No momento de tomar decisões, enquanto empreendedor digital, é crucial perceber quais são as diferentes opções no mercado que poderá ter, de forma a mostrar seu negócio ou projeto online do melhor jeito, respeitando seu orçamento. Logo, como fase inicial de projeção de sua presença online, deverá compreender os diferentes contextos e especificidades tanto de uma página web, como na criação de um website.
Antes de iniciarmos, responda à seguinte questão: como tenciona chegar perto de seu público-alvo, passando sua mensagem do melhor jeito? Ora, essa resposta vai dar as primeiras indicações do que irá servir melhor para seu projeto: criar página web ou então um website profissional. Além do mais, entenda que a primeira opção, em termos médios, será sempre mais acessível que a primeira.
Desse jeito, perceba agora não só quanto custa criar uma página web, mas também como ela se distingue de um website completo. Desse jeito, estará preparado para tomar a melhor decisão, de acordo com suas necessidades, mas também com que seu público-alvo está buscando.
Diferenças entre Página Web e Website
Por definição, os dois termos são bastante distintos. Enquanto que a página web faz parte do site, que inclui links para outras páginas web, um website é um conjunto de páginas da web todas elas relacionadas e endereçadas a um único URL. Assim, um website tem seu próprio URL, algo que não acontece na página web, pois tem somente sua extensão única.
Para além disso, o website é um local usado para exibir todo o conteúdo, sendo que a página web tem conteúdo que é exibido nesse mesmo site. Em suma, um conjunto de páginas web formam um website. Por isso mesmo, é muito mais acessível e simples construir uma página web, visto que em um website você não só terá que desenvolver todas essas páginas web, como também as estruturar e dar um sentido.
Assim, quer você contrate trabalhadores freelancer, agências web profissionalizadas ou até mesmo recorra a desenvolvedores de websites, o mais provável é que seu investimento seja muito superior caso avance para a construção de um website, em relação a apenas uma página web única. Sabendo disso, deverá organizar seu plano de ação de acordo com seu orçamento também, pois de entre essas várias opções aqui assinaladas, todas têm preços bastante distintos (contratar uma equipe de freelancers será mais acessível que uma agência profissional, por exemplo).
Quando optar por criar uma página web?
Enquanto empreendedor digital, chegou o momento de perceber em que condições poderá pensar na criação de uma página web como resposta ao que está precisando. Isso porque, tal como já foi explicado, optar por uma página web é, em muitos casos, uma opção mais rápida, simples, prática e acessível de dar seu primeiro passo online, marcando finalmente sua presença.
Por isso mesmo, vamos agora analisar algumas situações que podem ser vantajosas ao criar apenas uma página web, com base em desenvolvedores de website já existentes ou em websites que já estejam no ar:
· Criação de uma landing page
Caso você esteja planejando vender algum produto, serviço ou até cursos, poderá optar uma página web que tenha unicamente a função de ser uma landing page – página web que serve como intermediário para levar seu potencial cliente a avançar para uma compra ou para a aquisição de seu e-mail, por exemplo. Ou seja, na maioria dos casos, nessas landing pages, existem “call to action”, levando a que você aqui não só faça uma curta apresentação do que está vendendo ou promovendo, como também está se apresentando pela primeira vez ao seu potencial cliente.
Ou seja, se você estiver somente interessado em vender um produto isolado, como por exemplo um livro ou um curso, poderá ser mais de seu interesse somente criar uma página web para o promover, dando assim a conhecer o que está vendendo de um jeito mais simplificado e acessível. Por isso é que, em muitos casos, empreendedores digitais fazem com que você entre em suas landing pages e não diretamente em seus websites.
· Apresentação, portfólio ou CV
Por se tratar de somente uma página web, você poderá tirar partido de sua criatividade e conhecimento para se evidenciar da “concorrência” quer em termos de negócio, como também de candidaturas a emprego. Prova disso mesmo é que cada vez mais profissionais olham para páginas web como uma chance simples e rápida de apresentarem o melhor que tem oferecer no mercado de trabalho, mas também dentro de seu mercado de operações.
Por exemplo, não será difícil imaginar que um profissional que se apresente com uma página web bem trabalhada, terá mais chances de se destacar do que em relação a outros candidatos. O mesmo se verifica se você, por exemplo, quer demonstrar seus talentos ou trabalhos publicados, de uma forma diferenciadora.
· Produto ou serviço único
Não são todos os casos que exigem que você tenha que criar um website profissional para vender seus produtos ou serviços. Assim, consoante seu planejamento, comportamento de seu público alvo e estratégias de marketing, deverá calcular se uma página web poderá ser suficiente para realizar a venda. Por isso mesmo, é aconselhado que, antes mesmo de avançar com uma decisão definitiva, faça um alargado estudo de mercado, deixando bem aberta a opção por uma dessas duas alternativas.
Quando é uma melhor opção criar um website?
Tal como realçado, optar entre uma página web ou a criação de um website irá depender muito do que o empreendedor digital está buscando e planejando. Contudo, existem certos casos que, em termos de credibilidade, estratégias de marketing, solidez e durabilidade da empresa, criar um website poderá ser a opção mais acertada, ainda que exija um maior investimento inicial.
· Presença duradoura e com maior credibilidade
Caso tencione construir uma empresa muito sólida e que dure por muitos anos, criar apenas uma página web poderá não ser os melhores dos planos. Isso porque, você, desde início, deverá apontar para criar uma empresa de imagem e presença fortes, dando logo a entender ao seu cliente que não é somente mais uma. Ou seja, você terá a chance de, com a criação de um website profissional, conseguir marcar bem a imagem, mensagem e objetivo dessa mesma empresa.
Por isso mesmo, no momento de criação do website deverá não só se focar no conteúdo de cada uma das páginas web que o complementam, como também em conceitos como serviços de atendimento ao cliente, logo da empresa, estruturação do mapa do site, cores, opções de pagamento, entre muitos outros fatores que “fogem” um pouco à criação de somente uma página web.
· Sentir que uma página web não é suficiente
Mesmo que não saiba ao certo se sua empresa estará presente por muitos anos, investir na criação de um website está sendo cada vez mais facilitado pelos desenvolvedores de websites nacionais e estrangeiros. Assim, caso você sinta que é mandatório construir um website com base na imagem de sua empresa, saiba que deverá ter em conta exigências como a compra de domínio, serviço de hospedagem, software, back-up, armazenamento, entre muitos outros.
Contudo, como foi mencionado, essas opções, principalmente nesses últimos anos, têm se multiplicado por vários operadores, existindo cada vez mais uma democratização das oportunidades para cada empreendedor digital. Logo, ao contrário do que se possa pensar, até na criação de um website elegante, bem estruturado e profissional não é necessário gastar verdadeiras fortunas.