O que é rastreabilidade e indexabilidade em um site?

Diga-me, qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando você pensa sobre a classificação de um site?

Conteúdo? Ou talvez backlinks?

Eu admito, ambos são fatores cruciais para posicionar um site nos resultados da pesquisa. Mas eles não são os únicos.

Na verdade, dois outros fatores desempenham um papel significativo no SEO – rastreabilidade e indexabilidade. No entanto, a maioria dos proprietários de sites nunca ouviu falar deles.

Ao mesmo tempo, mesmo pequenos problemas com indexabilidade ou rastreamento podem fazer seu site perder classificação nas páginas de resultados dos mecanismos de buscas (SERPs). E isso é independentemente da quantidade de conteúdo ou quantos backlinks você tenha!

O que são rastreabilidade e indexabilidade?

Para entender esses termos, vamos começar examinando como os mecanismos de pesquisa descobrem e indexam as páginas de um site. Para aprender sobre qualquer página nova (ou atualizada), eles usam o que é conhecido como crawler, cujo objetivo é seguir links na internet com o único objetivo em mente:

Para localizar e indexar novos conteúdos da Web.

Observação: Os termos spiders, robôs, bots e crawler representam a mesma coisa: programas automatizados programados para cruzar a internet com o objetivo de fornecer ao seu mecanismo de busca a habilidade de indexar o máximo de websites e seus arquivos associados na medida do possível.

O Google explica:

“Os crawlers rastreiam páginas da internet e seguem os links nessas páginas, bem como você faria se estivesse navegando em um conteúdo na internet. Eles vão de link para link e trazem dados sobre essas páginas para os servidores do Google. ”

O que nos leva de volta a rastreabilidade e indexabilidade!

Em suma, ambos os termos se relacionam com a capacidade de um mecanismo de busca para acessar e indexar páginas em um site para adicioná-las ao seu índice.

Rastreabilidade descreve a capacidade dos mecanismos de pesquisas (Google, Bing, Yahoo e etc) de acessar e rastrear conteúdo em um site.

Se um site não tiver problemas de rastreabilidade, os crawlers da Web poderão acessar facilmente todo seu conteúdo seguindo links entre as páginas.

No entanto, links quebrados ou becos sem saída podem resultar em problemas de rastreabilidade e incapacidade do mecanismo de busca de acessar conteúdos específicos em um site.

Indexabilidade, por outro lado, refere-se à capacidade dos mecanismos de pesquisas de analisar e adicionar uma página ao seu índice.

Embora o Google pudesse rastrear um site, talvez não seja capaz de indexar todas as páginas, normalmente devido a problemas de indexabilidade.

Quais são os fatores mais comuns que afetam a rastreabilidade e a indexação?

1. Estrutura do Site

Como você estruturou as informações no site pode desempenhar um papel crucial na sua capacidade de rastreamento.

Por exemplo, se o seu site apresentar páginas que não estão vinculadas a partir de qualquer outro lugar, os crawlers da Web podem ter dificuldade em acessá-los.

Claro, eles ainda poderiam encontrar essas páginas através de links externos, desde que alguém as referencia em seu conteúdo. No geral, uma estrutura fraca pode causar problemas de indexação.

2. Estrutura de Links Internos

Um crawler viaja através da internet seguindo links, assim como você faria em qualquer site. E, portanto, ele só pode encontrar páginas que você linka para outros conteúdos.

Uma boa estrutura interna de links, portanto, permitirá que ele alcance rapidamente até mesmo aquelas páginas profundas na estrutura do seu site. Uma estrutura deficiente, no entanto, pode enviá-lo para um beco sem saída, resultando que o crawler não realize a indexação de algum conteúdo.

3. Redirecionamentos em loop

Os redirecionamentos quebrados interromperiam um web crawler, resultando em problemas de rastreabilidade.

4. Vários erros do servidor

Da mesma forma que redirecionamentos quebrados, muitos outros problemas relacionados ao servidor podem impedir que o web crawler acesse todos os seus conteúdos.

5. Scripts não suportados e outros fatores de tecnologia

Problemas de rastreabilidade também podem surgir como resultado da tecnologia que você usa no site. Por exemplo, uma vez que os crawlers não conseguem seguir formulários, colocar o conteúdo por trás de um formulário resultará em problemas de rastreabilidade.

Vários scripts como JavaScript ou Ajax podem bloquear conteúdo dos crawlers também.

6. Bloqueio do acesso dos crawlers

Finalmente, você pode deliberadamente bloquear o acesso dos crawlers a páginas do seu site.

E há algumas boas razões para fazer isso.

Por exemplo, você pode ter criado uma página à qual deseja restringir o acesso público. E como parte da prevenção desse acesso, você também deve bloqueá-la dos motores de busca.

No entanto, é fácil bloquear outras páginas por engano também. Um simples erro no código, por exemplo, poderia provocar problemas de indexão em toda uma seção de um site/blog.

Como você faz seu site ser mais fácil rastrear e indexar?

Já listei alguns dos fatores que poderiam resultar em problemas de rastreabilidade ou indexabilidade no seu site.

Mas também há outras coisas que você pode fazer para garantir que os crawlers possam acessar e indexar facilmente suas páginas.

1. Enviar um Sitemap XML para o Google

O Sitemap é um arquivo pequeno, que reside na pasta raiz do seu domínio, que contém links diretos para todas as páginas do site e enviá-lo ao mecanismo de pesquisa usando o Google Search Console é uma boa idéia.

O sitemap informará o Google sobre o seu conteúdo e o alertará sobre as atualizações que você fizer.

2. Fortalecer os links internos

Já falamos sobre como a interligação das páginas internas afeta o rastreamento. Assim, para aumentar as chances do crawler do Google encontrar todo o conteúdo em seu site, melhore a linkagem entre as páginas para garantir que todo o conteúdo esteja conectado.

3. Atualizar seu site/blog regularmente e adicionar novos conteúdos

O conteúdo é a parte mais importante do seu site. Ele ajuda você a atrair visitantes, ensinar sobre o seu negócio para eles e convertê-los em clientes.

Mas o conteúdo também ajuda a melhorar o rastreamento do seu site. Por um lado, os rastreadores da web visitam sites que são constantemente atualizados e alimentados com conteúdo com mais freqüência. E isso significa que eles irão rastrear e indexar sua página muito mais rápido.

4. Evite duplicar qualquer conteúdo

Tendo conteúdo duplicado, páginas que apresentam o mesmo conteúdo ou pelo menos muito semelhante, pode fazer você perder classificação.

Mas o conteúdo duplicado também pode diminuir a frequência com que os crawlers visitam seu site.

Portanto, inspecione e corrija quaisquer problemas de conteúdos duplicados no site.

5. Acelere o tempo de carregamento da suas páginas

Os crawlers geralmente têm um tempo limitado que podem gastar rastreando e indexando seu site. E, basicamente, eles vão deixar o seu site uma vez que o tempo de carregamento da suas páginas é alto.

Assim, quanto mais rápido for o carregamento de suas páginas, mais um crawler poderá visitá-las e indexa-las antes que o tempo de rastreamento acabe.

Ferramentas que podem ajudá-lo a gerenciar o rastreamento ea indexabilidade

Se todos os fatores acima são intimidadores, não se preocupe. Muitas ferramentas podem ajudá-lo a identificar e corrigir os problemas mais comuns de indexação e rastreabilidade.

O Google Search Console é sempre um excelente ponto de partida. A plataforma do mecanismo de pesquisa ajuda você a monitorar e fazer a manutenção do seu site no Google. E isso também inclui todas as informações sobre erros e problemas de indexabilidade que os crawlers encontraram em seu site.

SEMrush Site Audit, faz parte da suíte SEMrush, que permite que você faça uma auditoria em seu site para vários erros e problemas que podem dificultar seus esforços de SEO. E seu relatório inclui uma série de fatores que afetam tanto a rastreabilidade quanto a indexação.

Screaming Frog SEO Spider, outro auditor bem conhecido, que identifica erros de SEO na página do site.

O Google PageSpeed Insights permite verificar rapidamente a velocidade de carregamento da página do site.

Conclusão

A maioria dos webmasters sabe que para classificar um site, pelo menos, eles precisam de conteúdo forte e relevante e backlinks que aumentam a autoridade de seus sites.

O que eles não sabem é que seus esforços serão em vão se os rastreadores dos motores de busca não puderem rastrear e indexar seus sites.

É por isso que, além de se concentrar em adicionar e otimizar páginas para palavras-chave relevantes e criar links, você deve monitorar constantemente se os crawlers podem acessar seu site e relatar o que encontrarem para o mecanismo de pesquisa.

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind