Fazer a gestão de mídias sociais é essencial para qualquer negócio. Afinal, esse ativo atua como uma ferramenta de divulgação e também de atendimento. Logo, fazer a gestão eficiente é importante para praticamente qualquer empresa.
Porém, não é fácil fazer essa gestão. A mídia social demanda uma grande velocidade, ao mesmo tempo que uma resposta mal dada pode fazer muito mal para as marcas. Portanto, confira 4 dicas sobre gestão de mídias sociais que podem ajudar a otimizar as redes da sua empresa.
1. Crie um manual de boas práticas
Como a agilidade nas respostas é um dos principais pilares da gestão de mídias sociais, ter um manual de boas práticas é uma ótima dica. Isso ajuda a pessoa que for responsável pelo atendimento a lidar com as questões mais simples e mais rapidamente.
Além disso, o documento também serve como o manual de tom da marca. Se houver mais de uma pessoa respondendo, essa é uma forma de garantir que ambos consigam passar a imagem da empresa.
2. Empodere os colaboradores para responderem por conta própria
Alguns dos melhores momentos nas redes sociais são quando as marcas respondem no improviso e agem como pessoas. Para fazer isso, é preciso empoderar a equipe, ou você mesmo, se você lidar com as redes sociais da empresa.
É claro que é preciso ter um bom senso e manter a linha, mas as redes sociais são um ambiente naturalmente menos formal. Aproveite para agir assim como marca, permitindo mais criatividade nas respostas.
3. Planeje bem o conteúdo e tenha uma certa cadência de postagens
Uma dúvida de muitas pessoas é com qual frequência publicar nas redes. É uma resposta difícil, pois depende muito do tipo de rede, da capacidade de produção e, mais importante, da recepção do conteúdo por parte do público.
Existem alguns pontos importantes a pensar nesse sentido. Em média, a produção varia de uma vez por dia até três vezes por dia. Mas, nada impede uma empresa de ter uma frequência maior, ou menor, e ainda ter sucesso.
O mais importante é que cada conteúdo publicado nas redes seja valioso de alguma forma. Isso pode significar ser emocionante, ser engraçado, trazer alguma informação importante ou qualquer outro tipo de valor.
É ideal testar diferentes estratégias e ver qual é a que o seu público reage melhor. Por exemplo, mais de um post por dia pode levar a um menor engajamento após o primeiro, pois o público cansa da sua marca. Você só sabe isso se testar.
4. Use as redes sociais como fonte de insights
Uma enorme vantagem das redes sociais é que elas podem ser usadas como fonte de insights e informações sobre a sua empresa. Monitorar o que o público diz pode ser uma forma de ter novas ideias.
Elas podem funcionar como um termômetro da sua empresa. Ou seja, é possível ter uma ideia geral se o público está gostando do serviço ou produto, além de coletar informações de como melhorar.
Empresas gastam muito dinheiro com pesquisas de mercado e, nas redes sociais, eles têm essa informação de graça e de pessoas que gostam da marca.
Gostou das dicas? Quer melhorar sua gestão de mídias sociais? Então, entre em contato com a ShiftMind e tire o máximo que puder das redes sociais!