Definitivamente, um dos maiores desafios para as empresas que possuem presença online (e-commerce, site institucional, redes sociais) é criar conteúdos que agreguem valor, sejam realmente interessantes e, é claro, atraiam o seu público-alvo, conquistando, convertendo e fidelizando clientes.
Uma das melhores estratégias para alcançar essas metas é a utilização do marketing de conteúdo. O motivo? Ele é capaz de influenciar na decisão de compra e contratação, normalmente, sem precisar fazer propaganda direta do seu negócio.
Além disso, o marketing de conteúdo permite a criação de um canal totalmente orgânico, que pode gerar uma quantidade grande de leads e o aumento natural das vendas. A explicação para esses resultados é simples: seus clientes podem imaginar que, por receberem conteúdos gratuitos tão importantes e completos, os seus produtos ou serviços pagos, serão ainda melhores.
Portanto, se você quer entender como o marketing de conteúdo pode ser utilizado para alcançar um número cada vez maior de consumidores, basta ler este artigo até o final!
O que é marketing de conteúdo?
Como o próprio nome sugere, marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que foca na produção e distribuição de conteúdos inovadores e relevantes, sempre de olho em um público em questão.
Mas se você pensa que tais conteúdos são criados apenas para ocuparem espaço, sendo desenvolvidos em minutos e sem nenhuma estratégia, está enganado! Na verdade, todo o material produzido é pensado com antecedência e segue um ritmo de publicação constante.
Um dos principais segredos do sucesso do marketing de conteúdo é que ele é elaborado sempre com uma “persona” em mente, ou seja, com o perfil do cliente preestabelecido. Assim, é ainda mais fácil garantir que o até então leitor, se torne consumidor do produto ou serviço ofertado pela empresa.
Uma das provas da importância de tal estratégia, são os dados divulgados pela PQ Media, uma das maiores organizações do mundo no setor de pesquisas ligadas à mídia, entretenimento e tecnologia, sediada em Stamford, nos Estados Unidos.
No estudo chamado Global Content Marketing Forecast (Previsão de Marketing de Conteúdo Global), divulgado em 2017 (englobando o período de cinco anos, ou seja, com previsões de mercado até 2021) foi observado que:
- A receita global de marketing de conteúdo cresceu 14% no ano de 2017, com um aumento esperado de cerca de dois dígitos anualmente, até 2021;
- O conteúdo direcionado para usuários finais empresariais representou 52% de toda a receita global do setor;
- O conteúdo voltado para o consumidor cresceu a uma taxa de 15% no mesmo período;
- O Brasil, embora não apareça no ranking dos cinco maiores investidores em marketing de conteúdo do mundo, consta como o segundo país com previsão de maior crescimento na área, atrás apenas da Coreia do Sul.
A versão atualizada do estudo, com previsões para 2024, já está disponível para alguns assinantes e poderá ser acessada pelo público geral em breve.
Quais as principais vantagens do marketing de conteúdo?
Quando tal ferramenta de marketing é aplicada de forma satisfatória, é possível gerar conteúdos (posts, vídeos, e-books e infográficos) com os temas mais procurados pelo seu público-alvo, o que resulta em:
- Tráfego qualificado para o seu site;
- Melhor posicionamento orgânico nos buscadores;
- Geração de leads;
- Fidelização de consumidores;
- Recomendações por parte dos clientes;
- Ganho de credibilidade.
Para que as vantagens citadas acima fiquem evidentes, é preciso, logicamente, que a sua estratégia de marketing de conteúdo esteja perfeitamente alinhada com os objetivos definidos para o seu negócio como um todo.
Como atrair clientes utilizando o marketing de conteúdo?
Depois de entender melhor sobre o assunto e descobrir suas vantagens, chegou o momento de colocar o marketing de conteúdo em prática. Mas por onde começar? O primeiro passo, sem dúvidas, é contratar uma agência especializada para lhe ajudar a tirar essa estratégia do papel.
Com o auxílio de profissionais da área é feita uma investigação sobre o seu público-alvo, suas características, gostos e tópicos de interesse. Em seguida, é feito um planejamento estratégico, indicando quais conteúdos serão produzidos e como você irá transmiti-los aos seus clientes em potencial.
Planejamento em mãos? Então, é hora de “desenhar” como os seus conteúdos serão na prática. Neste momento, você deve decidir qual é a melhor combinação para que eles se tornem ainda mais atrativos como, por exemplo, unir imagem e texto, e-books e infográficos, e assim por diante.
É claro, cada canal de comunicação exige um conteúdo específico, o que não pode, de maneira alguma, ser ignorado.
Alguns pontos que devem ser levados em consideração durante esse processo são:
1. Qualidade
A qualidade do conteúdo faz toda a diferença no resultado alcançado. Por isso, invista em materiais de valor, já que eles serão um atrativo tanto para atuais quanto para novos clientes.
Além disso, um conteúdo de qualidade também pode deixar claro quem você é e o quão respeitável é a sua empresa. O objetivo é tornar-se referência, assim, as pessoas irão recorrer a você sempre que precisarem de um produto ou serviço da sua especialidade.
2. Identidade
Também é indispensável que o seu público-alvo saiba que existe alguém por trás da tela, com sentimentos, emoções e personalidade. Para isso, escolha um tom que esteja diretamente ligado ao seu segmento, seja ele informal ou formal, e permaneça nele.
Coerência não é uma escolha, é uma necessidade quando o assunto é marketing de conteúdo!
3. Interação
Interagir com o seu público é fundamental. Logo, os comentários devem ser respondidos sempre que possível e a opinião de seus clientes deve ser levada em consideração, principalmente para entender o que eles esperam da empresa (isso lhe ajudará a produzir conteúdos mais certeiros).
4. Presença
Você não precisa estar em todas as plataformas, mas, em todas em que estiver, seu conteúdo deve ser de qualidade. Na dúvida, escolha três ou quatro meios de comunicação com o seu público-alvo, como blog, Instagram e YouTube, por exemplo.
Lembre-se que, acima de tudo, o marketing de conteúdo é feito para pessoas. Assim, não tente vender o seu produto ou serviço a todo custo. Seja sutil, gere desejo por parte dos consumidores e agregue valor à marca.
Agora que você já sabe a importância do marketing de conteúdo para o seu negócio, que tal tirar essa estratégia do papel e colocá-la em prática? Então, entre em contato conosco agora mesmo, agende uma reunião e descubra como a ShiftMind pode lhe ajudar a conquistar ainda mais clientes!