O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas para melhorar a classificação dos sites no Google. A estratégia deve ser pensada para cada tipo de negócio, isto é, levando em consideração as características dos empreendimentos B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer).
Afinal de contas, diferentes modelos de negócio demandam diferentes abordagens de SEO. Até porque há divergências em relação ao tipo de público, conteúdo e, até mesmo, os fatores de ranqueamento envolvidos na classificação.
Com a evolução do algoritmo do Google, é sabido que o buscador é capaz de identificar o tipo de negócio, bem como os interesses do público-alvo. Ou seja, o mecanismo verifica a semântica do conteúdo, além da intenção de busca do usuário.
Diante disso, o internauta que procura por uma consultoria aduaneira, que é um serviço prestado especialmente para indústrias e outros empreendimentos, tem intenções diferentes de um consumidor final de uma loja de roupas, por exemplo.
Segundo dados do próprio Google, sabe-se que os pesquisadores B2B fazem 12 buscas em média, antes de se engajar no site de uma marca específica. Tudo isso irá interferir no tipo de classificação e no modo como o Google fará a indexação do conteúdo específico.
No artigo de hoje, verifique as principais estratégias de SEO para modelos de negócio B2B. Acompanhe a leitura!
Quais são as características dos negócios B2B?
As empresas B2B têm como principal característica a venda para outros empreendimentos. Por isso, elas geralmente compreendem os negócios industriais ou prestadores de serviços corporativos, como empresas de saúde ocupacional.
Nesta modalidade, o funil de vendas existe, mas é preciso levar em consideração algumas nuances específicas do B2B. A principal delas é que o consumidor é altamente especializado e, por conta disso, exige conteúdos específicos, com informações precisas, relevantes e complexas.
Além do mais, nem sempre estamos lidando com uma decisão individual. Por exemplo, um comprador que procura um produto de comunicação visual letreiros precisa da aprovação dos gestores e administradores, antes de fechar negócio.
Por conta disso, é preciso alinhar os objetivos dos empreendimentos com as estratégias de SEO, para que a otimização seja extremamente assertiva, resultando na conversão e nutrição dos leads (potenciais clientes).
7 estratégias de SEO para os negócios B2B
As estratégias de SEO para empresas B2B exigem maior dedicação, justamente porque o processo de compra é mais complexo em relação aos outros tipos de negócios.
A seguir, confira algumas das iniciativas de otimização que podem ser aplicadas aos empreendimentos B2B.
1 – Produção de conteúdo de valor
Os mecanismos de busca priorizam os sites que entregam bons conteúdos e, especialmente nos negócios B2B, é necessário veicular materiais ainda mais informativos, completos e relevantes ao usuário.
A produção de conteúdo ajuda não só na geração de maior tráfego orgânico, mas também educa o público a respeito de um determinado produto ou serviço, estimulando a compra ou fazendo com que o lead evolua no funil de vendas.
Por exemplo, uma empresa que oferece mudança corporativa pode investir na elaboração de artigos, e-books e outros materiais completos a respeito do serviço prestado.
É importante ir além das informações básicas, mas também tratar dos diferenciais do seu negócio, características específicas, entre outros atributos que envolvem especificamente a sua empresa, para destacar o seu empreendimento da concorrência.
Vale dizer que muitos compradores já conhecem as principais características dos produtos e serviços, por esse motivo, é necessário oferecer informações ainda mais completas.
2 – Escolha das melhores palavras-chave
Um dos grandes segredos para uma estratégia SEO bem formulada é a escolha certa das palavras-chave. Afinal, esses termos que irão determinar a indexação das páginas, remetendo ao produto ou serviço prestado pela sua empresa.
Para os empreendimentos B2B, é interessante focar em palavras específicas e evitar termos muito amplos. Isso irá ajudar a melhorar a conversão, visto que o cliente compreende melhor o que quer, em relação aos consumidores B2C.
Sendo assim, ao tratar de um sistema de portaria inteligente, por exemplo, vale a pena focar em palavras-chave de cauda longa, como “controle de correspondência para condomínio”, “portaria eletrônica preço”, entre outros.
3 – Conheça a persona
A persona é a representação semi-fictícia do cliente ideal, com base nas características do público-alvo. Sendo assim, o conteúdo elaborado pode ser ainda mais direcionado, o que aumenta as chances de conversão.
Para isso, é necessário fazer uma pesquisa de público-alvo, para avaliar quais são as principais características da audiência. No caso dos negócios B2B, esses aspectos são:
- Localidade de atuação;
- Faixa de gestos;
- Média de compras;
- Preferências de segurança;
- Entre outros.
Quanto mais informações a respeito do público, mais direcionado será o seu conteúdo e, consequentemente, maiores as chances de conversão.
Para as empresas B2B, há diferentes personas envolvidas no processo de compra. Até porque não existe apenas um comprador, mas vários, como o diretor da empresa, o analista, os gestores, entre outros.
4 – Verifique a velocidade de carregamento da página
A experiência do usuário também conta muito para os negócios B2B. É necessário oferecer uma boa velocidade de carregamento da página, já que os compradores tendem a abandonar a jornada de compra, quando percebem lentidão no sistema.
A falta de usabilidade também prejudica o SEO, pois o próprio Google considera esse fator como parte do ranqueamento.
Fora isso, é importante considerar que os clientes não sentem tanto confiança em um site de carregamento ruim.
Por exemplo, ao entrar em uma página de uma empresa de portaria virtual SP, a audiência quer se deparar com uma plataforma altamente tecnológica, pois isso representa o quão profissional o negócio pode ser.
E-book – Tudo sobre Automação de Marketing
E-book – Tudo sobre Automação de Marketing
Mais Informações
Por esse motivo, é importante verificar com cuidado a arquitetura da página, escolher bem o tipo de conteúdo e priorizar imagens de tamanhos menores, mas sem perder a qualidade.
5 – Invista em link building
O link building é uma das principais estratégias de ranqueamento do Google. De modo geral, a intenção é construir uma rede de links em uma página, para redirecionar o tráfego e fortalecer a autoridade do site.
Essas menções podem ser internas ou externas. Mas quando se trata de uma estratégia bem formulada de link building, o foco é principalmente nos backlinks externos, ou seja, citações da sua página em outros sites.
Por exemplo, quando o seu site de controle de acesso de pessoas é citado por um portal de notícias, automaticamente o Google já avalia melhor a página, pois ele entende que aquele conteúdo é relevante e interessante para a audiência.
Os links mostram ao Google a popularidade e autoridade do seu site no mercado. Por isso, quanto mais backlinks a empresa recebe, de páginas confiáveis, mais o seu negócio se estabelece no ambiente digital.
No entanto, não vale “forçar a barra” e sair por aí pedindo links aleatoriamente. Como o SEO tem como prioridade a experiência do usuário, é preciso focar na melhor leiturabilidade, oferecendo menções realmente interessantes ao público.
6 – Chame convidados para guest posts
Os guest posts são os famosos “artigos de convidados”, ou seja, quando a sua empresa chama um especialista no assunto para produzir ou elaborar algum conteúdo.
Essa estratégia é muito importante para os empreendimentos B2B, pois ela ajuda na criação de materiais ainda mais assertivos, técnicos e com alto nível de especialidade, o que é primordial para influenciar na decisão de compra.
Nesse sentido, quando um profissional de soluções em gestão compartilha um artigo da sua página, o Google já tende a avaliar aquele conteúdo com mais destaque e, como consequência, melhora a classificação.
7 – Tenha um site responsivo
A responsividade é um fator de ranqueamento importante para o Google. Por isso, ele é válido não só para os negócios B2B, mas também para todos os tipos de empreendimentos.
De maneira geral, considera-se a responsividade como a capacidade de navegar em todos os tipos de telas, não só em desktops. Dessa forma, é possível ter acesso ao site em tablets, celulares e smartphones.
Em conjunto a isso, vale a pena investir em uma arquitetura segura, criptografada, para que os clientes se sintam seguros na hora de fechar uma compra com o seu negócio.
Conclusão
A otimização para os mecanismos de busca, SEO, é uma estratégia fundamental para todos os tipos de negócios no ambiente online.
A intenção é melhorar o ranqueamento da página no Google, mas os resultados são inúmeros: aumento do tráfego orgânico, maior geração de leads e das chances de compras.
Para os empreendimentos B2B, é preciso focar em algumas técnicas mais específicas, até porque o público é diferente dos estabelecimentos com venda para o consumidor final.
Entretanto, com uma abordagem bem planejada, é possível conquistar cada vez mais autoridade e reconhecimento na internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.