Inicialmente o mercado, seja digital ou não, contava muito mais com uma divulgação produzida visando uma publicidade em conjunto com o marketing, feita essencialmente para aprimorar os condicionamentos de uma empresa e atingir os propósitos.
Entre a maioria das empresas, a finalidade de aproximar o público do produto passa a ser estratégico, considerando os 4P ‘s, que são: preço, praça, produto e promoção. Atividade que envolve muita criatividade, ideias, tendências de consumo e posicionamento comercial.
Todo empreendedor para fazer seu negócio ser reconhecido e ter autoridade no mercado pode começar através da definição da publicidade como um instrumento de geração de vendas com comunicação e persuasão.
Com as grandes marcas o funcionamento dessas duas compreensões mercadológicas (marketing e publicidade) acontece naturalmente conforme vai surgindo a coleta de informações do público-alvo, imagem, ganhos e ofertas.
Inclusive, a função do marketing em uma empresa seja ela pequena, média ou grande é compreender e satisfazer as necessidades e desejos do mercado, dividindo em grandes pilares, que são:
- Gestão de produtos;
- Gestão de serviços;
- Gestão de clientes;
- Gestão de marcas.
Também gera o reconhecimento do público heterogêneo em suas preferências semelhantes, segmentando o mercado através das necessidades, fatores geográficos, demográficos e psicográficos.
Em uma economia de livre mercado, a publicidade aparece por meios mais diversos de comunicação, antes era mais frequente em rádios e televisão, agora está presente em redes sociais, blogs e sites, desempenhando um papel fundamental para fabricantes.
Semelhanças entre publicidade e marketing
Esse mercado vem se expandindo com o passar do tempo, perceptível a abordagem em multicanais no caso de anúncios em formatos de vídeos, display e áudio, atuando com uma abordagem imersiva, com métricas específicas para otimizar e maximizar o desempenho.
Ademais, com os recursos tecnológicos em mãos, geralmente as empresas contratam os serviços de uma agência de publicidade que possa aprimorar todos os aspectos do marketing, lidando com todo o processo de promoção do produto ou serviço.
Seja em um segmento mais tradicional, por exemplo, uma empresa de portaria, ou em algo mais diferente, a ressonância da marca será a demonstração da personalidade da companhia e como ela é perceptível aos usuários.
A publicidade de marca inclui a taxa de alcance e cliques que tende a identificar a eficácia da melhor abordagem e desempenho, até mesmo para investir nas campanhas publicitárias que influenciam diretamente o empreendimento. Para isso, os principais pontos são:
- Planejamento;
- A persona;
- A análise;
- Mercado de trabalho;
- Seleção da mídia;
- Criação do anúncio real.
Além disso, são duas áreas que necessitam de planejamentos similares. Inclusive, gatilhos mentais ganham mais aderência enquanto ferramentas essenciais para uma escrita persuasiva, afinal contribuem para as CTAs (Call to Action) e peças publicitárias inteiras.
Entre esses gatilhos mentais os mais utilizados nos meios de comunicação são: escassez, urgência, novidade e prova social. E em todo marketing de conteúdo essas abordagens definem as atividades, perfil profissional, previsões e gráficos.
Exemplificando, um negócio que tem como segmento o de impressão adesivo personalizado, o objetivo é atrair mais pessoas que queiram adquirir esse serviço, para isso inicialmente é preciso fazer um levantamento dos dados do público-alvo e a definição de persona.
Veja como elas podem atuar em conjunto
Nas grandes marcas estão sintetizadas a missão, os valores, a visão, o posicionamento, o propósito, a expressão, a qualidade e a sua própria cultura de negócio, e mesmo assim a indústria de publicidade está em competição com muitas outras.
As principais diferenças entre essas duas vertentes (publicidade e marketing) no mercado está na mensuração de resultados, na primeira acontece de forma imediata, totalmente possível de alterações e obtenção de resultados melhores.
Já na segunda há uma necessidade de periodicidade para avaliação, pois os resultados são maiores e contém um prazo mais longo para mostrar resultados mais expressivos, esse é o motivo de não precisar avaliar um planejamento de marketing todos os dias.
Em um segmento que o objetivo principal é a venda ou a instalação de gerador de energia, a publicidade coloca em foco o público externo que vai interferir na criação de anúncios para consequentemente atrair novos consumidores.
Ademais, com as táticas do endomarketing como exemplos de estratégias que envolvem o público interno da empresa, caminhando lado a lado com a produção publicitária, tudo funciona como uma chave de consciência de marca com uma ideia e um benefício.
Resumidamente, o marketing é o primeiro passo e a publicidade o passo seguinte, em que a união dessas categorias dão resultados em forma de satisfação, reconhecimento e crescimento exponencial de uma empresa de confecção de crachá, por exemplo.
Por fim, a transformação digital utiliza investimentos essenciais e alternativas com mais condições de proporcionar os melhores resultados, entre diversas finalidades, como aumentar as vendas e aperfeiçoamento das relações entre empresa, mercado e cliente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.