13Você já parou para pensar na importância do Marketing Digital para pequenas empresas? Afinal, essa atividade tem duas preocupações principais, mostrar para o mundo que sua empresa existe e atrair clientes para fazer negócios, isso é questão de sobrevivência e prosperidade para qualquer marca.
Contudo, antes do Marketing Digital, era muito difícil fazê-lo. Campanhas em mídias externas, como TVs e outdoors eram caras. No sentido oposto, o Marketing Digital é mais eficiente e barato, permitindo uma competição mais saudável.
Então, continue lendo o post e entenda a importância do Marketing Digital para pequenas empresas.
O Marketing Digital segue o comportamento do público
Uma das principais características do Marketing é que ele sempre segue o público. Ou seja, se seu objetivo é alcançar e conversar com as pessoas, você precisa seguir seu comportamento e se mostrar disponível.
Atualmente, não existe comportamento mais frequente do que navegar na internet. Seja usando redes sociais, vendo vídeos no YouTube, fazer pesquisas no Google e muito mais, a internet faz parte da vida das pessoas. Então, se as empresas querem conversar com esse público, evidentemente, também precisam estar na rede.
Como o Marketing Digital ajuda a atrair mais clientes?
Agora que você já sabe que é importante ter uma presença online para conversar com os potenciais clientes, confira algumas vantagens do Marketing Digital.
A primeira e mais óbvia, é um aumento da carteira de clientes. Todo o objetivo do Marketing Digital é construir uma presença e campanhas online, através de estratégias de SEO, Links Patrocinados, mídias sociais, e-mail marketing e outras, para que seu público o conheça e, mais importante, faça negócios com você.
A relação entre Marketing Digital e dinheiro
Contudo, outra grande vantagem é que o Marketing Digital pode ser muito barato, especialmente comparado a outras formas de divulgação. Por exemplo, campanhas de marketing tradicionais com anúncios na TV, Rádio, Outdoors, poderia chegar facilmente aos milhares de reais e você não conseguir atingir o seu público. Enquanto o marketing digital permite ótimos resultados com bastante eficiência e um investimento modesto, confira nossos planos de marketing digital.
Um aspecto importante do Marketing Digital é sua eficiência, através da análise de resultados. Ao fazer uma propaganda na TV, por exemplo, você não tem ideia de quem realmente viu o anúncio. Enquanto através de campanhas de marketing digital você tem acesso completo a informações de quem viu ou interagiu com os seus anúncios como: Informações demográficas (idade e sexo), interesses, geográfico (idioma, local), tecnologia (sistema operacional, navegador, rede, dispositivos e outros ), comportamento (conteúdo do site, termos de pesquisa e outros), Origens do trafego (trafego direto, redes sociais e muito mais).
Com o Marketing Digital, você tem conhecimento exato de todas as interações de cada cliente com a marca. Assim, você sabe os anúncios, canais e tipo de conteúdo que mais dão certo. Ao longo do tempo, pode otimizar seus investimentos para trazer melhores resultados.
Um exemplo de como isso é vantajoso é em relação à segmentação. Vamos voltar ao exemplo da propaganda na televisão. Com esse tipo de anúncio, praticamente qualquer pessoa pode ver, ou seja, você tem pouco controle sobre o público-alvo que você quer alcançar.
No Marketing Digital, você sempre sabe exatamente com quem está falando. Em canais como e-mail e WhatsApp, você sabe quem é, mas em plataformas como o Google ou Facebook, é possível produzir conteúdo muito bem direcionado. Ou seja, você só investe dinheiro conversando com quem tem mais chance de comprar de você.
A vantagem é que não importa quão pequeno seja seu nicho é possível que seu cliente ideal o encontre. Basta fazer uma pesquisa sobre algo relacionado ao seu negócio e você aparece. Isso tudo sem gastar muito dinheiro.
Percebeu como o Marketing Digital é importante para pequenas empresas? Vimos algumas características que mostram como ele é importante para seu negócio:
- É alinhado ao comportamento do público;
- Permite usar o dinheiro de forma inteligente e direcionada;
- Traz mais tráfego e mais clientes para sua empresa.
Quer saber mais sobre o Marketing Digital? Então, entre em contato conosco para agendar uma reunião e tirar todas as suas dúvidas!