3 coisas que toda empresa precisa para ter sucesso nas mídias sociais

sucesso nas mídias sociais

A mídia social é uma ferramenta de comunicação que está despertando o interesse das empresas em todo o mundo. Trabalhei com dezenas de clientes e aprendi que, para que o hype da mídia social atenda com sucesso às suas expectativas, existem alguns fatores fundamentais que precisam estar em vigor.

De fato, esses três elementos são tão importantes que os incluímos em uma lista de pré-requisitos que devem ser atendidos antes de formarmos um relacionamento de trabalho com um novo cliente. Aqui estão os fatores que acreditamos alinhar um negócio para o sucesso nas mídias sociais.

Uma Operação forte

Antes de podermos determinar se uma mídia social é uma opção viável para uma empresa, precisamos examinar a própria empresa. Uma empresa iniciante pode enfrentar problemas nessa etapa simplesmente porque não possui experiência e feedback para saber se sua empresa é sustentável. Por esse motivo, geralmente evitamos trabalhar com empresas com menos de um ano de idade.

Para todos os outros, consideramos o seguinte: Seu produto ou serviço está alinhado às necessidades atuais do mercado? Como eles se comparam aos seus concorrentes? Eles mantiveram um fluxo de receita estável? O que os clientes dizem sobre o negócio? Como é a cultura da empresa; os funcionários, gerentes ou parceiros estão envolvidos no trabalho que realizam? Se essas perguntas forem satisfatórias, podemos passar para o próximo elemento: marketing.

Marketing Estabelecido

Levamos um tempo para avaliar outras áreas de marketing e determinar a melhor maneira de integrar a mídia social ao plano geral. Começamos com o coração do marketing digital – o site da empresa. Se uma empresa não possui um site, ela precisa obter um. Se eles têm um site e ele não é bem construído, eles precisam recriá-lo ou fazer as modificações necessárias. Isso é especialmente relevante para empresas que desejam incorporar a otimização de blogs e mecanismos de pesquisa em seus esforços de marketing.

A mídia social também funciona melhor quando integrada a outras formas de marketing – online e tradicional. E, embora isso seja ideal, se uma empresa estiver vendo leads baseados apenas no boca a boca ou em referências, podemos simplesmente incorporar outro elemento para ajudar a virar a chave.

Às vezes, é tão fácil quanto adicionar ícones ou links de mídia social à assinatura de email, cartão de visita ou site. Outras vezes, podemos decidir executar uma campanha de newsletter, um anúncio de pagamento por clique para ajudar a atrair um público ou fortalecer a estratégia de marketing.

Para empresas ajudar empresas que não tenham um marketing estabelecido, temos o serviço de terceirização do marketing digital com planos acessíveis para pequenas e médias empresas.

Comprometimento

A mídia social é uma ferramenta de construção de relacionamento – um utilitário para estabelecer novos relacionamentos ou aprimorar os relacionamentos atuais. Uma empresa será pressionada a encontrar uma maneira de acelerar – ou até pular – o processo de “conhecer / gostar / confiar”. Mas recomendo a todas as empresas a oferecer marketing de relacionamento pelo menos por um ano antes de antecipar um fluxo constante de leads qualificados.

Embora a maioria de nossos clientes comece a ver leads dentro de três a seis meses, descobrimos que as empresas que se comprometem com a mídia social por um ano ou mais são as que alcançam mais no final. Eles entendem que os relacionamentos não podem ser apressados. Eles também sabem que oferecer valor e informações úteis e relevantes para o seu público-alvo geralmente supera uma mentalidade focada em vendas ou em leads quando se trata de mídia social.

Conclusão

Alguém pode ter sucesso nas mídias sociais sem esses elementos? É possível. Vejo empresas que ignoram essas coisas e decidem lançar os dados. Mas, a maioria não está mais trabalhando conosco. Embora existam momentos em que nossos clientes ou possíveis clientes não querem ouvi-lo, sei que estaríamos prestando um desserviço a eles se não avaliássemos essas áreas antes de iniciarmos um plano de mídia social.