Para conseguir ter sucesso e organização em suas publicações, é preciso ter um bom calendário editorial. Esse documento é uma ferramenta muito importante para toda a equipe, uma vez que ele ajuda a planejar exatamente o que será publicado.
Uma empresa que deseja se manter ativa no mercado precisa saber lidar com uma série de mídias, como:
- Jornais e TV;
- Redes Sociais;
- Sites e blogs;
- Rádios e podcasts.
Para conseguir dar conta de todo esse processo, é importante que você possa identificar a hora de publicar em cada plataforma, garantindo assim uma visibilidade maior para sua empresa e um alcance mais adequado.
Por isso, muitas pessoas acabam procurando um apoio no calendário editorial, garantindo que a empresa seguirá um plano estrategicamente calculado para alcançar resultados mais assertivos para sua companhia de assessoria contábil para empresas.
Por que usar um calendário editorial?
Muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a utilização dessa ferramenta, em grande parte por não compreenderem os benefícios que podem ser conquistados com a aplicação de um calendário para suas publicações.
Entretanto, é preciso ter em mente que cada empresa é única, e estes benefícios podem variar de companhia para companhia. Utilize estas referências como um norte para você conseguir estruturar melhor suas possibilidades.
Além disso, é importante ter em mente que você deve adaptar o calendário editorial a sua realidade, conseguindo assim uma estrutura mais qualificada e própria para conseguir o atendimento desejado da parte de sua companhia.
Organização de tempo
O tempo é um recurso muito valioso para qualquer empresa. Isso tanto para a programação e planejamento de publicações quanto na produção do material, que deve ser pensado pela equipe e ter tempo de ajustes.
Quando você consegue organizar sua estrutura com um calendário, saberá quais são as publicações que precisam ser feitas, dessa forma acelerando o processo de produção e tendo muito mais material de qualidade sobre auditoria independente para trabalhar e aprimorar antes de levar ao público em si.
Mais estratégia
Com o calendário editorial, você consegue estruturar melhor sua estratégia de ação, principalmente através de análise e avaliação do mercado a sua volta. Entender seu público-alvo é um ponto importante para criar material, além de compreender suas rotinas.
Assim, você saberá os melhores dias e horários para publicar e conseguir um engajamento maior de seu público, tendo certeza de que as publicações estão conseguindo acessar pessoas de diversos nichos, como de software restaurantes ou de cosméticos.
Você pode até mesmo estruturar suas campanhas com a ideia de viralização em mente. Neste caso, um conteúdo tido como viral acaba se espalhando além de seu controle, quanto mais as pessoas compartilharem uma publicação.
Avaliação de resultados
Outro ponto importante para o calendário editorial é a possibilidade de avaliar seus resultados com mais clareza.
Dessa forma, é possível identificar os pontos mais importantes e aqueles que precisam ser repensados, trabalhando de maneira efetiva para aproveitar seus recursos.
Existem diversas aplicações e ferramentas para você avaliar o desempenho de uma publicação.
Isso ajuda a determinar se há a necessidade de modificar alguma ação, os pontos fortes e fracos de sua campanha de displays personalizados e como o engajamento está de fato sendo realizado.
Multimídias
Uma grande vantagem de trabalhar com um calendário editorial é o fato de você produzir com mais antecedência seu material. Isso significa que você terá uma série de novos recursos que pode trabalhar.
Normalmente, criar conteúdo multimídia demanda um tempo maior que se especializar em apenas um formato. Então se você deseja ter conteúdo em texto, áudio e vídeo, ter um calendário editorial pode ajudar muito a identificar como fazer estas ações.
Além disso, você pode identificar os formatos que mais se alinham ao seu público, conseguindo ter uma estrutura mais adequada para criar seu material de divulgação.
Otimização de palavras-chave
Quando você consegue definir de antemão quais assuntos serão abordados em uma estrutura, organizando melhor quais palavras-chave serão utilizadas, garantindo assim uma precisão muito maior para resultados que está buscando com sua empresa.
Dessa maneira, você também diminui a repetição de assuntos e garante que apenas o conteúdo mais interessante para o público será divulgado.
Considerações finais
Ter um calendário editorial pode ser uma importante ferramenta para que sua empresa consiga se estruturar de maneira adequada e assim se torne uma potência no nicho em que atua.
Portanto, é importante saber lidar com esse tipo de situação para ter uma conversão muito maior de clientes e garantir a liderança no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.