Branding marketing: Como aplicar em sua empresa

Branding marketing é um conjunto de estratégias de gestão de marcas, principalmente, para torná-las mais desejadas e com uma imagem positiva na mente dos diversos consumidores.

Essas ações estão relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento da empresa no mercado. Assim, essa estratégia é detalhadamente trabalhada pelas maiores marcas do mundo.

Contudo, ela também pode e deve fazer parte do planejamento de marketing dos pequenos e médios negócios.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o conceito de branding marketing, sua importância e dar dicas de como aplicá-lo. Se você tem dúvidas sobre o assunto, leia até o final!

O que é Branding Marketing?

Branding Marketing é uma gestão de estratégias voltadas para a marca de uma empresa. Trata-se de um planejamento de longo prazo, que inclui o gerenciamento de sua identidade visual.

Dessa forma, a companhia consegue potencializar a percepção dos consumidores em relação a ela. Sua premissa é planejar, estruturar, gerir e promover a marca, com vistas a aumentar sua relevância no mercado.

A identidade visual passa a fazer parte de seus rótulos personalizados e outros itens que sejam divulgados, o que permite que a empresa cresça de forma inteligente e duradoura dentro de um mercado tão competitivo.

A importância do Branding Marketing

Investir em branding marketing é importante porque ele torna a empresa mais atrativa e constrói uma reputação sólida para o mercado como um todo.

Também é por meio dele que o seu negócio consegue se diferenciar da concorrência, uma vez que expõe valores e trabalha em cima do diferencial dos produtos e serviços.

Essa estratégia conquista clientes mais qualificados para a marca porque entende que criar uma ligação com o consumidor é um processo que vai além das vendas.

Uma pessoa que se identifica com os valores de uma marca se torna uma divulgadora, assim, além de comprar outras vezes com os mesmos fornecedores de brindes corporativos, por exemplo, vai ajudar a atrair outras pessoas.

Por fim, ampliar e aplicar o branding tem como impacto positivo fazer com que seu negócio seja autoridade no que faz, o que o torna uma referência de mercado.

Como aplicar o Branding Marketing?

Para aplicar as estratégias de branding ao seu negócio, existem várias ações que podem ser colocadas em prática. Pensando nisso, listamos as mais comuns a seguir, sendo que entre as principais estão:

Aplicar os 4 Ps de Marketing

Os 4 ps são alicerces básicos que guiam a construção e a consolidação de uma marca no mercado. Também conhecidos como Mix de Marketing, eles se dividem da seguinte forma:

  • Preço;
  • Produto;
  • Praça;
  • Promoção.

O produto diz respeito àquilo que a empresa oferece, por exemplo, etiquetas em branco; preço é quanto ele vale; praça é onde será comercializado; e promoção são as estratégias usadas para ofertá-lo.

Ter um propósito

Entenda por que você quer entregar ao cliente seus produtos e serviços, em relação ao que a sua solução representa para as pessoas.

É dessa forma que você cria um posicionamento e uma conexão com o consumidor, mostrando para ele que, além de comprar um produto, ele também está comprando um valor.

Criar um diferencial

É importante entender o que o seu produto oferece que o da concorrência não consegue suprir. Observe suas características e seu significado, e com isso crie um argumento para vendê-lo.

Por exemplo, uma empresa de aluguel de notebook acompanha o mercado para identificar oportunidades de se destacar. Ela identifica atributos e ações de relacionamento que possibilitam criar o seu diferencial.

Investir em divulgação

A divulgação é essencial para levar a sua solução até o público, mas talvez as estratégias que esteja adotando agora não sejam suficientes, ou não estejam sendo colocadas em prática do jeito certo.

É importante se diferenciar da concorrência até mesmo nesse sentido, visto que a divulgação também vai impactar na experiência do cliente. Invista em estratégias que explorem maneiras diferentes de as pessoas conhecerem sua solução.

Conclusão

Por melhor que seja o seu produto ou serviço, ele só será um sucesso se por trás existir uma marca de valor. O consumidor moderno não compra apenas pelo preço, ele compra a marca também.

É por essa razão que hoje vemos tantos produtos, considerados caros pela maioria, sendo preferência. Mesmo que eles tenham um preço maior, o seu valor é incomparável e compensa o investimento.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o conceito de branding, sua importância e de que forma ele pode ser implantado pelo seu negócio. Sem dúvidas, você vai obter excelentes resultados ao gerir a sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind