Um blogueiro que escreve posts para um blog, com certeza quer uma audiência. Um elevado ranking nos motores de busca e presença nas mídias sociais irá ajudar. Mas você pode fazer mais! Neste post, darei várias dicas de marketing para garantir que seu público crescerá continuamente!
Dica 1: defina uma missão
Marketing tem a ver com o aumento do número de pessoas que conhecem e gostam da sua empresa, seus produtos, sua marca. Para fazer marketing de sucesso, você deve sempre escolher estratégias de marketing que se encaixem na missão do seu site. Sua missão, a única coisa que torna sua empresa ou seu site únicos, deve sempre se refletir no conteúdo do seu marketing.
Leia Mais: Qual é a missão do seu site?
Dica 2: faça um marketing ajustado à sua marca
O marketing também deve se adequar à sua marca. Branding é o jeito que você quer apresentar sua empresa ao mundo, visualmente ou na maneira como você se comunica. Pode até ser na maneira como você faz seus produtos. Talvez você queira que sua marca seja moderna e jovem, ou que prefira ser tradicional e sólida. Branding é uma questão de gosto pessoal e, mais importante, o branding deve refletir sua missão.
Leia Mais: 5 dicas de branding digital para o seu negócio!
Dica 3: conheça seu público-alvo
O primeiro passo no marketing é descobrir como é o seu público-alvo. Quem são seus visitantes? De onde eles são? Como ele se engaja com os posts no meu blog? Para responder a essas perguntas, existem diferentes tipos de pesquisa que você pode fazer. O Google Analytics pode oferecer excelentes insights. Depois de ter uma visão clara do seu público-alvo, é muito mais fácil alcançá-lo (por exemplo) nas redes sociais.
Leia Mais: Como analisar seu público-alvo na internet
Dica 4: pense em novos públicos!
Pode ser que seu público atual seja exatamente o tipo de pessoa que você deseja ter em seu site. Então sua questão de crescimento será: onde eu encontro mais dessas pessoas?
Também pode ser que seu público atual e seu público desejado sejam um pouco diferentes. Então sua questão de crescimento será: onde encontro meu novo público?
Ter uma visão clara das pessoas que você deseja alcançar é importante para cada escolha que você fizer em relação ao marketing. Tanto o conteúdo dos posts do seu blog quanto o canal escolhido devem ser adaptados para o público que você deseja atingir.
Publicar guest posts em outros blogs é uma forma de seu negócio alcançar uma nova audiência. Escolha seus alvos, faça uma lista de blogs ou portais que já possuem alguma relação com o seu tema ou que ao menos tenham um público interessado no seu assunto de domínio. Entre em contato e tente estabelecer relacionamento com seus editores, ofereça um artigo único e exclusivo para eles. Guest posts é uma ótima forma de se posicionar como autoridade e conseguir bons links.
Dica 5: Comente em outros blogs!
Uma ótima maneira de obter exposição para o seu blog é comentando em outros blogs. Faça boas escolhas de blogs relacionado ao público que você gostaria de abordar. Se você leu algo interessante em um blog, algo que você poderia ter escrito, você deve comentar. No comentário, você deve compartilhar sua opinião sobre o assunto. Você também pode colocar um link para um de seus próprios blogs.
Dica 6: publicidade
Se você tiver um orçamento, também poderá optar por colocar anúncios, por exemplo, no Facebook ou no Google Ads, para promover seu blog. O Facebook também tem a possibilidade de impulsionar seu post, garantindo que ele tenha mais exposição.
Facebook realmente permite que você realmente se concentre na demografia que você gostaria de alcançar com configurações para faixa etária, localização e interesses, tornando muito fácil para atingir o público desejado.
Conclusão sobre marketing para blogs
Uma estratégia de SEO e mídias sociais pode realmente ajudar a aumentar o público do seu blog. Além disso, as estratégias de marketing para blogs podem fazer o seu público crescer ainda mais!