A pesquisa por voz está ganhando força. Agora você pode usar sua voz para pesquisar na internet, tocar música, navegar para página inicial de um site, pedir comida ou obter os últimos resultados do futebol. Não passa um dia sem notícias sobre assistentes de busca como Alexa, da Amazon, Siri da Apple, Cortana da Microsoft ou serviço sem nome do Google. Você pode pensar que os assistentes de voz estão dominando o mundo, mas esse não é o caso – ainda não. Neste artigo, falarei sobre o crescimento das pesquisas por voz, além de dicas para preparar seu conteúdo para esses novos tipos de visitantes.
O que é pesquisa por voz?
Com a pesquisa por voz – parte da pesquisa sensorial, juntamente com a pesquisa de texto e pesquisa visual -, você usa sua voz para executar ações na web. No passado, as pessoas riam dos assistentes de voz porque eram lentos e tinham dificuldade em entender e responder a perguntas. No entanto, a atual geração de assistentes de voz são incrivelmente sofisticados. Quase todo tipo de consulta é possível apenas com a expressão. No entanto, esses dispositivos e serviços precisam melhorar ainda mais. A precisão ainda é um problema.
Mas por que voz? Por um lado, é rápido; as pessoas podem falar muito mais rapidamente do que podem digitar. É conveniente, porque você pode trabalhar com as mãos livres e, na maioria das vezes, obter resultados instantâneos e relevantes, seja em resposta a uma pergunta ou em uma ação. Além disso, os desenvolvimentos sobre o uso da sua voz como interface resultaram em um sistema baseado em contexto que usa muitos componentes para fornecer resultados relevantes.
Embora tenham sido feitos avanços significativos em dispositivos móveis, agora é em casa que os dispositivos operados por voz encontram seu lugar. A Amazon vendeu milhões de dispositivos habilitados para Alexa, e não há fim à vista. Recentemente, o Google entrou na ofensiva com o Google Home; seu próprio assistente doméstico inteligente.
Por que e como as pessoas usam a pesquisa por voz?
Pode não ser uma surpresa que as pessoas usem assistentes de voz porque são convenientes, especialmente quando suas mãos estão ocupadas. Eles são fáceis de usar, ainda mais para os digitadores lentos. Além disso, as pessoas adoram obter resultados rápidos e relevantes e simplesmente gostam do uso desse tipo de assistente. No entanto, as pessoas preferem usar esses serviços em casa ou no carro em movimento e no trabalho. Ainda parece haver uma barreira psicológica para eliminar as consultas de pesquisa em um grupo de pessoas.
As pesquisas por voz respondem a perguntas
Os assistentes de voz usam as chamadas consultas de pesquisa conversacional para obter uma resposta para uma pergunta individual. Esses tipos de consultas são faladas em uma sentença completa em linguagem natural e a resposta também está em uma sentença inteira. Isso é algo que você deve ter em mente ao trabalhar na sua estratégia de conteúdo para SEO. Se você perguntar [Como está o tempo em São Paulo hoje?], Poderá obter a resposta [‘Está nublado hoje, com uma pequena chance de chuva. A temperatura máxima é 16 ° C.]] Se você estiver em um dispositivo baseado em tela, esse resultado poderá ser acompanhado por uma tela mostrando as condições.
Atualização Hummingbird do Google
O Google fez das respostas às perguntas uma prioridade na atualização do Hummingbird em 2013. Essa atualização teve como objetivo alterar a maneira como o Google responde às perguntas que as pessoas escrevem ou falam. Desde o Hummingbird, o contexto de cada palavra na consulta de pesquisa é levado em consideração. Não se trata mais das palavras em si, mas do que elas representam ou significam. O Hummingbird teve um impacto significativo na forma como o Google escaneia o seu conteúdo. Tornou-se incrivelmente importante estruturar seu texto corretamente.
Os 5 porquês clássicos
As pesquisas de conversação tendem a responder aos 5 porquês clássicos: quem, o que, quando, onde, por que e como. Aqui estão alguns exemplos:
- Quem projetou a ponte Rio-São Paulo?
- O que eu preciso para fazer um churrasco?
- Quando a Vila Sésamo foi ao ar pela primeira vez?
- Onde posso comprar a pizza mais barata em São Paulo?
- Por que os pássaros aparecem de repente?
- Como o Google começou?
Você vê que essas pesquisas de conversação em linguagem natural abrangem mais palavras do que as pesquisas digitadas. Estas não são palavras-chave, mas frases-chave. Se você deseja classificar para esse tipo de frase, precisa ter uma resposta para essas perguntas. Palavras-chave de cauda longa desempenham um papel importante nisso.
A tecnologia está ficando mais inteligente
Nos primeiros dias, a pesquisa com sua voz era desajeitada e propensa a erros. Muitas pessoas simplesmente desistiram devido a frustração. Atualmente, no entanto, a tecnologia operada por voz está ficando inteligente e rápida. Pense nisso; agora você pode ajustar a ortografia de uma consulta de pesquisa se um resultado surgir com a palavra-chave errada. As pesquisas agora levam em conta o que foi solicitado anteriormente, para que você possa fazer perguntas adicionais para restringir os resultados. Então, você pode pedir a um assistente de voz para encontrar todos os filmes de Kevin Spacey. Depois disso, você pode resumir apenas aqueles pelos quais ganhou um Oscar. Ou aqueles em que co-estrelou com Morgan Freeman.
O contexto tem um papel importante nos desenvolvimentos recentes dos assistentes de voz. Cada vez mais, esses assistentes olham para o mundo ao seu redor para fornecer resultados ou ações relevantes a serem tomadas. Se você tem um aplicativo específico em execução, um assistente pode usar essas informações para adivinhar o que está fazendo ou o que pode querer fazer. Este é apenas o começo; veremos muito mais desenvolvimentos nessa frente.
O que fazer agora?
Portanto, a pesquisa por voz muda a forma como pesquisamos e, portanto, devemos examinar atentamente a maneira como fornecemos nosso conteúdo. Se você deseja responder às perguntas de linguagem natural que as pessoas usam para procurar algo, seu conteúdo é a primeira coisa que precisa ser corrigida. Você precisa se perguntar quais perguntas o seu conteúdo está respondendo no momento e descobrir se isso está alinhado com as perguntas que as pessoas fazem. A resposta é abrangente ou incompleta, não satisfazendo as necessidades do visitante? Você pensa na legibilidade ao fazer seu conteúdo? é fácil de entender, escaneável e instantaneamente compreensível?
Dê uma olhada nas consultas de conversação que as pessoas usam para encontrar o que precisam. Não apenas olhe para os seus dados, mas também verifique como estão os seus concorrentes e veja como eles estão tentando responder a essas perguntas. Use o recurso de preenchimento automático nos mecanismos de pesquisa para ver quais perguntas costumam aparecer. Ao produzir seu conteúdo não faça uma resposta longa e sinuosa, mas vá direto ao ponto e sirva a resposta de imediato.
Um exemplo de pergunta respondida
Seu conteúdo e HTML devem se unir para responder às perguntas da maneira mais rápida possível. Otimize os conteúdos que considera valiosos para os visitantes, além dos que você suspeita que as pessoas pesquisem. Para ilustrar isso, veremos um exemplo da ShiftMind. Trabalhamos continuamente em nosso conteúdo para destacá-lo no Google. Essa não é uma tarefa fácil, mas continue e funcionará.
Nesse caso, nosso artigo sobre como incorporar tweets foi otimizado de forma a responder à pergunta: [Como incorporar tweets em posts no WordPress]. O Google descobre a pergunta e a resposta diretamente no conteúdo. Em geral, ajuda se você usar respostas curtas e apresentá-las com marcadores. Se você usar dez ou mais etapas, o Google adicionará um link ‘leia mais’ à caixa de respostas, provavelmente gerando uma CTR mais alta. Responder a perguntas dessa maneira, não apenas prepara seu conteúdo para a pesquisa por voz, mas também pode levar a um snippets em destaque no Google.
Concentre-se em palavras-chave de cauda longa
Para responder a perguntas de idioma natural corretamente, você também precisa trabalhar com as palavras-chave de cauda longa. Como essas perguntas faladas contêm muito mais palavras que um comando de pesquisa digitado [Qual é o melhor restaurante perto da Mooca em São Paulo] vs. [Restaurante na Mooca São Paulo], você pode usar essas palavras extras para ter classificações mais altas no Google. Pode ser um pouco mais fácil ter uma classificação mais alta para as frases para as quais você deseja ser encontrado. Você também verá que os pesquisadores usam cada vez mais termos como [melhor] ou [mais próximo] para pesquisar resultados relevantes, portanto é algo que você deve ter em mente.
Outra boa maneira de responder às perguntas das pessoas é adicionando um FAQ no seu site ou otimizando a que você já possui. Colete as perguntas que as pessoas fazem e escreva uma resposta curta, mas relevante. Os mecanismos de pesquisa podem usar diretamente essas respostas para fornecer aos pesquisadores uma resposta válida aos seus comandos de pesquisa por voz.
Otimize sua página para dispositivos móveis
Além de oferecer respostas valiosas para as perguntas das pessoas, sua página precisa funcionar perfeitamente em dispositivos móveis. Verifique como ele funciona em vários smartphones, tablets e outros equipamentos. É perfeitamente acessível nesses dispositivos? É atraente, rápido e facilmente legível? Também é uma boa ideia investir em uma implementação adequada do Schema.org, pois isso dá às suas páginas muito mais contexto para os mecanismos de pesquisa. Por exemplo, você pode adicionar a marcação Schema.org à sua página de revisão, para que os mecanismos de pesquisa tenham uma fonte válida para identificar sua autoridade. Tudo isso deve fazer parte da sua estratégia de SEO para celular.
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Conclusão
Parece que a pesquisa por voz chegou para ficar. Isso traz grandes oportunidades para alguns, enquanto outros podem estar preocupados com os mecanismos de pesquisa e os assistentes digitais respondendo diretamente a todas as perguntas possíveis. Você deveria estar preocupado? Bem, isso provavelmente depende do seu conteúdo. Se você possui conteúdo de alto valor, como receitas, pode estar bem. Os assistentes de voz ainda não poderão ler essa receita para você. Se seu site oferece serviços básicos de cálculo e conversão, por exemplo, será mais difícil sobreviver no mundo da pesquisa por voz.
Sites regulares, orientados a conteúdo, precisam responder à pergunta que os pesquisadores orientados por voz estão procurando. Para preparar seu site para as inúmeras pesquisas ativadas por voz, você precisa pensar cuidadosamente sobre seu conteúdo; ele responde às perguntas que as pessoas têm?
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