Se tem algo que realmente revolucionou a rotina da maioria de nós, foi a disseminação da internet, especialmente após a chegada dos smartphones e tablets. Desde então, o papel do marketing digital só tem crescido cada vez mais.
Quando unimos isso aos microcomputadores, sejam desktops ou notebooks, e à tecnologia em geral, podemos afirmar que, muito provavelmente, o mundo nunca tinha visto uma mudança tão disruptiva dentro de tão pouco tempo. É só pensarmos sobre quais eram as soluções que uma empresa ou um comprador qualquer tinham à mão há cerca de duas/três décadas. O cenário não ia muito além de opções de marketing como panfletos, outdoors, telemarketing, rádio e televisão. Lembrando que o acesso a alguns veículos como a televisão era extremamente restrito, e apenas poucas marcas conseguiam investir nisso. Ao passo que as demais soluções eram um pouco engessadas, como em termos de métricas e segmentação.
Neste sentido, a internet e o marketing digital também trouxeram uma democratização incrível, pois hoje qualquer marca pode desfrutar dessa que já é a maior vitrine do mundo, por meio de motores de buscas, marketplaces e mídias sociais. Claro, também não se trata de colocar o marketing offline em detrimento do online. Na prática, veículos de comunicação visual ou mesmo televisivos e radiofônicos, como os citados acima, sempre vão funcionar e ter seus benefícios. O foco aqui está em ressaltar, não apenas os diferenciais, mas também as vantagens do marketing digital, de maneira a demonstrar como ele tem transformado o mercado nos últimos anos, e como você também pode participar disso. O fato é que existem alguns conceitos básicos e algumas tendências digitais que não podem ficar de fora quando o assunto é divulgação online. Ou seja, embora a esfera digital seja mais acessível e democrática, ela também tem suas regras próprias.
Daí que algumas empresas e e-commerces em geral busquem a tão sonhada conquista do sucesso online, mas acabem não conseguindo, por falta de conhecimento e de considerações sobre alguns pontos essenciais, a respeito dos quais falaremos abaixo. Então, se você quer ficar por dentro deste assunto fascinante, entendendo de uma vez por todas por que o marketing digital é uma ótima estratégia e como ele pode fazer a diferença nos negócios de um e-commerce, basta seguir adiante na leitura.
Marketing digital: o que ele é afinal?
Acima mencionamos alguns veículos tradicionais de mídia, como comunicações visuais (panfletos e outdoors), telemarketing, televisão e rádio. Em termos técnicos essas estratégias eram ou são conhecidas como outbound marketing. Nessa modalidade, ainda hoje praticada por pequenas e grandes marcas, uma empresa de locação de impressoras foca seus esforços de divulgação naquilo que se convencionou chamar de “prospecção ativa”. Como visto, tais estratégias podem ser conciliadas com o marketing digital. Na prática, o elemento “ativo” dessa prospecção consiste no fato de que a marca está de saída (daí “outbound”), ela é que vai atrás dos clientes. Já reparou nas lojas e magazines que utilizam, por exemplo, aqueles saldões ou promoções arrasadoras? Trata-se exatamente disso, quando o foco da divulgação recai em diferenciais da marca e do produto, como preços e prazos imbatíveis. Basta essa descrição para compreendermos por que tais recursos sempre vão funcionar. Já no marketing digital, porém, o que verificamos é o inbound marketing, ou seja, a marca está “de entrada”, indo no sentido contrário do outbound. Talvez o termo não seja tão claro, mas se pensamos na “prospecção passiva” o quadro já começa a se tornar mais compreensível. Neste cenário, a marca não vai atrás dos clientes, por assim dizer, mas lança iscas para que esses venham até ela. Aí é que entra o marketing digital. Se a empresa lida com projetos corporativos, ela começa a criar conteúdos e disseminá-los pelas plataformas online, como blogs, vlogs e as redes sociais, provando sua autoridade dentro do seu segmento. Na prática, existe outbound no meio digital também (como um link patrocinado, num motor de busca). Contudo, é mais correto associarmos o inbound à internet, pois realmente a estratégia depende dela para poder evoluir de maneira completa.
Tudo sobre conteúdo e Gerações Y e Z
Segundo pesquisas recentes, no Brasil o e-commerce cresce entre 20 e 40% a cada ano, de modo que atualmente já são mais de 50 milhões de pessoas ativas comprando pela internet. Os dados são da Ebit/Nielsen, uma referência na área. Realmente, hoje quando alguém precisa de uma solução como cotação de seguro, não é difícil imaginar que o primeiro passo que essa pessoa vai dar é, muito provavelmente, pesquisar pela internet quais são as soluções existentes na área, concorda? Isso tudo tem a ver com o novo perfil de compra das pessoas. O que, por sua vez, está intimamente atrelado ao que se convencionou chamar de Gerações Y e Z, que são as pessoas nascidas em meados das décadas de 1980 e de 2000 para cá. Por isso mesmo, um e-commerce que não levasse em conta o inbound, o marketing digital e as expectativas dessas novas gerações, dificilmente conseguiria ter um efeito assertivo e sustentável dentro da esfera digital. O que essas pessoas buscam, precisamente, são marcas inovadoras e ousadas, que entreguem muito mais do que um produto ou um serviço, mas sim uma experiência completa. O que começa com um bom conteúdo.
Na prática, o marketing de conteúdo pode assumir os seguintes formatos ou modalidades de divulgação:
● Blog posts;
● Vlogs e podcasts;
● E-books;
● Infográficos;
● Mídias sociais.
● Entre outros.
Assim, já deu para perceber que o próprio marketing digital tem evoluído em relação a si mesmo. Realmente, se uma empresa quer atrair mais pessoas com seus conteúdos sobre pesquisa de clima organizacional, ela precisa ousar na forma que vai utilizar. Mais do que simplesmente escrever artigos e disseminá-los pela esfera digital, ela pode desenvolver o conteúdo em vídeo, facilitando o acesso. Ou mesmo em áudios, como os podcasts que podem ser ouvidos em qualquer momento ou lugar.
Como se diferenciar na multidão?
Até aqui já ficou claro como o marketing digital tem transformado o mercado nas últimas décadas, especialmente quando se fala no crescimento do e-commerce em países como o nosso, onde as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas e navegando. Segundo uma pesquisa da Hootsuite, nós somos o segundo país do mundo a passar mais tempo na internet, perdendo apenas para as Filipinas. Imagine, então se uma empresa de rótulos adesivos consegue se tornar referência digital, o que vai acontecer? Como já ficou claro, não é difícil compreender o quanto as vendas de uma empresa ou marca qualquer podem aumentar se ela aderir ao e-commerce corretamente, levando em conta as dicas e conceituações desenvolvidas acima. Voltando à pesquisa da Hootsuite, o tempo médio de cada brasileiro online supera as cinco horas por dia. O que inclui desde microcomputadores até acesso mobile, e também já levanta outro ponto: a concorrência entre as marcas. Basta abrir um dos grandes motores de busca, como Google, Bing e Yahoo, e fazer uma pesquisa sobre algo como recepcionista para eventos, que você verificará uma quantidade bastante grande de resultados. Aqueles que vierem na primeira página terão, obviamente, os melhores resultados. Por isso mesmo, toda marca precisa ter estratégias muito claras sobre quais modalidades de marketing digital ela vai praticar, e como se consolidar por meio delas.
Por dentro das maiores oportunidades
Acima demos o exemplo dos motores de busca, porque realmente eles se tornaram uma das maiores referências em marketing digital. As maneiras de se consolidar ali são por meio de otimização de páginas ou de links patrocinados. No primeiro caso, você consegue ranquear uma palavra-chave como controle de acesso sem pagar por isso, apenas cumprindo os parâmetros de excelência das plataformas. No segundo caso, você paga para aparecer diretamente no topo, via anúncios. Outra grande oportunidade digital se encontra nas mídias sociais.
Algumas focam em mensagens instantâneas, outras em textos mais longos, outras ainda em multimídias como fotos e vídeos. De modo que há espaço para todo tipo de negócio. Também ali, a marca pode crescer de modo orgânico, caso ainda esteja num estágio embrionário. Ou já pode começar com investimentos em publicidade, destacando-se logo de cara. O mesmo sistema é aplicado também nos marketplaces. Se você quer anunciar um serviço como impressão de banner, certamente não vão faltar plataformas de e-commerce focadas nesse universo das gráficas e do design, permitindo um crescimento acelerado a qualquer marca da área. Com isso, vemos como o marketing digital tem simplesmente transformado o mercado e a história das empresas, especialmente aquelas que assimilam as dicas aqui desenvolvidas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.