Dicas de planejamento do seu e-commerce

As plataformas e-commerce têm ganhado a atenção dos consumidores nos últimos anos, e o que antes era apenas uma tendência, agora já é uma realidade.

Os empreendedores, de olho em uma oportunidade vantajosa, estão investindo nessas plataformas. Mas os lojistas não ficam para trás, tendo em vista os benefícios de uma loja virtual para os negócios.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar qual a importância do e-commerce, como ajuda nas vendas, como aumenta o engajamento e como fazer para planejá-lo. Então, se você tem dúvidas, leia o artigo até o final!

A importância do e-commerce

O comportamento e os hábitos dos consumidores mudaram muito nos últimos anos, e a internet é a principal razão para tudo isso. Hoje em dia, basta uma rápida pesquisa para encontrar o que você precisa.

Além disso, com alguns cliques, as pessoas compram o que desejam, com um preço mais baixo e recebem diretamente no conforto do lar.

As lojas virtuais eram uma tendência, mas que foi acelerada devido aos eventos de 2020. Por isso, lojas físicas dos mais variados tipos precisaram rever seu planejamento tributário e fiscal e investir nessa modalidade.

Uma plataforma e-commerce é importante porque acompanha o comportamento do consumidor moderno, mas também porque aumenta as vendas da marca.

O empreendedor tem a oportunidade de vender em dois canais diferentes (loja física e loja virtual), aumentando os seus lucros.

Ademais, é uma maneira de aumentar o engajamento dos seus clientes com a sua marca, pois estar na internet e, principalmente, vender por ela, é estar onde seu público-alvo está, e consequentemente se comunicar melhor com essas pessoas.

Só que para dar certo, é necessário fazer todo um planejamento, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Como planejar um e-commerce

Todo negócio, como uma empresa de estampa em camisa de algodão, precisa de um planejamento para funcionar. No caso do e-commerce, é importante:

Analisar o mercado e o produto

A análise de mercado é importante para entender o que funciona no seu segmento, e ela envolve conhecimentos como:

  • Sazonalidade;
  • Perfil de compradores;
  • Quantidade de concorrentes;
  • Canais de comunicação.

A análise de produto, por sua vez, visa perceber a quem ele se destina, como funciona, o que pode agregar ao consumidor e características dos fornecedores.

Investir em marketing e propaganda

Seu público precisa saber que sua loja existe na internet, e o principal recurso para isso são as estratégias de marketing digital.

Também é importante criar promoções e divulgá-las por meio de campanhas publicitárias no Google Ads, Facebook Ads, dentre outros.

Fazer pesquisas

Faça pesquisas acerca de seu público-alvo, visto que as pessoas interessadas em sinalização de segurança não têm o mesmo comportamento daquelas que estão interessadas em móveis para quarto de bebê, por exemplo.

Aprenda um pouco mais sobre os pontos fortes, ameaças e oportunidades do seu negócio, para que tudo possa ser explorado e trabalhado de maneira inteligente.

Conheça mais os seus concorrentes e se inspire em plataformas que deram certo. Veja quais são suas estratégias, como o site é estruturado, o que ele oferece, dentre outros aspectos.

Ofereça um bom atendimento

O atendimento ao cliente é fundamental, inclusive para as plataformas e-commerce. O cliente precisa de respaldo, mesmo depois de comprar.

Ele pode ter dúvidas durante o processo de compra, mas também pode ter dificuldades para usar o produto, pode querer acompanhar a entrega, solicitar uma troca, dentre outras necessidades.

Planejar eventos e datas comemorativas

Em algumas épocas do ano, como Natal, as vendas são maiores. Então, garanta que seu site tenha uma boa infraestrutura para suportar o aumento do número de acessos.

Para quem tem loja física e virtual, é interessante criar eventos no aniversário da marca nos pontos de venda, usando uma boa cenografia para eventos e divulgá-los na plataforma.

Tendências de mercado

Analisar as tendências de mercado é fundamental para sobreviver a ele. É dessa forma que você descobre se determinado produto ainda interessa ao público, as novidades que você precisa vender, dentre outras informações.

É dessa maneira que você consegue criar boas promoções. Por exemplo, uma loja virtual de sapatos, ao perceber que determinado modelo não está mais em alta no mercado, pode criar uma promoção para vender o restante do estoque.

Assim, você evita produtos encalhados e consegue atrair as pessoas para que vejam as novidades do seu site.

Conclusão

Vender pela internet é uma mudança que veio para ficar, portanto, os lojistas devem aderir a essa modalidade. Só que tudo vai depender de um bom planejamento, como este que mostramos aqui.

Seguindo nossas dicas, você vai chamar a atenção do seu público-alvo e estruturar a sua plataforma e-commerce do jeito certo.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind