Sábado, 21 Abril 2018

Questões de acessibilidade WEB

Escrito por

Usabilidade é importante: para todos. Para se certificar que seu site pode ser convenientemente utilizado por todos os seus visitantes (mesmo por aqueles com deficiência visual), você tem que otimizar a acessibilidade do seu site. Cada desenvolvedor de software deveria ter pelo menos algum interesse básico nisso.

O que é acessibilidade?

A acessibilidade é sobre o quão bem o seu software ou site pode ser utilizado pelos visitantes deficientes visuais, por exemplo. Wikipedia diz assim:

Acessibilidade refere-se à concepção de produtos, dispositivos, serviços ou ambientes para pessoas com deficiência. O conceito de design acessível garante tanto "acesso direto" (ou seja, sem ajuda) e "acesso indireto", que significa compatibilidade com tecnologias de assistência para uma pessoa (por exemplo, leitores de tela do computador).

Questões de acessibilidade WEB

Temos uma população em envelhecimento, que é muito claro. Esse grupo crescente de idosos está ficando mais e mais familiarizado com a Internet, usando iPads e Samsung Galaxy para pedir pizza e reservar hotéis. Embora nós não queiramos isso, nossa visão diminui com a idade. Nosso website e software precisam ser acessíveis para este grupo crescente de visitantes.

Claro, existem muitas pessoas com deficiência visual, as estimativas são de 285 milhões de pessoas deficientes visuais em todo o mundo: 39 milhões são cegas e 246 com baixa visão. 82% das pessoas que vivem com cegueira estão com 50 anos e acima. Fonte: OMS.

O daltonismo (deficiência de visão de cores) afeta aproximadamente 1 em cada 12 homens (8,3%) e 1 em cada 200 mulheres no mundo (0,5%).
Cerca de 50,4% da população do mundo é do sexo masculino, 49,6% são do sexo feminino. 7,3 bilhão de pessoas vivem atualmente no planeta, o que significa mais de 300 milhões de homens daltônicos e mais de 18 milhões de mulheres daltônicas. Isso é um monte de gente que você está perdendo quando você não está otimizando seu site ou software para os visitantes cegos ou daltônicos!

Eu entendo totalmente que nem todas as pessoas cegas usam a internet e eu também entendo que nem todas as pessoas daltônicas precisam de um website ajustado. Mas não é tão difícil otimizar seu site ou software. Os principais CMSs (WordPress, Joomla e Drupal) estão trabalhando duro em acessibilidade e tem mais de 90% dos códigos acessíveis.

Acessibilidade WEB não é apenas para deficientes visuais!

Existem muito mais condições em que as pessoas podem ter problemas de acessibilidade que incluem, por exemplo, dislexia (e outras dificuldades de leitura) e dificuldades de destreza em que os usuários não são susceptíveis de utilizar um mouse ou teclado. Alguma vez você já tentou usar o seu site, ou o algum software sem o uso de um mouse? É um trabalho duro.

E não vamos nos esquecer do visitante surdo, que quer assistir vídeos e estava enfrentando horas de vídeos sem legendas. É muito fácil adicioná-las!

Muito provavelmente vou atualizar este artigo com mais informações em profundidade sobre acessibilidade. Nesse meio tempo, eu adoraria ouvir suas experiências nos comentários!

Henry Douglas

Analista de marketing digital e trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla e Wordpress.

shiftmind.com.br/
Mais nesta categoria: Sobre headlines e taglines

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixar seu comentário

Posting comment as a guest.
Anexos (0 / 3)
Share Your Location

Marketing Digital ShiftMind

A Shift Mind é uma empresa que cria e dissemina conteúdo gratuito sobre Marketing Digital, WordPress e Joomla. O nosso principal objetivo é fornecer conhecimento gratuito para ajudar empreendedores a construir sites de resultados!

SEÇÕES

Interessado em conteúdo Premium?

Receba novos vídeos, eBooks e novidades pela Shift Mind!

Não enviamos Spam!

Procurando algo?