Linkagem Interna para SEO: Por que e como

Linkagem Interna

Antes que o seu conteúdo possa conquistar melhores classificações no Google, ele precisa de links. O Google encontra seus posts e páginas melhor quando elas estão linkadas a algum lugar na web. Os links internos também conectam seu conteúdo e dão a Google uma ideia da estrutura do seu site. Eles podem estabelecer hierarquia em seu site, o que permite que você dê mais valor do link as páginas mais importantes do que outras páginas menos valiosas. Então, usar a estratégia de linkagem interna correta pode impulsionar seu SEO!

Por que os links são importantes para o Google?

O Google usa links para descobrir a qual conteúdo o seu site está relacionado e qual é o valor desse conteúdo.

Relacionamentos entre conteúdos

O Google rastreia sites seguindo links, internos e externos, usando um bot chamado Google Bot. Este bot chega na página inicial de um site, começa a renderizar a página e segue o primeiro link. Ao seguir os links, o Google determina a relação entre as várias páginas, postagens e outros conteúdos. Desta forma, o Google descobre quais páginas do seu site cobrem assuntos semelhantes.

Na barra lateral desta postagem, por exemplo, você verá links para a categoria “SEO”. Garantimos que o Google entende que o conteúdo dessas páginas está relacionado ao conteúdo desta postagem, adicionando esses links. Eu poderia até reforçar isto criando e adicionando este post as tags “Linkagem Interna” e “Estrutura do site”.

Valor do link

Além de entender a relação entre o conteúdo, o Google divide o valor do link entre todos os links em um site. Muitas vezes, a página inicial de um site tem o maior valor de link, porque ela possui a maioria dos backlinks. Esse valor de link será compartilhado entre todos os links encontrados nessa página inicial. O valor do link passado para uma página a seguir será dividido entre os links dessa página, e assim por diante.

Portanto, seus posts de blog mais novos obterão mais valor de link se você associar eles a página inicial, em vez de apenas na página da categoria. E o Google irá encontrar novas postagens mais rápidas se estiverem linkadas a partir da página inicial.

Se você entender que os links passam o valor do link, você entenderá que mais links para uma publicação significam mais valor. Como o Google considera que uma página que recebe muitos links valiosos é mais importante, você aumentará a chance de melhorar o ranking da página.

Definindo uma estratégia de linkagem interna

É crucial para o seu SEO avaliar e melhorar a estratégia de linkagem interna em uma base regular. Ao adicionar os links internos certos, você garante que o Google entenda a relevância das páginas, a relação entre páginas e o valor das páginas.

A estrutura ideal

Nós sempre recomendamos aos proprietários de sites que imaginem seu site como uma pirâmide com o conteúdo mais importante no topo. Chamamos esses artigos de conteúdo pedra angular. Deve haver muitos links para o conteúdo mais essencial de páginas relacionadas topicamente na pirâmide, que passa a maior parte do valor do link para essas páginas. No entanto, você também deve vincular as páginas superiores às subpáginas sobre tópicos relacionados. Vincular internamente ao conteúdo relacionado mostra o Google que páginas detêm informações sobre tópicos similares.

 

A estrutura de site ideal parece uma pirâmide.

Vinculando o conteúdo pedra angular: um exemplo

No nosso site, temos um artigo de conteúdo básico chamado “Pesquisa de palavras-chave: O guia final“. Queremos que esta publicação seja classificada para todas as consultas de pesquisa relacionadas sobre [pesquisa de palavras-chave] nos resultados de pesquisa do Google. Ao adicionar links internos de outros artigos relevantes, como “Como iniciar sua pesquisa de palavras-chave” e “7 erros de pesquisa de palavras-chave que você deve evitar” para o artigo principal, o Google entenderá que o artigo de conteúdo pedra angular contém a maioria das informações sobre essa palavra-chave específica. Então, em última instância, o Google classificará o conteúdo de base, além de outras, postagens menores sobre pesquisa de palavras-chave.

Não se esqueça de linkar do topo também

Além de se conectar a postagens e páginas relacionadas tópicamente, é possível tornar o seu conteúdo mais importante com mais links, adicionando links para ele a partir da página inicial ou da navegação superior. Isso dará às postagens ou páginas mais importantes um grande valor de link e os fortalecerá nos olhos do Google.

Linkagem para taxonomias

Se você mantém um blog, pode ser benéfico adicionar links internos para às taxonomias a que pertence a postagem. Adicionar links à categoria e tags ajuda o Google a entender a estrutura do seu blog e ajuda os visitantes a navegar mais facilmente para posts relacionados. Na Shift Mind, sempre linkamos as categorias e as tags correspondentes na barra lateral de cada publicação:

Linkagem de postagens relacionadas

Já vimos que a linkagem a postagens relacionadas ajuda o Google a entender a estrutura do seu site, mas também ajuda a vincular a uma ou mais postagens relacionadas no final do seu artigo. Existem muitos plugins e módulos disponíveis que adicionam seções de posts relacionados completos às suas postagens. Se você usa um, recomendamos testar se as postagens relacionadas são realmente as melhores postagens relacionadas. Se você não tem certeza, o link para postagens manualmente. Isso é o que fazemos na shiftmind.com.br – selecionamos uma postagem relacionada manualmente e colocamos um link para essa publicação na parte inferior do artigo:

Na ShiftMind, adicionamos manualmente um link para uma publicação relacionada no meio ou final de um artigo.

Linkagem a posts populares ou recentes

A última opção a mencionar é criar links internos para as postagens mais populares ou mais recentes em seu site. Esta seção pode ser adicionada à barra lateral do seu blog ou ao rodapé do seu site para mostrá-lo em todas as páginas e postagens.

A criação de uma seção de posts populares ou recentes o beneficia porque o valor do link passa para as postagens relacionadas de muitas páginas e postagens diferentes. Além disso, as postagens serão mais fáceis para os visitantes acessar, o que aumentará o tráfego – e mais tráfego também é um sinal positivo para o Google.

Mais informações sobre links internos

Textos de âncora

Depois de decidir quais links devem estar em uma página e quais páginas devem obter o valor do link, é importante usar o texto de âncora correto. O texto âncora é o texto clicável que os visitantes vêem em um link. Por exemplo, o texto âncora de um link interno no exemplo abaixo é “conteúdo pedra angular”:


Você pode ver o texto âncora que contém o link nesta imagem.

Se você otimizar o texto de âncora, poderá prejudicar seu site. E, por “over optimization”, significa o enchimento de palavras-chave. Anteriormente, você poderia dar todos os textos âncora a mesma palavra-chave e o Google colocava o seu site mais alto para essa palavra-chave. Hoje em dia, o Google é inteligente o suficiente para entender que o conteúdo em torno do texto âncora diz mais sobre a relevância de uma palavra-chave que o próprio texto âncora. Portanto, certifique-se de que o texto da âncora pareça natural em seu texto: é bom usar palavras-chave, mas não adicione exatamente as mesmas palavras-chave a todos e cada um dos seus textos âncora.

Vá linkar o seu conteúdo

Sem links, seu conteúdo não pode classificar! Com uma sólida estratégia de linkagem interna, você pode mostrar a qual conteúdo seu site está relacionado e qual dos seus artigos é mais informativo e valioso. Se você seguir as diretrizes nesta publicação, o Google e seus usuários entenderão seu site melhor, o que, por sua vez, aumentará sua chance de conseguir melhores classificações para uma palavra-chave.

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind