Antes de começar a fazer qualquer melhoria no seu site (SEO, UX ou outra), você deve se perguntar: qual é a missão do seu site? Por que as pessoas devem visitar seu site, ler meus posts ou comprar meus produtos? Qual é o propósito do seu negócio? Você deve ser capaz de responder a essas perguntas em um piscar de olhos. Neste post, explicarei a importância de ter uma missão clara. Além disso, vou enfatizar a importância de comunicar sua missão ao seu público-alvo.
O que é uma missão?
A missão do seu site consiste nas idéias que você tem sobre o seu site e sua empresa. Todo dono de site tem certas expectativas de seus visitantes. Você quer que eles leiam seus posts ou comprem seus produtos. Talvez você queira informar ou entreter seus leitores ou melhorar suas vidas com seus produtos incríveis.
Então, antes de começar a fazer melhorias no seu site, você terá que pensar na sua missão. Não pense muito rapidamente sobre isso. É muito difícil comunicar claramente o que você quer fazer. Este é um dos principais problemas que os sites parecem ter. Muitos sites simplesmente não deixam claro o que eles oferecem e o que torna sua oferta tão especial.
Como definir a missão do seu site?
Reserve um tempo e, literalmente, reflita e anote a missão do seu site. Você tem que criar uma missão, uma mensagem para enviar ao seu público. Uma vez que a mensagem esteja clara para você, você poderá comunicá-la muito melhor ao seu público-alvo!
Para ajudar você a formular a missão do seu site, fizemos uma lista de perguntas que você deve poder responder:
- O que as pessoas podem fazer com os produtos ou informações que você oferece em seu site?
- O que torna seus produtos ou ideias exclusivas?
- Como seus produtos / serviços melhorarão a vida de seus clientes?
- Por que as pessoas deveriam comprar os produtos / serviços em seu site e não em outro site (por exemplo, mais barato ou mais conhecido)?
- Por que as pessoas deveriam ler suas informações e seguir seus conselhos em vez de informações em outro site?
- Por que você está oferecendo esses produtos / serviços ou informações, além de ganhar dinheiro?
Formas de tornar sua missão clara para o seu público-alvo
Uma vez que sua missão seja clara, você pode verificar se sua missão está refletida em seu site. Concentre-se em sua página inicial e nas landing pages primeiro, pois essas são as páginas através das quais seus visitantes acessam seu site. Esteja ciente de que você literalmente só tem alguns segundos para transmitir seu ponto mais importante. A atenção das pessoas é muito curta, particularmente online. Então você tem que ter certeza de contar todas as coisas importantes primeiro e contar rapidamente.
Existem algumas maneiras de garantir que sua missão e propósito sejam imediatamente claros para o seu público-alvo. Você deve:
1. escrever conteúdo introdutório decente,
2. certificar-se de que suas headlines e taglines sejam claras
3. inserir imagens boas e adequadas.
1. Conteúdo introdutório
Sua homepage e suas landing pages devem incluir uma introdução clara. Nesta introdução, você deve explicar a missão do seu site. Qual é o seu site? O que você vende’? Garanta que este texto seja realmente claro e tenha o
texto adaptado a linguagem do seu público. Este texto não deve ser muito longo, deve ter um ou dois parágrafos no máximo!
2. Headline e taglines
Outra maneira de comunicar sua missão ao seu público-alvo é fazer bom uso de sua headline e taglines (títulos e slogans). O headline é o título de uma página ou post. Uma tagline é um pequeno de texto (slogan) que serve para esclarecer uma ideia. Pode ser a explicação do título ou uma descrição da sua marca ou empresa.
Certifique-se de que as headline e taglines comuniquem claramente o objetivo principal do seu produto. Isso é feito com mais facilidade criando um título para sua landing page que atrai a atenção de seus visitantes. Abaixo disso pode ter um slogan que realmente traz a mensagem do seu título.
Se possível, tente escrever seus títulos de uma maneira orientada para a ação. Você pode fazer isso usando verbos e sentenças que implicam uma ação para o visitante. Por exemplo, poderíamos ter uma manchete dizendo: “Agencia de Marketing Digital de Resultados”. Isso mostra às pessoas um dos valores centrais da empresa, e ativá-lo incentivará muito mais pessoas a conhecer nossos serviços.
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3. Uma imagem vale mais que mil palavras
Uma terceira maneira de garantir que sua missão seja clara para o seu público é fazer bom uso das imagens. Para a maioria dos produtos, é fácil encontrar imagens que reflitam o propósito do seu site. Pense no que você quer dizer ao seu público, mantenha sua missão em mente enquanto escolhe as fotos.
Se você está vendendo doces, certifique-se de colocar fotos de doces saborosos em sua página inicial. Se você está vendendo cruzeiros marítimos, você poderia definitivamente tirar algumas ótimas fotos de uma ilha tropical e um bom navio de cruzeiro. Para aqueles que vendem coisas como consultoria ou produtos intangíveis, é mais difícil encontrar imagens adequadas. Pesquise uma imagem que reflita as informações que você está oferecendo.
Conclusão
As empresas nascem de idéias, algumas das quais são ótimas, outras não. Mas todos nasceram da ideia de que o que você tem a oferecer é especial e acrescenta algo ao mercado. Essa é a sua missão! E essa vantagem, essa promessa, deve ser bem refletida em seu site!