Usando conteúdo pedra angular para seu site conquistar posições no Google

posições no Google

A pergunta mais comum que respondemos na área de SEO é “como faço para meu site conquistar posições no Google para a palavra-chave X?”.

O que a maioria das pessoas não percebe é que estão fazendo a pergunta errada. Você vê, que sites não classificam suas páginas no Google. Se você deseja classificar seu site para uma palavra-chave, o primeiro passo será determinar qual página você quer classificar para uma determinada palavra-chave.

Adicionar essa palavra-chave ao título de cada página não vai ajudar. Nem escrevendo 200 artigos sobre ela, sem um artigo central para ligar todos os artigos. Você precisa de uma única página que é o centro do conteúdo sobre esse assunto. Uma página “hub”, se você quiser.

Essa página terá que ser 100% impressionante em todos os sentidos. Chamamos esse tipo de conteúdo de “conteúdo pedra angular”.

Posicione esse novo conteúdo pedra angular em seu site

Você tem que usar a palavras-chave, no título de página (<title>), headlines e no texto desse conteúdo, por que seu conteúdo precisa ser incrível e muito mais. Agora vamos falar sobre onde este conteúdo deve ficar dentro do seu site. Na minha opinião, o conteúdo realmente importante merece uma página dentro da estrutura do seu site, não uma notícia / postagem. Deve ser navegado facilmente dentro de alguns cliques.

Então, vá em frente e crie essa página dentro do seu site. Leve algum tempo para isso, este vai ser o conteúdo que vai fazer você conquistar posições nas páginas de resultados de pesquisa do Google. É interessante que as pessoas não apenas leiam este conteúdo, por que você precisa converter essas pessoas. Então pense ainda mais sobre o visitante que vai chegar nessa página e lhe de algo que vale a pena.

Isso também significa que você não vai criar outras páginas dentro do seu site que direcionem exatamente para a mesma palavra-chave!

Criando links internos

Agora, uma vez que você tem essa página “pedra angular”, é hora de ir para a próxima etapa: a criação de links internos para ela. Você vai fazer isso descobrindo quais páginas do seu site o Google pensa que são relevantes para a palavra-chave / frase-chave segmentada. A maneira mais fácil de descobrir quais páginas o Google acha relevantes para essa palavra-chave é fazendo uma pesquisa com “site:” no Google. Então, se eu fosse tentar encontrar a página mais importante para “marketing digital” dentro do shiftmind.com.br, eu iria pesquisar:

Site: shiftmind.com.br marketing digital

Provavelmente encontrará mais do que algumas páginas no seu site. Entre em cada uma dessas páginas e adicione um link para seu novo conteúdo pedra angular. Se possível, use a palavra-chave que você está segmentando como o texto de âncora nesse link, mas o mais importante: link dentro do conteúdo. Não basta adicionar alguns links ao lado do site ou no rodapé. A razão para isso é simples: links de dentro do conteúdo são muito mais valiosos do que links de sidebars.

Depois, quando você estiver escrevendo mais conteúdo para o seu site, quando você tocar em assuntos relacionados ao seu conteúdo pedra angular, não se esqueça de linkar para ele! Agora, vamos para o último passo:

Promova seu conteúdo pedra angular!

Se você criou um bom conteúdo “pedra angular” é algo para se orgulhar, algo que os outros vão compartilhar facilmente e, portanto, também algo que vai atrair links. Não tenha medo de divulgar o seu conteúdo para outras pessoas que tenham escrito sobre assuntos relacionados: mostrar-lhes o que você criou e que pode valer a pena para os seus visitantes. Você pôde mesmo querer oferecer-lhes para escrever um guest post sobre o assunto, linkando seu conteúdo pedra angular.

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

Como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossa empresa de marketing pode impulsionar suas vendas, aumentar sua visibilidade online e alcançar seus objetivos de negócios.

Desenvolvemos projetos conforme as necessidades e objetivos de cada cliente, sempre com processos bem definidos e transparentes do planejamento ao controle, facilitando a comunicação com as partes interessadas e a melhoria contínua das ações de marketing implementadas.

Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind