Negócios B2C são aqueles em que seu público-alvo é o consumidor final. Inclusive, é muito importante entender esse conceito, até porque todo empreendimento tem suas particularidades.
Podemos encontrar os mais variados segmentos, por exemplo, empresas que desenvolvem softwares para banco e lojas que vendem artigos para pet.
Sendo assim, o que muda entre essas duas companhias é o seu modelo de negócio, visto que uma fornece soluções para empresas e outra para pessoas que têm animais de estimação.
Neste artigo, vamos explicar o que é negócio B2C, sua função, como aderir e como ele atua com outras estratégias.
O que é B2C?
Uma empresa pode trabalhar com diferentes públicos, e no caso dos negócios B2C (Business to Consumer), a venda se destina ao consumidor final, ou seja, pessoas. Existem muitas organizações desse tipo, como:
- Lojas de roupas;
- Supermercados;
- Agências de viagens;
- Salões de beleza.
Esses e muitos outros negócios são exemplos de B2C, e sua função é atender às necessidades das pessoas e não das empresas. Uma gráfica que faz banner promocional, por exemplo, atende companhias, enquanto uma loja de móveis atende pessoas.
Como aderir ao modelo B2C
Para aderir aos modelos B2C, é necessário manter o foco nas necessidades do público-alvo e nas tendências de mercado. Além disso, é importante investir em estratégias de marketing voltadas para esse modelo.
O marketing B2C tem como foco o consumidor final, então, cada ação é pensada nas necessidades desse público.
Além de envolver os estabelecimentos em si, ele também envolve os fabricantes de produtos voltados a essas pessoas, como marcas de eletrônicos e até mesmo empresas que fazem etiquetas para embalagens.
É importante dizer que esse tipo de consumidor é mais emocional e impulsivo, só que mesmo assim a organização precisa trabalhar o engajamento dele. E dentre as principais estratégias que ajudam a engajar no mercado B2C, temos:
Design Thinking
Design thinking é uma estratégia que estimula tomadas de decisão e busca por conhecimento. Ela pode ser usada na elaboração de novos produtos e serviços, por meio de reuniões, aumentando suas chances de sucesso.
A primeira etapa é a imersão, sendo que ela é importante justamente porque depende do feedback dos clientes, o que ajuda a gerar engajamento.
Já na etapa da ideação a empresa já identificou todos os pontos que precisam ser melhorados, e juntamente com um brainstorming, será capaz de colocar todas as ideias em prática.
Por fim, temos a etapa de prototipação, onde as ideias são filtradas e é construído um protótipo antes de colocar o objetivo final em prática.
Storytelling
Essa estratégia conta a história da marca, desde seu início, passando por detalhes como uso de sinalização de segurança para o cuidado com os colaboradores até os investimentos em soluções para atender melhor as pessoas.
Para colocá-la em prática, é importante investir em uma narrativa linear, que leve o leitor a conhecer mais o produto.
Não é uma estratégia agressiva, pelo contrário, ela envolve o emocional do consumidor, por meio de uma narrativa. Isso é importante porque as pessoas compram histórias com as quais se identificam.
Sendo assim, um negócio B2C, juntamente com o storytelling, consegue aumentar o engajamento de seu público e obter mais sucesso.
Redes Sociais
Por fim, outra boa estratégia de Marketing B2C são as redes sociais, visto que é muito difícil encontrar alguém que não use, pelo menos, uma dessas plataformas.
O papel da empresa, como uma fabricante de rótulos personalizados, é identificar em qual delas está o seu público e manter uma presença ativa.
Para melhorar ainda mais o engajamento, uma boa dica é usar o Facebook Ads para segmentar as campanhas, com base em informações detalhadas como local, idade e gênero.
Essas plataformas são boas, inclusive, para serem unidas ao storytelling e, com isso, prender a atenção do público. Naturalmente, as pessoas vão se identificar com seu negócio, comprar sua ideia e se tornarem mais engajadas.
Não se deve olhar para as redes sociais apenas como mais um canal de distribuição, mas, sim, como um meio de comunicação que ajuda a transmitir experiências, sentimentos, valores, falhas, sonhos e outras situações que são parte da vida das pessoas.
Conclusão
Os negócios B2C lidam com pessoas, por isso, precisam investir em estratégias de marketing com foco em seus sentimentos e necessidades.
É a partir disso que eles conseguem aumentar o engajamento e ter mais chances de sucesso em um mercado tão concorrido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.