquer caso, você precisa ter certeza que é o mais específico e concreto possível. Mais uma vez, tudo se resume a clareza.

Seja claro!

Até agora você deve obter o meu ponto principal: você tem que ser claro! Se as pessoas não conseguem entender o seu site ou o que você está vendendo / ofertando, eles não vão ficar muito tempo na página para descobrir. Especialmente quando as pessoas estão procurando por algo, eles não vão fazer qualquer outra coisa do que apenas escanear a página. Então não se esqueça de que as headlines e taglines tem que ser tão claras e concisas quanto possível.

O que você acha? Já experimentou algumas variações agradáveis ​​headlines que funcionou muito bem para você? Ou tem qualquer outra coisa de mencionar? Deixe-me saber nos comentários!

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

Como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossa empresa de marketing pode impulsionar suas vendas, aumentar sua visibilidade online e alcançar seus objetivos de negócios.

Desenvolvemos projetos conforme as necessidades e objetivos de cada cliente, sempre com processos bem definidos e transparentes do planejamento ao controle, facilitando a comunicação com as partes interessadas e a melhoria contínua das ações de marketing implementadas.

Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind