O que são as empresas B2B e suas vantagens

B2B é um tipo de empresa que tem como cliente outra organização, não uma pessoa física. É importante entender como essa dinâmica funciona, visto que ela também se configura como uma expansão dos negócios B2C.

As vendas corporativas são mais lucrativas e compensadoras, sendo assim, evoluir para elas é sempre uma prova de crescimento.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de B2B, diferença entre ele e o B2C, como adotar esse modelo e quais são suas vantagens. Se você tem dúvidas, acompanhe o texto até o final.

O que é B2B?

B2B é uma sigla para “Business to Business”, ou seja, uma empresa que vende para outra. Esse tipo de negócio retém uma quantidade maior de clientes, maior número de transações e receita recorrente.

É um modelo que existe há muito tempo, mas que aprimorou suas estratégias e aumentou suas demandas aos poucos, com vistas a otimizar as vendas de uma empresa para outra.

Um exemplo de empresa B2B é uma fabricante de etiquetas para código de barras que vende esse produto para outras organizações, por exemplo, um fornecedor de alimentos ou qualquer outro que precise do produto.

Esta é a principal diferença entre ela e uma empresa B2C (Business to Client), que vende suas soluções para o cliente final, ou seja, uma pessoa física.

Como se tornar B2B?

Para ser uma empresa B2B, é preciso ter em mente que seu negócio passa a lidar com compradores profissionais, ou seja, pessoas que representam outras organizações. Sendo assim, é necessário conquistá-lo.

Em muitos casos, você pode lidar com um comprador que está sendo pressionado ou o próprio dono da empresa, o que torna a negociação mais complexa e detalhada.

Para atuar nesse ramo, uma empresa de locação de impressoras otimizou seu processo de vendas, visto que pelo fato de serem complexas, elas devem ser ágeis e evitar burocracias.

O melhor caminho para isso é oferecer várias opções de contato. E dentre os canais mais eficientes são:

  • E-mail;
  • Telefone;
  • Chat online;
  • Aplicativos de mensagem.

É imprescindível garantir um bom atendimento, independentemente de o contato ser com o comprador ou com os funcionários que usam seus produtos e serviços. É dessa forma que você estabelece um bom relacionamento com seu cliente e efetiva a venda.

Por fim, uma empresa de aluguel de notebook, por exemplo, também investe em boas estratégias de marketing digital, pois elas geram mais oportunidades, sendo mais eficientes e econômicas.

Um bom canal para nutrir seus leads B2B e oferecer conhecimento a ele é o LinkedIn, já que essa plataforma é voltada para o relacionamento entre organizações e profissionais.

Vantagens do mercado B2B

O mercado B2B tem vantagens exclusivas, como a estratégia de preços. São empresas com volumes mais significativos de produtos e serviços, então, ao invés de vender um produto, vai vender dezenas dele para um único comprador.

Os vendedores têm uma margem de negociação maior e sabem que ganharam por volume de vendas, e não a cada produto que venderem.

Devido ao processo de vendas ser mais longo e exigir alguns investimentos, algumas ferramentas e estratégias voltadas para o relacionamento diluem os gastos iniciais e compensam os custos.

Então, uma empresa de gestão de entregas, por exemplo, além de ganhar com vendas substanciais, vai compensar seus custos de captação ao longo do tempo.

As estratégias de relacionamento trazem novas oportunidades, visto que a companhia acompanha como o cliente evolui, e com isso se torna capaz de antecipar suas necessidades.

Isso gera um relacionamento prolongado que leva a receitas recorrentes para as empresas B2B. Isso acontece tanto por meio de contrato de prestação de serviço quanto pelas compras regulares.

Se o negócio usa uma ferramenta CRM para gerir seus clientes, passa a fazer propostas condizentes com as necessidades deles. Consequentemente, melhora o vínculo, traz mais satisfação e gera negócios.

Conclusão

As empresas B2B têm vantagens exclusivas por conta de seu alto volume de transações e receitas recorrentes. Mas seu sucesso não acontece da noite para o dia, é necessário saber implementar estratégias, principalmente de marketing digital.

É dessa forma que você estabelece um bom relacionamento com seus clientes e consegue oferecer soluções adequadas às suas necessidades.

Com isso, vai conquistar novas oportunidades de negócio e firmar parcerias duradouras que serão benéficas para o seu negócio, e que resolvam os problemas de outras companhias. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind