Como iniciar sua pesquisa de palavras-chave

Se você começar um novo site, seja um blog ou uma loja online, você não conquistará classificações imediatamente. Então, qual é o primeiro passo que você precisa para aumentar seus rankings? Em nossa opinião, você deve sempre começar com pesquisa de palavras-chave. Tire algum tempo para pensar sobre as palavras que você deseja encontrar: quais as palavras que seu público está procurando? Mas como você descobre isso? Quais ferramentas são úteis? E, quando você encontrou essas palavras-chave, como você determina quais você deve focar primeiro? As palavras-chave mais competitivas (cabeça) ou menos competitivas (cauda longa)? Nesta publicação, vamos ilustrar com um exemplo sobre como iniciar sua pesquisa de palavras-chave.

Concentre-se na cabeça ou na cauda? Google!

Um empreendedor recentemente iniciou sua própria loja de automoveis. Ele me perguntou sobre SEO: por onde deveria começar? “Você faz uma pesquisa de palavras-chave”, Respondi. Ele fez. Ele queria classificar seu site para [loja de automoveis]. E ele já descobriu que apontar para aqueles termos de pesquisa muito concorridos seria bastante inútil.

Mas como você sabe com certeza? Você deve verificar a concorrência! No Google as palavras-chave mais competitivas e análise os resultados. Seus concorrentes são grandes empresas? Empresas com grandes orçamentos de marketing? Então você provavelmente terá um ranking difícil para essas palavras-chave principais. Pergunte-se qual é a probabilidade de poder conquistar classificações por essa palavras-chave. Em seguida, experimente um termo que seja um pouco menos competitivo e veja o que aparece. A probabilidade mudou muito?

Se você fizer isso, a partir de palavras-chave de cabeça muito competitivas para palavras-chave ligeiramente mais longas e menos usadas, você terá uma boa idéia de onde seu site deve poder se encaixar e conquistar classificações. Para ele, focar em [loja de automoveis] e [automoveis] seria um muito difícil de chegar ao topo do Google agora. Já [loja automóveis em são Paulo] ou [agencia de carros sp] resultam em menos concorrência. Eu escolheria termos de pesquisa ainda menos competitivos como [agencia de veiculos].

Faça uma longa lista!

Você nunca deve se concentrar em apenas uma palavra-chave. Você deve fazer uma lista longa, muito longa. O empreendedor do nosso exemplo deve fazer uma lista de pelo menos uma centena de palavras-chave. Certifique-se de avaliar a competitividade de cada uma das suas palavras-chave.

Primeiro, para levantar ideias de palavras-chave você deve colocar-se na posição de alguém que esta à procura de automóveis. Basta pensar em todos os termos alternativos e também pensar em combinações de palavras-chave que você pode usar para procurar por automóveis:

  • carros baratos (se o seu posicionamento for de preço),
  • loja automóveis em são Paulo (você for uma loja de automóveis localizada em são Paulo),
  • automóveis usados e etc.

Com sua lista prévia de palavras-chave vamos para o Google e descobrir o que as pessoas estão realmente pesquisando:

Pesquise as palavras-chave da sua lista no Google e ganhe feedbacks!

Com a sua lista de palavras-chave, você deve visitar o Google e procurar pelas palavras-chave da sua lista como por exemplo “automóveis” ou qualquer outra palavra-chave que você tenha e ao rolar a página para baixo, você verá que na parte de baixo da página do Google é mostrada mais sugestões de frases que provavelmente são muito utilizadas pelo seu público-alvo:

Planejador de palavras-chave do Google AdWords

Temos o planejador de palavras-chave do Google AdWords, uma ferramenta que está disponível gratuitamente e que é muito útil para obter mais detalhes sobre palavras-chave buscadas pelo seu público-alvo. Para acessar a ferramenta você precisa de uma conta do Google, uma vez feito login, vá para www.adwords.google.com e clique no icone “Ferramentas” da barra superior direita do adwords:

 

Ja caixa que abre vá até a seção Planejamento > Planejador de palavras-chave;

Clique em Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria. Se digitarmos algumas palavras-chave relacionadas com os automóveis, a ferramenta pode dar uma lista como esta:

Você também deve verificar a existência de palavras-chave relevantes, de preferência as com alto volume de buscas e baixa concorrência. Mas também não podemos esquecer de verificar palavras-chave de cauda longa: as palavras-chave de baixo volume de buscas, mas que podem ser extremamente relevantes e que possivelmente terão alta conversão.

Como você pode ver, o Planegador de Palavras-Chave lista o número médio de pesquisas por mês (Média de pesquisas mensais), uma estimativa aproximada do nível de competição, além de uma grande lista de possíveis palavras-chave e combinações de palavras-chave. Escolher as melhores palavras-chave desta lista irá permitir que você capture parte do tráfego relevante para termos de busca relacionados.

Você também pode executar a pesquisa de palavras-chave de ferramentas comerciais como SEMRush.

Segue algumas ferramentas gratuitas que são também bastante úteis para a pesquisa de palavras-chave:

Google.com/trends: Uma boa ferramenta criada pelo Google. Mostra as tendências ao longo do tempo ou estações para ter uma idéia da tendência (sazonalidade) em relação a uma palavra-chave nas buscas.
Ubersuggest.org: Esta ferramenta imita o recurso do Google de autossugestão para uma determinada palavra-chave, mas dá-lhe dezenas de sugestões com as palavras de busca mais populares.

SEMrush – análise a sua concorrência em detalhes!

Você também pode querer verificar os sites de seus concorrentes, para descobrir a sua estratégia de palavras-chave e muitas outras informações…

Com o SEMrush, você poderá ter muito mais informações sobre os seus concorrentes e assim desenvolver estratégias para ser bem sucedido na briga por posições no Google!

Eu sempre uso o SEMrush para pesquisa de palavras-chave por ser uma ferramenta poderosa. Ela é atualmente uma das melhores, senão a melhor plataforma para análise de concorrência através de palavras-chave e de tráfego orgânico do Google. A SEMRush é uma ferramenta que lhe permite analisar praticamente toda a informação relacionada com palavras-chave orgânicas, volume de tráfego e comparar todos esses dados com os seus mais diretos competidores nos resultados de pesquisa orgânicos dos buscadores.

A ferramenta tem suporte ao idioma português e você pode fazer um cadastro gratuito para testar o SEMrush.

Comece a escrever conteúdo

Blogar é uma ótima maneira de criar conteúdo. Você deve escrever posts de blog realmente incríveis relacionada aos seus produtos. No entanto, uma palavra-chave ainda não é assunto de uma postagem de blog. Você precisará de um ângulo ou assunto específico para a palavra-chave que você deseja classificar.

Use as Google Trends!

Se você precisa escolher entre certas palavras-chave para as quais gostaria de conquistar classificações, mas você não sabe qual delas escolher, você deve usar o Google trends. As tendências do Google permitirão comparar o volume de pesquisa e lhe dará sua resposta: https://trends.google.com.br/

Pense em chances de conversão

Ao fazer sua pesquisa de palavras-chave, você já deve pensar sobre a chance de converter para pessoas que procuram uma palavra-chave específica. Por exemplo: se as pessoas estão procurando especificamente [comprar automóveis em são Paulo], eles serão mais propensos a comprar do que se as pessoas estiverem à procura de [automóveis]. As pessoas que procuram [comprar automóveis em são Paulo] já sabem o que querem, eles sabem o que estão procurando. Uma vez que eles encontrarem, eles estarão mais propensos a comprar.

Pessoas à procura de palavras-chave de cauda longa, palavras-chave específicas geralmente têm uma chance maior de comprar algo quando terminam em seu site. Então, talvez, você gerará menos tráfego com um post otimizado para uma determinada palavra-chave, do que com um post otimizado para outras, mas você acabará com mais vendas, no entanto.

Uso das palavras-chave

Nós falaremos muito sobre como e onde você deve usar suas palavras-chave nos próximos artigos. De um modo geral, tente usar as palavras-chave, tanto quanto possível em toda a área de relevante do site, (sem encher o conteúdo de palavra-chave). É claro que o texto do artigo é onde você vai ter que ter mais atenção, mas outras áreas relevantes do poderiam ser:

  • Domínio
  • URL
  • Tag title
  • Meta-description
  • Nas tags de cabeçalho H1, H2, H3 e etc
  • imagens (nome do arquivo e atributos title e alt)
  • Links
  • Etc.

Conclusão

A pesquisa por palavras-chave é um primeiro passo muito importante no SEO. E depois disso, você terá que começar a escrever. Muito. Escrever não resultará em rankings mais elevados. Vai levar tempo. É uma estratégia de SEO a longo prazo.

Leia mais: “Pesquisa de palavras-chave: O guia final” »

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind