Estratégia de SEO e o uso das mídias sociais

Estratégia de SEO e o uso das mídias sociais

Ampliar sua presença nas mídias sociais deve fazer parte de sua estratégia de SEO. Como as mídias sociais são utilizadas por bilhões de pessoas, o Google e outros mecanismos de busca não puderam mais ignorá-las. Isso significa que a popularidade do seu site nas mídias sociais se relaciona com o seu SEO cada vez mais. A razão para isso é simples: se as pessoas falarem sobre você, online ou offline, você é relevante para o assunto em questão. Além disso, você vai querer saber sobre essas conversas. Neste artigo, darei algumas dicas fundamentais sobre como usar as mídias sociais.

Usando as mídias sociais

Abaixo estão algumas dicas que você pode usar para executar ou melhorar sua estratégia de mídia social:

Tenha uma conta ativa

O conselho mais importante no uso das mídias sociais é que você precisa manter sua conta ativa, este conselho parece óbvio, mas existem muitas empresas com perfis fantasmas nas mídias sociais. Publique posts nas mídias sociais com regularidade. Compartilhar os novos posts do seu blog é um bom começo, mas também permita que as pessoas saibam no que você está trabalhando ou o que lhe interessa. Se você sair de férias, programe as mensagens para o tempo que estiver ausente ou, pelo menos, avise as pessoas quando voltar. E, depois de um tempo, você pode repassar conteúdo antigo para atrair pessoas para o seu site com conteúdo existente.

Escreva descrições cativantes

Quando você decide compartilhar os posts do seu blog nas mídias sociais, escreva uma descrição curta e interessante para atrair pessoas. Você pode, por exemplo, escolher a frase mais importante ou o ponto principal do post. Ou você pode simplesmente optar por compartilhar a introdução do post do blog se achar que ela é cativante o suficiente. Você quer que este texto permita que as pessoas cliquem no link e leiam o post inteiro. E garanta que as pessoas possam navegar facilmente para outras páginas do seu site, quando elas estiverem lá.

Diversificar seu conteúdo de mídia social

Você pode compartilhar diferentes tipos de posts em suas contas nas mídias sociais. Como mencionado no ponto 1, você pode compartilhar os posts do seu blog, mas também pode compartilhar notícias curtas, vídeos ou simplesmente algumas imagens (dos bastidores). Esses tipos de postagens podem tornar nossa marca mais divertida e pessoal.

Para decidir quais posts funcionam bem nas mídias sociais, você deve analisar o número de visualizações, compartilhamentos e curtidas. É claro que aconselhamos compartilhar tipos de postagens que recebem muitas visualizações e curtidas com mais frequência.

Use imagens ou ilustrações impressionantes

Para algumas mídias sociais ( Pinterest e Instagram ), os conteúdos principais são imagens. Mas o conteúdo visual também é importante no Facebook. Eles destacam seus posts de todas as outras postagens na timeline dos usuários e podem aumentar o número de cliques.

Monitorar comentários

Se você compartilhar seus posts nas redes sociais, também poderá receber comentários. Não esqueça de monitorar isso. Você deve lidar com esses comentários rapidamente.

Utilize as #hashtags

O uso inteligente das hashtags também pode ajudar imensamente o seu crescimento. Por exemplo, se você estiver em um evento, inclua a hashtag desse evento em seu post, para que todos os que pesquisarem esse evento encontrem seu post relacionado ao evento. Há também hashtags para determinados interesses ou tecnologias. Algumas pessoas podem até retweetar tudo o que é postado em uma determinada hashtag, o que é uma ótima maneira de aumentar o alcance do seu post. Mas não exagere! Ninguém gosta de um post que tem todos os tipos de hashtags aleatórias.

Faça parte de grupos ou comunidades

Se você estiver ativo em uma determinada comunidade ou nicho, em breve conhecerá outras pessoas interessantes nessa área que seu público segue. Siga-os também e interaja com eles, isso pode ajudar você a crescer.

Conclusão

As mídias sociais são um aspecto fundamental de uma boa estratégia de SEO. Estabelecer uma estratégia de mídia social decente pode ser difícil e vai exigir um pouco de criatividade. E definitivamente vai ter que investir muito do seu tempo. Mas valerá a pena! A ShiftMind pode ajudar você com a gestão e consultoria em mídias sociais.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind