Branding digital é um aspecto essencial na sua estratégia de marketing. Se você desenvolver uma estratégia incrível de branding, as pessoas conhecerão sua marca, sua empresa e seu website. Neste post, vou primeiro explicar o que é a marca e por que ela pode ajudá-la com sua presença digital. Depois disso, darei 5 dicas práticas que você pode usar para melhorar sua própria estratégia de branding digital.
O que é Branding?
Branding é o processo de criar uma imagem clara e única do seu produto ou da sua empresa. Seu público deve ser capaz de reconhecer sua marca. Quer seja em uma publicação no Facebook, na sua newsletter ou na secção de produtos do seu site, a imagem da sua marca deve ser semelhante.
A marca é difícil. Para estabelecer uma estratégia de branding bem-sucedida, você deve primeiro ter uma visão clara da sua marca: qual é a sua missão? Quais valores são importantes? Qual estilo se adequa à sua marca (formal / informal)?
Por que a Branding digital é importante?
Se você conseguir executar uma estratégia de branding digital de alta qualidade, otimizar sua presença digital tanto nas redes sociais quanto nos mecanismos de buscas ficará muito mais fácil. As chances aumentam quando o seu público-alvo conhece o nome da sua marca. O nome da sua marca pode ser um incentivo para clicar no link do seu site tanto nas redes sociais quanto nos resultados da pesquisa do Google (mesmo que você não esteja entre os três primeiros!). E, se você faz uma boa gestão da sua marca, as pessoas vão começar a procurar sua marca em diversos canais digitais. Vai ser muito mais fácil classificar para a sua marca do que para muitos outros termos de pesquisa no google e construir comunidade em torno da sua marca nas redes sociais. Para ajudar você a criar uma estratégia de branding digital bem-sucedida, compartilharei cinco dicas práticas:
Dica 1: Seja consistente
A coisa mais importante no branding é ser consistente. Desenvolva um certo estilo e fique com ele! Projete um logotipo e fique com ele! Faça a frase da sua missão e fique com ela! Se você for consistente na forma como apresenta sua marca ao seu público, as pessoas acabarão por se lembrar e reconhecer sua marca.
Dica 2: faça um slogan e torne-o visível
O seu slogan é a mensagem mais importante sobre sua marca ou seu produto em uma única frase. Certifique-se de que se destaca no seu site. Você pode, por exemplo, colocar um slogan abaixo do nome da sua marca. O slogan da ShiftMind: duas palavras, muitas soluções.
Se possível, tente escrever seus slogans de uma maneira orientada à ação. Você pode fazer isso usando verbos e sentenças que implicam uma ação para o visitante. Por exemplo, poderíamos ter um slogan dizendo: “Otimize os resultados do seu negócio com o CRM X”. Isso mostra às pessoas um dos valores centrais da sua solução e incentivará muito mais pessoas a conhece-la.
Dica 3: use imagens
As imagens são um aspecto muito importante da sua estratégia de branding. Você pode usar fotos e ilustrações em seu site, em seu boletim informativo, no Facebook ou em anúncios impressos. Claro, você deve se certificar de que suas imagens se encaixem em sua marca. Se você vende sapatos de balé, provavelmente não deve usar fotos de animais selvagens na selva. Você gostaria de usar fotos que expressem elegância e graça.
Se você sempre escolhe ilustrações e fotos que se encaixam na sua marca, seu público acabará reconhecendo e lembrando da sua marca simplesmente olhando suas fotos. Se você usa suas próprias fotos, pode tentar desenvolver algum tipo de estilo consistente. Por exemplo, você pode garantir que todas as suas fotos tenham as mesmas dimensões, use uma maneira semelhante de edição ou use imagens semelhantes. No Facebook, sempre colocamos uma barra de texto em nossas imagens. Incluímos o título do nosso post e o logotipo da ShiftMind nessa barra de texto. Essa barra de texto garante consistência em todos os nossos posts no Facebook.
Dica 4: use o nome da sua marca
Certifique-se de que o nome da sua marca se torne familiar ao seu público. Isso significa que você deve usar o nome da marca! Talvez você possa usar o nome da sua marca em um de seus produtos. Certifique-se de usar o nome da sua marca em seu boletim informativo e em suas postagens (do Facebook). As pessoas devem ouvir e ler o nome da sua marca regularmente!
Dica 5: use seu logotipo
Seu logotipo é de grande importância para sua estratégia de branding digital. Branding é mais do que desenhar um logo incrível (é por isso que essa é a dica final e não a primeira que eu compartilho). Idealmente, seu logotipo deve se destacar, deve ser algo que as pessoas reconheçam sem nenhum contexto.
As cores que você escolhe para o seu logotipo são de grande importância também. Certifique-se de usar essas cores em outro lugar: em seu boletim informativo, em seu site, em imagens. Se você usar as mesmas cores em todos os lugares, essas cores se tornarão parte de sua marca. As pessoas reconhecerão sua marca apenas observando as cores em seu boletim informativo ou em sua postagem no Facebook.
Depois de ter um logotipo, certifique-se de usá-lo! Apresentá-lo ao seu público: no seu site, na sua newsletter, no Facebook: em todos os lugares!
Conclusão
Se você desenvolver uma estratégia de branding digital bem-sucedida, as pessoas se lembrarão e reconhecerão sua marca. A longo prazo, o seu logotipo ou marca será algo que imediatamente evoca emoções. À medida que as pessoas se familiarizarem com sua marca, sua estratégia de redes sociais e SEO também ficará mais fácil.
Portanto, combinar sua estratégia de redes sociais e SEO com uma estratégia de marca incrível é o caminho que você deve percorrer!