Primeiramente, o networking é a formação de uma malha de contatos, com troca de informações importantes e relações baseadas na cooperação e auxílio mútuo. É uma atividade simples de praticar, pois está no cotidiano, mas que apresenta muitos benefícios.
Essa estratégia gira em torno, principalmente, do conceito de criar vínculos de relacionamento para haver ganho de conhecimento e de oportunidades para a marca.
É bom lembrar, entretanto, que essa boa relação não deve estar restrita apenas a instituições que trarão resultados diretamente para o negócio. É necessário o bom relacionamento de uma empresa em geral.
Então, o networking deve focar na construção de relacionamentos duradouros e que prosperarão. É necessário gerar interesse em outras pessoas, para que elas desejem criar uma conexão.
Deste modo, para o funcionamento efetivo da ferramenta, é preciso ter uma história que faça com que as pessoas queiram se relacionar. Ou seja, a comunicação é vital nesse momento.
Saiba mais sobre a importância da estratégia
O uso do networking é importante no momento de crescer a marca, atrair novos consumidores e de consolidar a imagem do negócio.
A imagem da marca é consolidada, uma vez que a cada novo relacionamento que ela desenvolve, a autoridade da marca parceira é transferida indiretamente para ela. Isso porque se algo com credibilidade indica uma marca, essa também tem credibilidade.
Ao criar novas conexões, existe uma colaboração, sendo que uma delas é a indicação. Com isso, o público da marca parceira tem grande chance de se interessar pelo negócio e, assim, um público diferente do já existente passa a ser cliente.
Dicas para montar bons networkings
Para que os benefícios sejam aproveitados, é necessário que o networking seja efetivo. Portanto, é interessante destacar alguns fatos para que isso aconteça:
- Praticar a ação;
- Entender o outro lado;
- Estudar o outro lado;
- Preparar-se;
- Ter cuidado com quem se relacionará.
Praticar a ação
Principalmente quando as marcas são novas, elas não são conhecidas por outros negócios que gostariam de realizar uma conexão. Por isso, é bom sempre ser a pessoa a praticar a ação e tomar a iniciativa de conversar.
Além de demonstrar interesse no mercado e em expandir a marca, que melhora a própria imagem, isso ainda garante que outros negócios saberão de sua marca e darão a eles a oportunidade de trocar conhecimento.
Entender o outro lado
Ter conhecimento de como ser útil e somar para uma outra marca é fundamental. Assim, é possível identificar que relacionamentos devem ser feitos, bem como facilitar para o outro considerar criar uma conexão.
Por exemplo, para uma empresa que vende carimbo datador manual, é importante entender que seria eficiente fechar um relacionamento com algum pequeno produtor alimentício.
Dessa forma, ele criará a relação explicando que seu produto seria útil para datar a validade dos alimentos. Com isso, o networking fica mais fácil de entender e imaginar a união benéfica para ambas marcas.
Estudar o outro lado
É de extrema importância que as pessoas com quem se deseja iniciar um relacionamento sejam selecionadas seguindo critérios que sejam favoráveis para sua própria marca.
Por exemplo, não teria sentido para uma empresa de equipamentos para internet iniciar um relacionamento com algum fazendeiro, pois não haveria benefícios para ambos os lados, uma vez que não existe ligação entre os conteúdos.
Preparar-se
Na hora de criar seu networking, é importante estar preparado para contar a sua história e despertar interesse no outro indivíduo. Afinal, para expandir sua rede de relacionamentos, é preciso que as pessoas sintam vontade de estar ligadas a sua marca.
Por exemplo, caso a sua empresa seja de rotulos e etiquetas adesivas, é válido preparar um discurso explicando como são as vendas desses produtos e como a sua marca pode ser favorável a outra, como uma de garrafas plásticas.
Cuidado com quem irá se relacionar
Vale ressaltar que ao criar um relacionamento com outra marca, o público passa a considerar que todos os posicionamentos estão de acordo para as duas empresas que fazem parte do networking.
Portanto, é aconselhável se relacionar com marcas que têm os mesmos valores que os da própria empresa. Dessa maneira, os pensamentos estarão de acordo e não surgirão problemas de discordância e problematização da imagem do negócio.
Considerações finais
Com uma rede de contatos estabelecida, a internet é o meio principal para aumentar o engajamento. Pessoas curtindo, comentando e compartilhando suas publicações aumentarão consideravelmente o engajamento da marca.
Então, esse retorno ajuda na hora de decidir o que será mudado na marca do momento em diante, bem como o que funciona com o público. Isso tudo acaba gerando cada vez mais retorno.
Ou seja, essa ferramenta acaba funcionando como uma empresa de segurança do trabalho. Ela orienta outras empresas e auxilia no funcionamento geral.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.