Hoje o marketing se tornou assunto estratégico, gerando resultados financeiros perceptíveis e se configurando como um diferencial competitivo para os negócios de qualquer empresa. Neste sentido cada empresa deve utilizar técnicas e estratégias específicas, que façam sentido para suas atividades e para seus clientes de forma a gerar leads, gerar engajamento e despertar o interesse de compra por parte de clientes em potencial.
Quando olhamos especificamente para o público-alvo das campanhas do marketing de produtos e serviços, podemos segmentar em dois universos, o Marketing B2B e o Marketing B2C, onde no primeiro os negócios são realizados entre empresas (business to business) e no segundo de empresas para consumidores (business to consumer).
O que é o Marketing para Indústrias?
Olhando para o universo das indústrias os negócios são realizados predominantemente de empresas para empresas, ou B2B, desta forma as estratégias de marketing devem ser focadas neste modelo de negócios.
Por mais que se diferenciem nas características de seus públicos-alvo, o marketing B2B se assemelha muito ao B2C quanto ao meio em que se desenvolve, mídias digitais, redes sociais, websites e/ou mídias tradicionais, e mesmo quanto a forma, produção de conteúdo, captação de contatos, relacionamento e por fim a venda. Dados mostram que os compradores de indústrias percorrem a maior parte do processo decisório de compra antes mesmo de entrar em contato com um fornecedor.
Vale ressaltar que nas indústrias, como em qualquer outra atividade de negócios, grande parte dos colaboradores, responsáveis pelos diversos processos, inclusive o de compras, são Millenials, ou, pessoas que já nasceram no mundo digital. Neste sentido a presença digital das indústrias como cerne de suas estratégias de marketing é essencial.
Por que o Marketing é tão importante para Indústrias?
Vivemos na era da informação e com isso o acesso a diversos fornecedores estão a uma pesquisa de distância.
Os compradores realizam pesquisas e desejam obter informações detalhadas sobre os produtos oferecidos, o histórico das empresas, avaliações e opiniões de outros compradores, depoimentos que atestem a sua confiabilidade. Eles esperam que essas pesquisas sejam facilitadas por filtros em websites, disponíveis em qualquer dispositivo com informações organizadas e claras a respeito do produto procurado.
Sua empresa tem se apresentado desta forma no mundo digital?
Dados mostram que a pandemia de Covid-19 acelerou o processo de transformação digital nas empresas e muitas indústrias se inseriram neste contexto. Se esse não é o seu caso, este é o momento e a oportunidade para esta inserção.
Ideias e aplicações do Marketing para Indústria
A seguir vão alguns exemplos de como a sua indústria pode se inserir no mundo digital, expandindo seus negócios e se destacando da concorrência.
Marketing de conteúdo e Vídeos
O objetivo do website de uma indústria deve ser engajar compradores em potencial, fornecendo conteúdo e funcionalidades que os compradores exigem, de forma a captar leads (contatos) qualificados, facilitando o processo de vendas.
O conteúdo a respeito dos produtos devem ser apresentados de forma clara, informações relevantes, especificações técnicas, recursos e diferenciais dos produtos. A história da empresa, avaliações, testemunhos de compradores, informações que tragam confiabilidade à potenciais compradores também devem ser apresentadas.
O Marketing de conteúdo tem papel fundamental no engajamento dos visitantes de seu website, desde o momento da atração deste visitante, de criar uma relação de confiança com ele e por fim incentivá-lo a realizar uma aquisição. Posts de conteúdos de valor em um Blog, guias de instrução e utilização dos produtos no formato de e-books e dicas no formato de vídeos curtos são exemplos a serem implementados.
Considere investir em uma estratégia constante de produção de conteúdo, centralizando a publicação e captação de contatos em seu website, sem deixar de compartilhar estes conteúdos nas redes sociais.
SEO para aumentar o tráfego do Website
As ferramentas de pesquisa na internet (Google, Bing, Yahoo,…) se utilizam de fórmulas (algoritmos) para ranqueamento de websites, e são estas fórmulas que vão determinar se o website da sua indústria irá ser apresentado na primeira página, primeira posição, ou na décima página. Atender de forma lógica e planejada as premissas destes mecanismos de pesquisa é fundamental para geração de negócios através de um website.
Delimite a partir do seu público alvo, produtos que você fornece e necessidades que estes produtos atendem, a partir desta análise faça uma lista de palavras-chaves a serem trabalhadas em sua estratégia de produção de conteúdo, isto lhe dará autoridade nestes assuntos frente aos mecanismos de busca melhorando o posicionamento de seu website em pesquisas relacionadas a eles.
Se a sua indústria tiver uma atuação local, inclua também esta região nos conteúdos produzidos, como por exemplo, “usinagem com CNC na região do ABC paulista”.
Catálogo de Produtos Online
Os compradores desejam encontrar rapidamente um produto em seu website, ter um catálogo completo de seus produtos, uma página para cada um deles com detalhes, especificações, fotos e informações que podem ser encontradas através do nome ou de características é fundamental neste processo.
A disponibilização de documentos técnicos neste catálogo é um ponto importante, os compradores podem verificar todas as informações necessárias nestes documentos, economizando tempo da sua equipe comercial, além de existir a possibilidade de solicitação de dados de contato para o download dos mesmos.
Campanhas publicitárias (ADS)
As campanhas publicitárias são uma forma de impulsionar de forma instantânea o alcance das suas ações de marketing. Como muito conteúdo produzido, um catálogo organizado e diferentes iscas para captação de leads a sua indústria poderá usufruir de forma efetiva desta facilidade. Existem vários formatos de publicidade digital, redes de pesquisa, redes sociais, vídeos, e em comum, todas elas promovem suas ações para um público mais amplo de forma segmentada.
Campanhas de E-mail Marketing
O e-mail marketing é ferramenta fundamental nas estratégias de marketing de conteúdo. Números mostram que nem sempre quando um cliente disponibiliza um contato em seu website ele está pronto para comprar. O e-mail marketing possibilita que a sua indústria desenvolva um relacionamento com este cliente de forma automatizada, oferecendo novos conteúdos, e o nutrindo para o momento da venda.
Inserção da sua indústria no mundo digital
Inúmeras são as possibilidades do marketing digital para Indústrias, conteúdo, websites, redes sociais, publicidade, e-mail marketing, etc. Este é um trabalho a ser desenvolvido ao longo do tempo e muitas empresas não possuem recursos internos para isso. Se você precisa de ajuda para inserir a sua empresa no mundo digital entre em contato conosco.