Marketing Jurídico: como acertar a estratégia nos limites da OAB

O que é marketing digital?

Hoje em dia, todas as empresas precisam ter uma presença digital e isso inclui também o meio jurídico. Essa presença é feita através do marketing digital, uma estratégia online fundamental para a divulgação de qualquer negócio.

Profissionais, como os advogados, ao seguirem as diretrizes da  OAB podem usar as técnicas do marketing digital (e-mail marketing, sites, blogs, WhatsApp comercial, etc.) a fim de informar os seus clientes sobre o meio jurídico.

O marketing jurídico possibilita também uma comunicação mais assertiva e um relacionamento mais próximo com os clientes. 

Neste post iremos abordar qual a melhor estratégia para o marketing digital jurídico dentro das normas da OAB e sua importância para o segmento.

Como fazer marketing jurídico?

O marketing jurídico digital compreende uma série de estratégias para aumentar a visibilidade e fortalecer a presença de um escritório de advocacia no meio digital.

Porém, antes de partir para uma estratégia de marketing digital para advogados, o primeiro passo é ter um site. Seu cliente precisa encontrar seu escritório nos mecanismos de busca, como o Google por exemplo.

Outra ação efetiva é ter um blog dentro do site. Ao produzir conteúdos informativos sobre a sua área jurídica, o seu público-alvo poderá tirar dúvidas e obter informações. Se o seu escritório for especializado na área trabalhista, seu cliente pode obter mais informações sobre as novas regras de aposentadoria, por exemplo. Agora, se a sua especialidade for Direito de família, que tal explicar as regras da guarda compartilhada?

E que tal fazer um perfil corporativo nas redes sociais? O conteúdo precisa ser atualizado constantemente e passar informações importantes. O Linkedin, o Facebook e o Instagram são ótimas redes sociais para isso. Precisa apenas ajustar a linguagem correta para cada rede.

No Instagram, você poderá fazer um webinar importante sobre um tema recorrente na sociedade, tirando inclusive dúvidas de seus seguidores.

O que diz a OAB em relação ao marketing jurídico?

Assim como o marketing tradicional, o marketing jurídico digital precisa seguir determinadas normas e sanções regidas pelo Código de Ética da OAB.

O Código da OAB deve ser aplicado para manter a seriedade, ética e profissionalismo que o mercado jurídico representa (seja no meio digital ou no meio físico).

A seguir, separamos algumas estratégias digitais que precisam ser evitadas:

  • Evite o uso de cores extravagantes em seu site e logo;
  • Evite produzir conteúdo voltado para a mercantilização. O direito não é uma atividade mercantil;
  • De jeito nenhum oferte consultas jurídicas em seu site (sejam pagas ou gratuitas);
  • Evite realizar postagens em espaços digitais sem cunho jurídico;
  • Esqueça os textos que não tenham conteúdo informativo ou tema jurídico. Publicidade por exemplo, só se for informativa;
  • Não utilize imagens de determinados locais, como por exemplo, Foro.
  • Enviar e-mails comerciais para listas de contatos de clientes, nem pensar.

Seguindo essas restrições, você poderá divulgar sem problema seu escritório de advocacia. Por isso, fique atento as regras e tenha muito sucesso em sua estratégia de marketing digital!

Por que o Marketing Jurídico digital é tão importante?

A cada dia surgem mais escritórios de advocacia e ter uma presença digital consolidada é essencial para ter credibilidade dentro desse mercado.

O meio digital trouxe a facilidade para o público em encontrar informações de qualidade e no tempo necessário, em qualquer lugar do mundo. 

Outra grande vantagem do marketing digital jurídico é a informação da população sobre questões do Direito (como legislação por exemplo) que impactam diretamente na vida das pessoas.

Essa informação pode ser feita através de um bom marketing de conteúdo nos principais canais digitais.

Ou seja, o escritório de advocacia que apresentar um site ou redes sociais terá muito mais facilidade de se destacar de seus concorrentes.

Outra vantagem da estratégia digital jurídica é a produção de um blog com temas interessantes sobre o meio jurídico.

Dessa forma, ao produzir conteúdo de qualidade, além de criar um vínculo com os clientes, o seu escritório poderá ser facilmente encontrado pelos mecanismos de busca, como o Google.

Isso é possível, pois o Google ranqueia os melhores conteúdos por relevância e qualidade.

Quais as melhores dicas para acertar no marketing jurídico digital?

A melhor forma de acertar em uma estratégia de marketing jurídico é traçar os objetivos e metas para o aumento da visibilidade no meio digital.

Como já falamos anteriormente, existem várias estratégias que podem ser aplicadas, como: inbound marketing, SEO, criação de um site, criação de perfis nas redes sociais, etc.

Se você traçar uma estratégia de marketing digital pautada no Código de Ética da OAB e criar conteúdo educativo para seu público, com certeza, seu site será um dos primeiros no ranking do Google.

Confira abaixo algumas dicas para o sucesso do seu marketing digital:

1. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes do marketing digital para advogados. Essa prática consiste na  produção e divulgação de material útil e educativo, em diferentes plataformas digitais e em diferentes formatos, como: vídeos, textos, imagens, etc.

2. Inbound Marketing

O Inbound Marketing também é conhecido como  marketing de atração. Por ser uma estratégia não invasiva é também bastante promissora.

Portanto, essa técnica tem sido aplicada com sucesso no marketing digital para advogados. Entre os seus resultados podemos destacar: uma prospecção gradativa de novos clientes e um maior alcance do escritório no meio digital.

3. Marketing de Relacionamento

No marketing de relacionamento o grande objetivo é a divulgação do seu escritório e a criação de uma autoridade no mercado.

Sua implementação pode ser feita através da produção de conteúdo educativo e relevante para os seus clientes e público no geral.

O e-mail marketing também pode ser utilizado nessa prática, porém, lembre-se de seguir o Código de Ética da OAB.  Nada de vendas ou conteúdo sobre outros temas fora do meio jurídico.

4. Marketing de Eventos

A participação em eventos sobre Direito e advocacia (palestras, simpósios, premiações etc.) pode divulgar o seu escritório de advocacia, sem que você cometa infração ao código de ética da OAB.

Além disso, você mesmo poderá divulgar dentro do seu site ou redes sociais o evento de sua empresa de forma ágil e segura.

Com essa estratégia, é possível aumentar a visibilidade do seu escritório no mercado e estabelecer relações com outros profissionais da área. Outro ponto positivo dentro do marketing de eventos é a atualização sobre novas plataformas digitais e seus impactos no meio jurídico.

Essas foram algumas dicas de como fazer um marketing jurídico digital dentro das normas da OAB. Um ponto importante é acompanhar os resultados através das ferramentas de monitoramento oferecidas pelo marketing digital. Dessa forma, sua empresa saberá se as ações de marketing estão sendo efetivas ou não e dessa forma aplicar outra estratégia.

Até a próxima!

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind