A comunicação visual é um conceito muito importante para o marketing digital. Isso porque por meio de símbolos e cores, é possível transmitir uma mensagem para o público.
Se o cliente está alinhado com o posicionamento da marca, então os resultados começam a aparecer. Só que antes que ele possa interpretar a mensagem, existe um apelo visual que chama sua atenção.
Para isso, a comunicação visual precisa estar de acordo com a empresa e também com seu público-alvo. Então, neste artigo, vamos mostrar como criá-la, bem como de que forma fazer sua marca crescer.
Como surgiu a comunicação visual
Essa estratégia surgiu na Alemanha, mais precisamente na cidade de Dessau. Trata-se de uma comunicação estabelecida por meio de elementos visuais. Exemplos disso são:
- Campanhas audiovisuais;
- Material gráfico;
- Imagens;
- Qualquer recurso visual.
Desde o momento em que um negócio surge até o encerramento de empresa, a comunicação visual consegue gerar engajamento, porque faz uso de elementos que chamam a atenção do público, muito mais do que os textos.
Para ela, aquele ditado que diz “uma imagem vale mais que mil palavras” é lei, e isso fica bem claro quando observamos a quantidade de materiais como vídeos, gifs e imagens que são produzidos atualmente, principalmente nas redes sociais.
Tais ações são importantes porque fazem com que um negócio se destaque em seu mercado de atuação. A empresa consegue se comunicar melhor com seu público-alvo e cresce de forma natural.
Além disso, é ela quem transmite o valor dos produtos e serviços para os consumidores, influenciando a decisão de compra.
Dicas de comunicação visual
Existem algumas ações importantes para qualquer marca, desde o momento em que o empreendedor faz abertura de empresa simples.
Pensando nisso, a comunicação visual é um elemento que precisa ser trabalhado de forma completa, planejando acertos e evitando possíveis erros.
Para te ajudar nessa missão, separamos alguns pontos de valor no momento de pensar na sua comunicação!
Produzir conteúdo atraente
Os conteúdos em comunicação visual precisam ser simples e facilmente legíveis. Um dos formatos mais usados é o infográfico. Nele, outros materiais são resumidos de maneira objetiva.
Por exemplo, você pode transformar um conteúdo extenso em um quadro dividido em partes, com elementos visuais como figuras e pequenos textos em cada tópico.
Os gráficos também são materiais atraentes, sendo que uma empresa pode, por exemplo, mostrar a porcentagem de organizações que contam com controle de acesso no Brasil.
Cuidado com a poluição visual
Criar uma boa comunicação visual é fácil, desde que você evite alguns erros comuns. Por exemplo, você já deve ter visitado uma loja física ou uma plataforma e-commerce e se deparado com uma poluição visual.
A falta de harmonia e a bagunça imperam, mas essas situações podem ser evitadas por qualquer negócio, como as empresas de serviços terceirizados ou uma loja de roupas femininas.
Tanto no seu site quanto no seu estabelecimento, evite o uso exagerado de cores e efeitos. Transmita a mensagem com clareza e sem ambiguidades.
Se for usar algum elemento escrito, como o menu do site, escolha uma fonte fácil de ser lida. Isso é importante, inclusive, no slogan da sua marca. Lembre-se de que seu público-alvo precisa entender o nome do seu negócio.
Respeite o manual da sua marca
Crie e respeite o manual da sua marca no que diz respeito à identidade visual. Por exemplo, se suas cores são rosa e branco, não insira outras cores no site de maneira excessiva.
Alguns elementos, como uma chamada para ação podem até usar outras cores e fontes, mas são exceções. De resto, a comunicação visual precisa seguir a identidade da sua marca, para não confundir o consumidor.
Em outras palavras, siga um conceito, visto que se isso não for feito, o cliente vai achar que a sua empresa não tem uma personalidade própria, ou seja, isso é extremamente prejudicial para o seu negócio.
Considerações finais
A comunicação visual é fator essencial para quem deseja crescer e conquistar novos espaços no mercado de atuação. Estamos falando de elementos importantes que devem ser trabalhados, principalmente, para que a sua marca chame a atenção das pessoas.
Além disso, é por meio dela que você consegue se destacar e se tornar conhecido, conquistando a confiança do seu público-alvo. Portanto, investir em comunicação visual do jeito certo é fundamental para se manter competitivo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.