(ASO) App Store Optimization – Conheça o SEO para aplicativos!

Nós gostaríamos de compartilhar com vocês uma técnica muito importante que continua a ser ignorada pela maioria dos desenvolvedores de aplicativos – a Otimização de aplicativos para App Store (ASO) – App Store Optimization.

Com mais de 2 milhões de aplicativos móveis nas principais App Store (loja de Aplicativos), fazer o seu app ser encontrado é um dos maiores problemas enfrentados pelos desenvolvedores de aplicativos móveis hoje.

Se você estiver no espaço móbile, é importante compreender os vários métodos para fazer o marketing do seu aplicativo mais efetivo. 

Novos métodos para descoberta de aplicativos mobile:

Então, o que é ASO?

ASO é o processo de otimização de aplicativos móveis para ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa de uma App Store, para o seu aplicativo ficar mais visível para potenciais clientes. O aumento da visibilidade tende a traduzir-se em mais tráfego para a página do seu aplicativo na App Store.

O objetivo da ASO é a de atrair mais tráfego para a página do seu aplicativo na App Store, por isso, os pesquisadores podem ter uma ação específica: o download de seu aplicativo.

Além disso, o processo de ASO requer uma compreensão fundamental da sua base de clientes-alvo, incluindo as palavras-chave que seus clientes potenciais estão usando para encontrar aplicativos semelhantes ao seu. Quando você aprende mais sobre quais palavras-chave estão sendo usados, você terá uma melhor compreensão da linguagem utilizada pelos seus clientes potenciais – uma parte crucial de qualquer plano de marketing.

Porque é que a ASO importante?

De acordo com a Forrester, 63% dos aplicativos são descobertos através de pesquisas em App Store. Isso faz com que a pesquisa, na loja de aplicativos, seja o método mais utilizado pelos usuários para descobrir novos aplicativos.

Se você não estiver usando ASO para aumentar o ranking de busca do seu aplicativo, você está perdendo o maior canal de descoberta disponíveis para a o seu aplicativo.

A surpreendente realidade é que a maioria dos editores não estão a investindo na otimização app store. Então aqui é o nosso presente para você: ASO é a sua arma secreta. Passe algum tempo a cada semana melhorar sua ASO, e você vai significativamente impactar ranking do seu aplicativo.

Quais são os principais fatores da ASO?

Vamos começar por quebrar os vários fatores que podem afetar sua ASO:

Principais Fatores:

Título: A palavra-chave colocada no título deve ser aquele com o tráfego de pesquisa mais pesado. Gaste tempo pesquisando a palavra-chave.

Palavras-chave: para melhorar seus rankings de busca, você precisa saber quais palavras-chave são relevantes e utilizadas mais frequentemente por seu público-alvo. É útil para monitorar os concorrentes.

Além de ser os fatores mais importantes para ASO, o fato de que o título e palavras-chave pode ser modificado facilmente significa que é possível otimizar regularmente eles.

Fatores secundários:

Número total de downloads – Seus números de downloads são extremamente importantes para ASO, mas você não tem controle total sobre eles.

Classificações e Comentários – Também importante e difícil de controlar. No entanto, existem maneiras de incentivar os usuários felizes para avaliar e comentar.

Palavras-chave no título: vale a pena?

Com uma amostragem de palavras-chave, eles olharam para as 25 melhores posições do ranking e calcularam o percentual de aplicativos tinha a palavra-chave no título vs. aqueles que não o tinham. Isto proporcionou uma pontuação total para os aplicativos com a palavra-chave no título e os aplicativos sem a palavra-chave no título.

FONTE: MOBILEDEVHQ

Com base nesse teste, aplicativos com palavras-chave no título conseguiram uma classificação 10,3% maior em relação aqueles sem uma palavra-chave no título.

Então, Vale a pena colocar palavra-chave no título do seu App? Sim!

Tenha em mente que ASO leva tempo!

ASO é um processo que precisa de ser monitorado e ajustado constantemente ao longo de um período de tempo.

ASO pode ter efeitos dramáticos sobre a encontrabilidade dos aplicativos. Para aqueles que colocar tempo para compreender, interagir e testar, temos visto muitos aplicativos aumentar seus downloads por um fator de 2x-10x, e um aumento da receita por uma taxa semelhante, ou maior, devido ao aumento do engajamento dos usuários obtidas por ASO. ASO não é um processo simples, e você pode não ver o impacto do dia para noite, mas se você estiver disposto a investir, o resultado pode ser extremamente interessante.

Os desenvolvedores de aplicativos precisam monitorar constantemente os seus próprios rankings e os rankings de seus concorrentes ao longo do tempo. Mais aplicações são publicadas todos os dias, e o fluxo constante de novas classificações, avaliações e downloads podem afetar seus rankings de busca. Continue testando e realizando experimentos com as palavras-chave a fim de conseguir boa classificação nas App Stores e direcionar mais tráfego para sua página de download.

Erro comum dos desenvolvedores de aplicativos

Os desenvolvedores de aplicativos geralmente escolhem palavras-chave e escrevem descrições no último segundo durante o processo de envio de um aplicativo. Na maioria dos casos, pouca ou nenhuma investigação em pesquisas de palavras-chave ocorre antes da apresentação do app, deixando a maioria das aplicações ocultas e com a probabilidade de descoberta bastante baixa.

Se você está pensando em investir no desenvolvimento de aplicativos para sua empresa conte com a Marketing Partner, o nosso foco é o resultado para o cliente. Antes de enviar o seu aplicativo realizamos uma pesquisa detalhada de palavras-chaves e público-alvo para o seu aplicativo ter maior encontrabilidade nas App Stores.

Dicas para melhorar o seu ASO

Para recapitular, vamos olhar para os fatores ASO e os métodos que você pode usar para melhorar sua classificação.

Título – Tendo uma palavra-chave em seu título pode melhorar o ranking de busca do seu aplicativo para essa palavra-chave em uma média de 10,3%. Como uma prática recomendada, você pode colocar a palavra-chave mais relevante, independentemente da dificuldade da palavra-chave, no título.

Palavras-chave – Constantemente acompanhar o desempenho das suas próprias palavras-chave e do seus concorrentes leva tempo e esforço. A fim de ter o tempo para se concentrar em seu aplicativo e não apenas em ASO, use um serviço como o TUNE para monitorar suas classificações nas buscas, analisar as palavras-chave, escolha melhores palavras-chave, e obter atualizações sobre seus concorrentes.

Para colher os frutos da ASO, você precisa investir tempo e esforço. Se fizer isso, você vai ter um canal consistente tráfego para o seu aplicativo. Ser encontrado é um dos desafios mais difíceis para aplicativos móveis, mas é um problema que você pode resolver de forma ativa!

Deixe as suas dúvidas, críticas e comentários abaixo que teremos o maior prazer em responde-los.

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind