Como analisar seu público-alvo na internet

Como analisar seu público-alvo na internet

Para escrever um texto atraente para o seu público-alvo, você precisa conhecê-los. Quem são essas pessoas que leem seus artigos? Quem são as pessoas que pesquisam as palavras-chaves para os quais você deseja ser encontrado? De onde eles vêm? Quantos anos eles tem? Em que eles estão interessados? E como você poderá alcançar essas pessoas novamente? Neste post vou te ajudar com formas de analisar do seu público-alvo, pois isso é essencial para marketing digital.

Por que você deveria analisar seu público-alvo?

Se você não sabe muito sobre seu público-alvo, pode ser muito difícil escrever textos para eles. Você deve escrever textos que são difíceis ou muito fáceis de ler? Quais os assuntos eles interessam mais? Quais as palavras-chaves eles usam? Qual conteúdo fará com que eles voltem ao meu site? Essas perguntas são especialmente importantes se você quiser que seu público-alvo se torne um visitante regular do seu site ou se quiser que ele compre algo em sua loja online. Se você sabe muito sobre seu público-alvo, será muito mais fácil adaptar seus textos a eles. Como resultado, você terá sucesso em vender seus produtos/serviços.

Como você pode analisar seu público-alvo?

Existem várias maneiras de analisar seu público. Listamos algumas técnicas que usamos abaixo. Para realmente conhecer as pessoas que acessam seu site, aconselhamos usar todas essas formas diferentes de análise.

Google Analytics

A melhor maneira de começar a analisar seu público-alvo é com o Google Analytics . O Google Analytics informará a que horas do dia seu público-alvo estão em seu site e de onde eles são (pelo menos de qual país); quais páginas eles mais visitam e se usam um desktop ou um dispositivo móvel. Isso é tudo informação valiosa e utilizável.

Monitore de perto quais páginas e posts no blog geram muito tráfego para investigar possíveis padrões. Talvez os posts sobre um determinado assunto gerem muito tráfego, enquanto os posts sobre outros assuntos não recebam muitos visitantes. Use essa informação ao escolher o assunto do seu próximo post no blog.

Pesquisas online

Uma ótima forma de conhecer seu público-alvo é fazer com que ele preencha um questionário online. Em uma pesquisa, você pode perguntar o que quiser. Você pode, por exemplo, configurar uma pesquisa que aparece quando alguém entra em seu site ou pode enviar um convite de pesquisa para os assinantes de sua newsletter ou para seus clientes.

Lembre-se de que a maioria das pessoas não participa de pesquisas online. Ainda assim, se o seu público for grande, você terá facilmente uma quantidade suficiente de pessoas para preencher seu questionário. Para obter mais participantes, você sempre pode tentar conquistá-los, atraindo um incentivo interessante.

Por favor, note que é sempre um certo grupo de pessoas que estarão dispostos a preencher uma pesquisa. Esse grupo é altamente seletivo e não representa todo o seu público-alvo.

Insights das Redes Sociais

Se você quiser saber mais sobre as pessoas que acessam o seu Facebook, precisará usar o Facebook Insights. Verifique quais publicações recebem muitas visualizações e quais não recebem atenção do seu público. Experimente comprar anúncios no Facebook também. É claro que todas as plataformas de mídia social têm seus próprios painéis que tem relatórios que permitem suas próprias análises. Monitore a análise dos canais que você usa regularmente.

Comentários em posts de blog

Se você quiser analisar o seu público e descobrir em que tipo de pessoas ele consiste, analise os comentários no seu blog. O que as pessoas estão dizendo sobre você ou sobre seus posts nos comentários de seus artigos? Sobre quais aspectos dos posts do seu blog eles estão falando em seus comentários? Quais assuntos são tão importantes para eles, que estão dispostos a se engajar? Analise os comentários no seu site e não esqueça de monitorar os comentários nas redes sociais!

Conversando com seu público

Basta ter uma conversa com as pessoas que fazem parte do seu público também é uma ótima maneira de descobrir mais sobre eles. isso poderá ajudá-lo a ter uma ideia melhor sobre quem é seu público. Pergunte a eles o que eles mais gostam no seu site, nos seus produtos ou nos posts do seu blog. Pergunte por que eles voltam ao seu site. Convide-os a falar sobre suas experiências e não tenha medo de algumas críticas.

Muitas vezes participo de eventos e palestras e encontro pequenos e médios empresários que estão procurando saber mais sobre como a internet pode ajudar os seus negócios, sempre gosto de conversar com eles. Isso me ajuda a entender nossos potenciais clientes. E, ao entender nossos potenciais clientes, podemos antecipar melhor suas necessidades. Se soubermos o que eles esperam de um bom serviço de marketing digital, poderemos otimizar ou expandir vários aspectos de nossos serviços, com certeza.

OBS: Além de eventos e palestras os webinars podem ser uma boa forma de atrair e conversar com o seu público.

Conclusão

Analisar seu público pode ser um trabalho duro. O Google Analytics e as ferramentas das inúmeras plataformas de mídia social são úteis, mas não contam muito sobre as intenções ou desejos do seu público. As pesquisas são ótimas, mas como a maioria das pessoas não preenche um questionário online, os dados não são válidos e representativos para todos os públicos. Conversar com seu público pode trazer informações úteis, mas você não poderá conversar com todos eles.

Todas as diferentes formas de analisar o seu público agregam valor. Usando todas estas formas de análise, você terá uma impressão clara do seu público-alvo.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind