Como administrar comentários no seu blog

Como administrar comentários no seu blog

Quando você está blogando regularmente, as pessoas começam a comentar o que você escreve e como o seu blog está crescendo, você terá que administrar os comentários em seu blog. Especialmente quando você escreve sobre sua visão do mundo ou opiniões, algumas pessoas discordam de você. Você vai, em suma, ter que lidar com as respostas e opiniões de seus leitores. Mas como?

Os comentários no seu blog são importantes para SEO?

Comentários adicionam conteúdo ao seu post. E o Google indexa todo o conteúdo do seu site, incluindo todos os comentários em todas as postagens do blog. Não fique animado ainda, porque o Google reconhece instantaneamente os comentários como sendo apenas comentários. Seu valor para o mecanismo de pesquisa será muito menor do que o conteúdo original do post do blog. Responder aos comentários em seu blog, portanto, não melhorará instantaneamente seu SEO, mas resultará em porcentagens maiores de visitantes recorrentes.

Conheça os cinco tipos de comentários

Os comentários que as pessoas deixam nos blogs podem ser divididos em cinco tipos:

1. feedback positivo

Primeiro, o feedback positivo. Algumas pessoas só querem dizer que gostam de você, de sua empresa ou de seu blog. Isso é sempre bom de ouvir. Responda alguns deles (mesmo que seja apenas um rápido “obrigado!”) Ou expresse gratidão geral em um próximo post, para que a pessoa que faz o elogio se sinta apreciada.

2. Perguntas

O segundo tipo de comentário são as perguntas que o público tem depois de ler seu post. Talvez algo não tenha ficado claro ou algo que você tenha escrito tenha feito com que alguém lhe perguntasse sobre seu artigo ou sobre sua marca.

Responder as perguntas não deve ser tão difícil. Se a resposta à pergunta for curta, Você pode simplesmente deixar uma resposta direta. Se uma pergunta é mais difícil de responder, ou se precisar de mais alguma explicação, você pode decidir escrever um novo post sobre ela.

Se você não souber a resposta uma pergunta, aconselhamos que você ainda responda a esse comentário no seu blog. Você pode simplesmente afirmar que você vai pesquisar no assunto e voltar com uma resposta mais tarde (e não esqueça de responder!). Prometer algo e não cumprir é feio 🙂

3. feedback negativo

O terceiro tipo de comentário é o feedback negativo. Às vezes, as pessoas não concordam com o que você escreveu e, às vezes, as pessoas ficam insatisfeitas com seu produto ou serviço. Às vezes as pessoas são simplesmente maldosas. Esse tipo de comentário é o mais difícil de lidar.

Se os comentários em seu blog forem realmente prejudiciais e indecentes (por exemplo, violentos ou racistas), aconselho que você os exclua completamente. Os palavrões não podem ter espaço algum em seu blog. Mas eu não excluiria comentários de clientes ou leitores insatisfeitos. Não responder a esses comentários ou excluí-los pode sair pela culatra. Se as pessoas estiverem insatisfeitas o suficiente, elas se queixarão de você através de outros canais e parecerão que você está censurando suas preocupações. Portanto, por mais difícil que seja, você deve tentar responder aos comentários deles e tentar encontrar a fonte de sua insatisfação. Se os comentadores estiverem insatisfeitos com o seu produto ou serviço, peça-lhes para entrar em contato por telefone ou e-mail para resolver o problema.

Não tenha medo de alguma discussão no seu blog. Uma boa discussão em que há espaço para vários pontos de vista pode ser uma coisa boa. Dá-lhe a oportunidade de mostrar ao seu público a sua experiência e opinião sobre um determinado assunto. Enquanto uma discussão for educada e respeitosa, ela atrairá os leitores e os fará retornar ao seu blog.

4. Comentários fora do assunto ou off-topic

Embora esperamos que você receba principalmente comentários relacionados ao seu post, às vezes você pode receber o quarto tipo de comentário: fora do assunto ou off-topic. Comentários fora do assunto não são necessariamente comentários de má qualidade, mas, como eles não se relacionam com o assunto do seu post, pode ser difícil lidar com eles.

Cuidado com comentários off-topic, eles podem afetar negativamente o seu SEO. Imagine que alguém deixe um comentário muito longo em sua postagem que não tenha nada a ver com o assunto desta postagem no blog. Os mecanismos de pesquisa que indexam o conteúdo desta página verão esse comentário e, consequentemente, terão mais dificuldade em descobrir sobre o que é a página. Então, você provavelmente deve excluir esse comentário. Não só por razões de SEO, mas também por sua própria sanidade.

Como você responde adequadamente os comentários off-topic? Se você decidir excluir um comentário off-topic, pode entrar em contato com o autor e dizer: “Ei, você disse isso e aquilo. Eu posso responder a isso, mas isso não é relacionado ao meu post do blog, então eu deletei seu comentário, mas aqui está minha resposta”. Essa é uma resposta amigável para a pessoa, e também mantém seu post no blog intacto e relacionado ao assunto.

5. Spam

E finalmente, alguns comentários são apenas spam. As pessoas tentam enganar os seus leitores para clicar em um link, muitas vezes para algo não relacionado, ou eles simplesmente escrevem bobagens. Se o seu filtro de spam não filtrar esses comentários já, você deve excluir e, opcionalmente, bloqueá-los assim que os vir. WordPress por padrão vem com o plugin Akismet, que é feito para este fim.

Conclusão

Responder a perguntas e dar respostas corretas em uma discussão pode levar muito tempo. Certifique-se de que você tenha tempo para monitorar e responder aos comentários recebidos em seu blog. Você não precisa responder a um comentário dentro de uma hora, mas responda em um ou dois dias. Isso mostra a seus leitores que você se importa com as respostas deles.

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind