Como fazer um bom e-mail marketing

O email marketing é uma das ferramentas mais tradicionais do Marketing Digital, principalmente por conta do seu ótimo custo-benefício, além de ser totalmente personalizável.

Com ele, sua marca mantém um relacionamento constante com o cliente, sendo excelente tanto para a fidelização quanto para a conquista de novos clientes. Ainda que as redes sociais sejam mais “badaladas”, possuir um email é um pré-requisito.

Dessa forma, mesmo que a diversidade de opções dessas redes cresçam a cada dia logo, independente da rede social em que seu cliente está, é possível unificar suas ações por meio do email marketing. 

Apesar de todo o potencial dessa ferramenta, algumas empresas não conseguem a taxa de conversão esperada. Isso ocorre porque o sucesso depende de uma estruturação cuidadosa e da criação de uma estratégia própria para esse tipo de ação.

Seja para potencializar a divulgação de um produto específico, como um banner promocional, ou apenas para se manter em contato com seu cliente, essas dicas infalíveis vão otimizar seu uso, melhorar a performance das campanhas e gerar muitas vendas!

1 – Não aposte em listas de leads compradas

Entre todos os possíveis investimentos que você pode fazer para melhorar seus resultados, essa é a pior escolha. O marketing tem até um termo para as interações a partir dessas listas: “cold calls” ou “ligações frias”.

Para começar, raramente existe um critério para o direcionamento dessas listas. Por exemplo, uma empresa de segurança eletrônica pode comprar uma lista de leads obtida por um segmento alimentício.

Contatos vindos daí possivelmente não estão buscando (e não têm interesse) no seu produto, não conhecem sua marca e não querem ser incomodados. Resultado: recebem negativamente essa ação. 

Além de tudo, é uma prática ilegal acessar ou compartilhar contatos sem autorização do usuário, regulamentada pela Lei Geral de Proteção dos Dados, a famosa LGPD. 

Ademais, ao construir sua própria lista de leads, a taxa de conversão costuma ser alta, pois todos os contatos já são previamente qualificados, ou seja, os clientes querem seu contato e receberão muito bem informações relevantes sobre sinalização de segurança ou outro tema.

2 – Faça a escolha do software adequado

Aqui sim vale o investimento! Escolher um bom software de email marketing e que possa ser facilmente adaptado à sua empresa, é fundamental. 

Existem funcionalidades diversas como opções de modelos, métricas e a entregabilidade para mobile, que farão a diferença no resultado final de suas campanhas. 

A automação de marketing também é uma excelente ferramenta a ser considerada. Com isso você pode, literalmente, dobrar seus resultados com menos esforço (principalmente se tratando de tempo).

3 – Seja criativo, objetivo e direto

O email marketing permite que sua mensagem chegue rápido, de forma massiva e personalizada em potenciais clientes qualificados. Mas como ferramenta isolada ele não tem valor. A chave é a sua mensagem.

Coloque-se no lugar do leitor e verá que focar apenas em ofertas não é atrativo. Quantos emails de ofertas você ignora diariamente? Então, considere as dúvidas e necessidades de seu público e invista em conteúdo relevante, de qualidade e visualmente atrativo. 

Use e abuse da criatividade, inove! Existem diversas possibilidades como incluir imagens, vídeos e links. Lembre-se que sua mensagem deve ser atrativa. Escolha e aplique com atenção a identidade visual de sua marca. 

Empresas de etiquetas adesivas, por exemplo, podem usar essa ferramenta para mostrar seus produtos em um formato diferente, como um gif ou uma animação. Outro ponto importante é não pensar no cliente apenas como “comprador”, e sim como ser humano. 

4 – Preze pela qualidade e não pela quantidade

Essa frase você pode levar como um mantra para os mais diversos setores de sua empresa. 

Sim, você deve manter um contato constante com o cliente, mas isso não significa mandar vários emails todos os dias. Seja moderado e pertinente, ou todo seu esforço irá direto para a caixa de SPAM.

Receber emails marketing com muita frequência costuma ser o principal motivo de descadastramento de clientes. Fique atento!

5 – Otimize as campanhas

Acompanhe e utilize as métricas disponíveis em cada campanha para otimizar suas estratégias de acordo com resultados reais.

A escolha dos parâmetros depende de uma série de fatores, sendo algo individual de cada setor. Mas como regra geral, alguns pontos sempre devem ser considerados, como:

  • Quantidade de envios, entrega e retorno;
  • Taxa de acesso aos links;
  • Tempo de permanência em páginas direcionadas;
  • Taxa de descadastramento;
  • Marcações como SPAM;
  • Dias e horários de maior fluxo.

O uso de emails transacionais com rastreamento em tempo real e geração de relatórios gráficos, são uma ótima opção. Ademais, fique atento ao dia e horário de envio dos emails.

Conclusão

Enviar um bom e-mail marketing não é nada complicado, basta ter um planejamento completo e apostar nas ações certas, ou seja, como dito anteriormente, nada de comprar lista de contatos, pois isso pode prejudicar a sua imagem no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind