Como Iniciar um plano de Marketing para Indústria em 6 passos

plano de Marketing para Indústria

O Marketing Digital para Indústrias tem como objetivo despertar o interesse de clientes para os produtos de uma empresa por meio dos componentes de Marketing: Identidade Visual, estratégias de comunicação, conteúdo, Redes Sociais, Websites, otimizações para mecanismos de busca (Google) e divulgação (anúncios).

Muitas Indústrias tendem a pensar que o marketing digital é mais indicado para empresas focadas em bens de consumo B2C, mas esta não é a realidade, com a transformação nos ambientes e processos digitais de vendas, marketing e relacionamento, cada vez mais empresas do setor industrial com negócios B2B veem no Marketing Digital componente importante e influente na geração de receitas, se posicionando e se destacando cada dia mais no mundo digital.

A realidade é que a maioria das indústrias, seja B2B e/ou B2C, estão trabalhando desde a sua existência as bases do Marketing digital, e encontram-se muito mais preparadas para esta inserção do que imaginam.

A base do Marketing e do Marketing Digital está na Identidade, seja ela dos seus produtos ou da Empresa em si, tabelas de preços, catálogos de produtos, descritivos técnicos, história, missão, visão e valores, todos estes materiais e informações podem ser convertidos em conteúdo valioso de marketing digital, precisam apenas ser repaginados da maneira correta.

Neste artigo vou te apresentar em 6 passos, utilizando os materiais e informações que você já possui, como iniciar um plano de Marketing para Indústria. Vamos lá!?

O que é Marketing para Indústria?

De forma simples e objetiva, podemos definir e diferenciar o Marketing para Indústria por uma característica predominante neste setor que é a realização de negócios de empresa para empresa ou B2B, dessa forma o foco predominante das ações de marketing devem ser empresas.

O Marketing B2B se difere em muitos pontos do Marketing de uma empresa para o cliente final ou B2C, mas podemos citar como o principal o tempo do ciclo de compras de um determinado produto, esta característica torna fundamental o estabelecimento de uma estratégia de relacionamento digital de longo prazo de forma a ser considerado uma opção de compra na próxima vez que o seu cliente em potencial precisar de seu produto.

6 Passos para iniciar um Plano de Marketing para Indústria

Passo 1: Olhe para dentro (e um pouco para fora)

Esta é a fase de coleta de dados e pesquisas, comece fazendo um levantamento completo dos materiais de marketing existentes, panfletos, embalagens, desenhos, logos, até paginas do website, redes sociais e assinaturas de e-mail, tudo o que remeta de alguma forma à sua identidade, ou, a forma como você tem se apresentado a seus clientes.

Ao longo da sua história você também deve ter respondido a muitas dúvidas de clientes, atendido a problemas com soluções personalizadas como um determinado relatório, gráfico, manual, levante tudo o que de alguma forma tenha significado aos seus clientes em potencial.

Desenvolva este levantamento de forma meticulosa, esta será a base para um plano de marketing bem sucedido.

Por último vamos olhar um pouco para fora, o que os seus concorrentes andam fazendo? Faça uma pesquisa (benchmarking) e procure aprender, ou, assimilar formas de fazer melhor com base nos resultados de sua pesquisa interna x benchmarking.

Passo 2: Defina quem é o seu Cliente Ideal

A definição de um cliente ideal no Marketing para Indústria passa por três estágios, o primeiro é a definição do publico alvo empresarial, ou a segmentação de empresas que representam potenciais negócios à sua empresa, tamanho, setores, número de funcionários, localização geográfica, dentre outras características.

Definida a segmentação empresarial de potenciais negócios para empresa deve ser definido um público-alvo, sexo, faixa etária, formação, estado civil, condição social, entre outras características inerentes a tomadores de decisão de negócios nestas empresas.

O terceiro estágio é a definição da Persona, ou a representação fictícia de seu cliente ideal, você pode partir do seu principal cliente e definir características que deem pessoalidade a esta representação como nome, idade, sexo, personalidade, interesses, dentre outras características. Envolver e se relacionar de forma a agradar este perfil deverá ser o objetivo de marketing das ações de relacionamento de sua empresa.

Passo 3: Invista na colaboração Marketing x Vendas

Grande parte do serviço até aqui foi desenvolvido com base em pesquisas e conversas no nível estratégico da empresa, muitas pistas foram coletadas, mas é na ponta, no contato com o cliente onde as coisas acontecem de fato.

Valide todas as informações coletadas nos passos 1 e 2 com a equipe de vendas e de acordo com os feedbacks colhidos realize ajustes nas conclusões chegadas nas etapas anteriores e aproveite para começar a entender melhor o tempo decorrido entre o momento em que um cliente em potencial conhece a sua indústria e realiza uma compra, esta informação será valiosa na composição do funil de vendas ou funil de inbound marketing.

O relacionamento do Marketing com a equipe de vendas deve ser permanente, comunique aos vendedores todas as ações realizadas, colha feedbacks sobre os resultados, qualidade das leads (contatos) recebidas por exemplo, e estabeleça um processo de melhoria contínua com foco no cliente.

Passo 4: Invista em Tecnologia

Vivemos a era da tecnologia e as indústrias devem se aproveitar dos benefícios que a tecnologia poderá proporcionar aos seus processos e ações de marketing e para isto existem diversas ferramentas de gestão de marketing digital disponíveis.

É importante ressaltar que no mínimo, para iniciar um plano de marketing bem sucedido, sua indústria deverá ter um website moderno, responsivo, atualizado e integrado ao Google Analytics, Redes Sociais e WhatsApp.

A contratação de um serviço de automação de marketing como o RD Station Marketing também é recomendada.

Passo 5: Defina Relatórios, Indicadores e Metas

A coleta de dados é tudo para o desenvolvimento sustentável de qualquer negócio e com o Marketing não é diferente. A definição de relatórios, indicadores e metas de Marketing é um processo que deve ser desenvolvido antes de qualquer implementação de ações referentes às oportunidades identificadas.

O objetivo aqui é tirar uma foto do atual cenário de marketing da sua indústria e definir com clareza metas de performance para as campanhas a serem desenvolvidas, por exemplo, aumentar a captação de contatos em 30% até o final do primeiro semestre.

Algumas métricas básicas são as referentes a interação social: Número de visitantes de um website, aberturas de e-mail marketing, seguidores nas redes sociais, curtidas e interações sociais com a sua empresa.

Defina também metas referentes a resultados de captação de contatos: Número de contatos solicitados via Website, WhatsApp, Messenger, Direct e telefone.

E por fim metas relacionadas a resultados financeiros: Quanto o seu investimento em marketing tem elevado o faturamento da empresa?

Passo 6: Desenvolva um processo de Melhoria Contínua alinhado aos Objetivos da Empresa

Não cometa o erro de iniciar um plano de marketing para a sua indústria e pensar que as ações tomadas nos passos anteriores caminharão sozinhas. Todo o processo de marketing e relacionamento para com o cliente é contínuo e o tempo e conhecimento adquirido ação após ação é o que vai aumentar a sua assertividade.

Após este início diversas outras estratégias podem e devem ser implementadas, desde o redesenho e reposicionamento de sua marca ao lançamento de um novo produto, tudo deve ser incluso no plano de marketing, criando um histórico de processos de valor intangível para sua indústria.

Incremente os seus métodos tradicionais de crescimento com o Marketing Digital para Indústrias

Não fique preso ao tradicional. Estar à frente da concorrência não significa otimizar apenas a sua eficiência produtiva, há oportunidades de desenvolvimento em seus departamentos de Marketing e Vendas também!

Um Plano de Marketing personalizado aos objetivos de negócios da sua Indústria vai estabelecer um Diferencial Competitivo e resultar em Melhores Negócios para sua empresa além de colaborar para com o seu futuro! Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!

Você ainda tem dúvidas sobre como iniciar um Plano de Marketing na sua Indústria com os passos acima? Solicite uma avaliação de saúde digital gratuita, onde identificaremos como você poderá promover melhor a sua indústria alcançando mais compradores para os seus produtos.

Autor: Danilo Pedrosa
Especialista em projetos de marketing/marketing digital, trabalho com marketing desde 2010 e com marketing digital desde 2014.

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Desenvolvemos projetos conforme as necessidades e objetivos de cada cliente, sempre com processos bem definidos e transparentes do planejamento ao controle, facilitando a comunicação com as partes interessadas e a melhoria contínua das ações de marketing implementadas.

Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind